Ir para conteúdo

Foto

Treo 680: Correção Definitiva de Sinal E Travamentos / By BBK

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

Cheskys

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.685 posts

Postado 21 Out 2008 - 10:34

Este tutorial foi feito por BIMBINHO CARIOCA e está hospedado originalmente no Forum PDA Brasil -

Segue abaixo a integra do texto:

ATENÇÃO! NÃO INDICO À NINGUÉM QUE FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO! FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

Todos o texto abaixo pode ser copiado livremente, desde que mantenha a fonte de onde foi retirado!

Boa tarde à todos.

Eu tinha planejado preparar durante o final de semana mas decidi adiantar tudo. Então, segue o tutorial completo para correção dos problemas de sinal e; conseqüentemente, da lentidão excessiva e travamentos que ocorrem no Treo 680!

Antes de qualquer coisa, quero agradecer para verdadeiro responsável por esta solução, conhecido como ocosta, foi quem me abriu os olhos para fonte e subseqüente solução.

Ele me contatou via MP e perguntou o porque de o Treo dele, que não resetava, travava e nem perdia o sinal com a ROM 1.04 ROW passou à ficar tão problemático, apresentando justamente estas questões após o update para 1.12 ROW. Estranhei; pois achei que ele podia ter utilizado antes de a VIVO atuar ativamente, mas passei para ele uma versão regressiva da ROM, com todos os riscos. Pensei que não resolveria em nada...

Eis que ele me procura aproximadamente uma semana depois, comunicando que todos os problemas SE FORAM! E eu estranhei mais ainda!! Decidi fazer um downgrade de ROM, mas não queria abandonar a versão atual, então pensei em fazer uma ROM personalizada, mudando todos os arquivos do telefone, sem nenhuma garantia de que o Treo iria sequer ligar depois. E só tem UM porém... diferente do Treo 650, o Treo 680 não tem o tal do Bootloader; ou seja, se houver qualquer erro na ROM, perde-se o aparelho ou um $ para a Palm.

Mas a possibilidade de reparo (e a curiosidade!) parecia fazer compensar todo o risco! Quando estava para começar à decriptar a versão antiga da ROM, me veio um pensamento (vulgo 'insight')... eu posso tentar atualizar somente o firmware, ao invés da ROM como um todo. Meio insano, mas não é muito à se perder.

Pois bem, segui todo o procedimento que vou descrever mais abaixo.

Segue um resumo do problema, que listei em Treo 680 - Lista de Bugs e Algumas Correções - By BBK!:

BBK escreveu:

- Lentidão: Luta Entre o Sistema E O Aplicativo Telefone.

Acredito que em uma tentativa de melhorar o consumo de energia, a Palm decidiu deixar o gerenciamento do telefone dependente do processador, mas o resultado foi justamente o contrário; ou seja na falta de sinal ou em caso de sinal fraco, o telefone sobrecarrega o processador e o dispositivo trava.

Isto é ainda pior aqui no Brasil, pois temos o agravante de a Vivo trabalhar com o GSM em uma freqüência diferente das outras operadoras. O resultado é que; quando o sinal GSM das outras oscilam um mínimo, o equipamento encontra a rede da Vivo primeiro e; como não autentica, fica quase travado até conseguir reestabelecer sua freqüência.

Este problema é minimizado para os usuários da Vivo, mas ainda ocorre, pois a rede GSM dela ainda não está totalmente estabelecida.

Outro problema é que o comando #*1800# não mais configura o Treo para utilizar a rede 1800 Mhz manualmente; ou seja, é necessário que seja feito todo o procedimento manualmente; muito demorado, diga-se de passagem.

Bem, este é; sem a menor sombra de dúvida, o maior defeito do Treo 680. Sem ele, comparo o equipamento ao Treo 650, sem nenhum receio.

Apenas à título de curiosidade, estou com ele há 07 dias e sem nenhum problema de sinal ou travamento (Exceto TELA AZULADA, mas foi uma conseqüencia do PXAClocker funcionando à 624 Mhz).

Todo o problema ocorreu porque a Palm; não faço a mínima idéia do porquê, alterou o firmware nas atualizações. O problema é a primeira versão (1.04) funcionou perfeitamente bem, mas as outras (acho que à partir da 1.09) passaram à ter problemas com interferências. A Palm US fez o papel dela, mas este bando de incompetentes da Palm BR não fizeram sua lição de casa, que era testar e avisar a matriz do problema.

Assim eu consegui entender o porque da Palm US não conseguir identificar o porque deste problema, apesar de minhas solicitações à eles.

ATENÇÃO! REPETINDO: NÃO INDICO À NINGUÉM QUE FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO! FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

O procedimento para a resolução do problema exige as seguintes ferramentas:

Palm Treo 680 Update, de acordo com seu Treo. (Eu sugiro a Unlocked 1.12)

Treo 680 104 ROW GSM Firmware Updater

Resco Explorer, ou equivalente.

Card Export II, ou equivalente.

NvBackup, Backupman, ou equivalente.

Não vou abordar o funcionamento de cada uma destas ferramentas porque; se não souber utilizá-los, sugiro que não tente fazê-lo, pois a possibilidade de perder seu equipamento é muito grande. Somente as sugeri por apresentarem versões gratuitas de teste, as quais podem ser usadas para este tutorial sem problemas.

Plugue seu Treo no carregador DE PAREDE ( não via USB ) e TENHA CERTEZA DE QUE ELE FICARÁ LIGADO À TOMADA ATÉ O FINAL DE TODO O PROCESSO!!!!

Tenha certeza absoluta de que a bateria de seu Treo está completamente carregada e; somente à partir deste momento, continue o processo;

Utilize o nvBackup (ou equivalente) e faça um backup de todo o conteúdo da memória RAM para o cartão de memória.

Inicialmente, instale o Card Export II (ou o equivalente) e o Resco Explorer (ou o equivalente) no Cartão, de modo que ele apareça na categoria Cartão na área de trabalho (alto da tela inicial).

Utilizando o Card Export II, copie o arquivo Treo 680 104 GSM Firmware Updater.zip do seu PC para seu cartão de memória.

Faça a instalação da atualização mais recente, de acordo com a versão de seu Treo. Não vou entrar em detalhes, pois existem milhares de detalhes sobre esta fase.

Após a atualização, NÃO restaure seu backup ainda;

Faça um HARD RESET em seu Treo e; após todo o processo, vá na categoria Cartão e abra o Resco Explorer;

Navegue até o cartão e entre no arquivo zipado. No interior, deverão constar os arquivos:

=> GSMFirmwareFlasher.pdb;

=> GSMFirmwareParamInd.pdb;

=> GSMFirmwarePatch.pdb;

=> GSMFirmwareStackRel.pdb;

=> GSMFirmwareUpdater.prc;

=> GSMFirmwareUpdater_enUS.prc.

Copie todos os seis arquivos para a memória RAM e volte para a área de trabalho, acessando a categoria Todos (All);

Execute o programa GSMFirmwareUpdater e; na tela que aparecerá, clique no grande botão do meio. Aguarde até a atualização ser concluída e faça um SOFT RESET, seguindo de um HARD RESET;

Inicialmente, o Treo NÃO encontrará a rede (exceto; talvez, a VIVO), mas bastará que seja feita a busca manual uma única vez e ele a encontrará.

ATENÇÃO: NOVO PROCEDIMENTO AO FINAL DA ATUALIZAÇÃO:

Após ele encontrar a rede, DESLIGUE A FUNÇÃO CELULAR (pressionando e mantendo pressionado o botão vermelho) e depois RELIGUE-A NOVAMENTE. Basta aguardar para que ele localize novamente a rede e nunca mais deixe de localizá-la!!

Obs: À partir deste ponto; à menos que se faça um Hard Reset, ele conseguirá conectar às redes GSM 1800 Mhz rapidamente e não sofrerá mais com o travamento devido à perda de sinal. Mesmo que não haja sinal algum, o PalmOS ignorará completamente a função telefone.

Restaure seu backup ou (caso deseje) instale tudo novamente. Isto fica à sua escolha.

Se tudo seguir corretamente, seu Treo deverá mostrar o firmware MW01.50, enquanto o firmware da versão 1.12; por exemplo, é 1.91.

A sugestão de fazer um upgrade completo antes de aplicar o firmware é para que se aumente o valor do Carrier DB. Por exemplo, se estiver com uma ROM da versão 1.05, seu Carrier DB ficará em 479, enquanto a versão 1.12 tem o Carrier DB em 549.

Ah, sim... à partir daqui, pode desconectar seu carregador do Treo.

Abraços.. à todos e tenham um bom final de semana!

Antes de postar pesquise, sua dúvida pode já ter sido respondida
[SIGPIC][/SIGPIC]

ftsouza

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 28 posts

Postado 23 Out 2008 - 13:20

Ja fiz e recomendo! Meu treo 680 nao trava mais qdo eu perco o sinal!

mlsanders

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 01 Nov 2008 - 12:16

Perfeito!! Fiz e foi um sucesso!!

O meu muito obrigado a BBk. Este era o meu maior problema com o treo 680. toda vez que perdia o sinal travava. Agora é só alegria. O BBk deveria ser contratado pela PalmBr.

Recomendo a todos.

jesusmendes

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 08 Nov 2008 - 09:38

Muito obrigado por me aceitar .

Jesus Mendes Portales

massacrestudio

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 14 posts

Postado 23 Nov 2008 - 18:39

Tenho um Treo 680, Firmware MW01.70, Software-1.07-LAT da Tim, ele reconhece o chip Tim só que na hora de fazer o registro aparece a seguinte mensagem de erro "Impossível fazer o registro com a rede selecionada". Se eu fazer o procedimento acima consigo resolver este problema. Alguém sabe me informar que problema é esse

Cheskys

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.685 posts

Postado 24 Nov 2008 - 13:48

Tenho um Treo 680, Firmware MW01.70, Software-1.07-LAT da Tim, ele reconhece o chip Tim só que na hora de fazer o registro aparece a seguinte mensagem de erro "Impossível fazer o registro com a rede selecionada". Se eu fazer o procedimento acima consigo resolver este problema. Alguém sabe me informar que problema é esse

Pelo que eu entendi o seu Trao não está reconhecendo a rede TIM, reconhece o chip, mas a rede não.

Eu acho que primeiramente você deve entrar em contato co a TIM para saber o porque deste problema, vá em uma loja e peça para eles fazerem o teste do seu chip em outro celular.

Caso o seu chip funcione em outro celular e não funciona no seu Treo, tente o procedimento acima que aumenta o sinal, mas leia atentamente o tutorial, pois é complexo e se você tiver alguma dúvid, não faça pois pode realmente danificar o equipamento.

Se não funcionar, aconselho a levar em uma assistencia técnica pois você pode estar com problema de hardware e seja necessário alguma troca de peça.

[SIGPIC][/SIGPIC]

jovas27

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 29 Nov 2008 - 16:45

Isso só funciona com o treo 680? Tenho um 650 que tá uma porcaria, travando e perdendo sinal constantimente.

Cheskys

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.685 posts

Postado 29 Nov 2008 - 16:48

Isso só funciona com o treo 680? Tenho um 650 que tá uma porcaria, travando e perdendo sinal constantimente.

Sim é especialmente desenvolvido para 680, NÃO vai funcionar com o seu.

[SIGPIC][/SIGPIC]

piatti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 17 Jun 2009 - 14:31

ok pessoal, acabei de fazer todos os procedimentos, segui todos os passos, só faltar ver se deu tudo certo...dps que eu ver posto pra vcs o resultado...vlw a todos os envolvidos nesse tuto:legal

jlcgomescv

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 16 Jul 2009 - 13:16

Depois de fazer esse processo, meu palm só fica reiniciando. O que fazer?

Cheskys

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.685 posts

Postado 16 Jul 2009 - 16:09

Faz um Hard Reset, se não funcionar dê uma ligada para a palm que eles te ajudam lá

4003-7256

[SIGPIC][/SIGPIC]

a-rogerio

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 20 Jul 2009 - 18:08

Fiz e deu tudo certo,muito obrigado a todos!!!!!

dududutra

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 06 Out 2009 - 17:15

Estou com um problema!!! Fiz os procedimentos e blz, ficou como a dica mostra com o firmware MW01.50, Software: Treo 680-2.12-row; com carrier DB: 561, porém não consigo configurar a rede manualmente no meu treo 680 e ele ainda apresenta sem sinal. Alguem pode me ajudar?

Cheskys

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.685 posts

Postado 06 Out 2009 - 21:58

Manualmente você consegue configurar a rede? o problema é só no automático?

[SIGPIC][/SIGPIC]

dududutra

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 07 Out 2009 - 11:49

Eu digito o comando #*1800* e nada acontece. Entro em opções Selecionar rede e coloco pra buscar e nada acontece tbm... ele busca e logo após aparece "Sem Serviço".

Cheskys

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.685 posts

Postado 07 Out 2009 - 12:03

Antes de entrar em contato com a PALM, tente refazer o processo, dê um Hard Reset refaça o processo desde o início, se assim mesmo não funcionar, então entre em contato com a Palm (4003-7256 - eles estão cobrando) ou pelo site tem um chat direto e não é cobrado.

[SIGPIC][/SIGPIC]

dududutra

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 07 Out 2009 - 19:39

refiz o processo e mesmo assim nada... bom.. vou entrar em contato com a Palm, deve ser algum problema no aparelho... muito obrigado