Ir para conteúdo



Foto

Palm Treo 500v


  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1

Brunohc

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.370 posts

Postado 03 Dez 2008 - 13:04





Teste ao Palm Treo 500v

Os smartphones com sistema operativo Windows Mobile Standard estão a começar a ter expressão no mercado português, muito por culpa das operadoras móveis e dos preços cada vez mais interessantes a que são disponibilizados, bem como à descida de preços de acesso à internet.



A Vodafone e a Palm são os grandes responsáveis por esta tendência ao disponibilizar o Treo 500v com serviços de E-mail móvel por apenas 200,00€ +IVA com a activação do serviço de E-mail móvel.



O que torna este equipamento tão especial é sem dúvida a sua qualidade de construção, o facto de ser um equipamento 3G, e o novo Interface gráfico melhorado que facilita a navegação e a torna muito agradável como poderemos ver.








Dentro da caixa





  • Palm® Treo™ 500 smartphone
  • Bateria de 1200Mha
  • Carregador
  • Cabo USB
  • Auriculares Stereo
  • Manuais e CDs



Especificações









  • Windows Mobile® 6 Standard
  • Ecrã: 320x240-pixeis TFT, suporta ate 65000 cores
  • Radio GSM/GPRS/UMTS radio
  • GSM bands: 900/1800/1900
  • UMTS bands: 2100
  • Bluetooth® Wireless Technology Version: 2.0 + EDR
  • Memória: 256MB ROM (150MB disponíveis ao utilizador)
  • Câmara: 2.0 megapixels com zoom digital 2x
  • Bateria: 1200mAh, de iões de lítio
  • Expansão: cartão microSD
  • Ligação: mini USB
  • Dimensões: 16.5mm x 61.5mm x 110mm
  • Peso: 120 gramas

O Design deste Treo é simples, muito interessante e atractivo.



É um equipamento notoriamente leve, fino e não muito largo, o que o torna muito prático e fácil de usar.



A Palm disponibiliza duas versões, uma com a cor branco como predominante e a aqui testada com um cinzento-escuro e frisos prateados.



O conjunto de teclas de navegação e atalhos encontram-se bem posicionadas, bem como o teclado QWERTY completo é muito útil, notando-se no entanto alguma rigidez quando pressionadas as teclas do mesmo.








De lado existem poucos botões, sendo que apenas o lado esquerdo do equipamento possui os já clássicos botões de subir/baixar o volume e um botão adicional que serve como atalho para o Internet Explorer.

Em cima está colocado o botão de ligar/desligar o equipamento, sendo que na zona inferior do equipamento estão a entrada para os auscultadores e a porta mini-usb.










Processador

O processador deste Palm é um Intel XScale PXA270 a 312Mhz, que se agradecem e tornam o equipamento mais rápido e as animações dos menus fluidas na maior parte das vezes. Não sendo no entanto difícil ver alguns atrasos de apresentação de ecrãs e alguma lentidão pontual no interface mas que em nada retira a usabilidade do mesmo.




Memória / Armazenamento

A generosa memória de 250MB de ROM dos quais 150 estão disponíveis ao utilizador, são também muito bem vindos, e nota-se aqui um acompanhamento da Palm no aumento dos standards em termos de memória para equipamentos Windows Mobile.







Para correr programas temos à nossa disposição os 64MB normais na maior parte de equipamentos desta plataforma. Podia ser um pouco mais, dado que por vezes se torna necessário fechar algumas aplicações para que o equipamento fique mais rápido.



Na parte da expansão de memória, infelizmente a Palm escolheu a opção que acho menos confortável para o utilizador, que é o facto de se ter que retirar a capa e a bateria para se trocar de cartão de memória visto a slot para Micro SD do Treo 500v estar situada no compartimento da bateria mesmo ao lado dom SIM.




Ecrã

O ecrã é de grande qualidade e com uma definição de 240 por 320 pixeis a 65000 cores. O contraste e qualidade das cores é notório, notando-se que se tornam mais vivos os vermelhos, verdes, os azuis e mesmo o branco.








É de excelente dimensão e tem uma luminosidade incrível.



Um pormenor importante que a Palm incluiu aqui foi a possibilidade do utilizador poder controlar a luminosidade do ecrã tal como acontece no Windows Mobile Professional. Algo que vejo com muito bons olhos pois sou do tipo de utilizadores que gosta de controlar todas as opções e experimentar qual o melhor grau de luminosidade que me faz ganhar mais tempo de bateria sem tirar visibilidade ao ecrã.








Bateria

A bateria de 1200Mha serve o seu propósito, no entanto estou já habituado a caso tenha um terminal onde utilizo 3G de forma constante ao longo do dia, que esta não dure mais do que dois dias.







No caso deste Palm não é excepção, no entanto se eu forçar a utilização do GPRS com a luminosidade do ecrã no mínimo já consigo ganhar mais um dia e meio de bateria.







Naturalmente que num cenário de utilização normal e não tão intensivo este valores sejam diferentes e mais parecidos ao reportado pelo fabricante.



Coluna / Vibração / Auriculares

A coluna tem uma excelente qualidade de graves, não tendo no entanto muita potência, tal como a opção de vibração que é um pouco tímida.



Bem vindos são os auscultadores que apesar de serem simples e pouco atractivos têm uma qualidade de som considerável.





#2

Brunohc

    Membro Platinum PluS

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.370 posts

Postado 03 Dez 2008 - 13:07

Re: [Review] Palm Treo 500v

Teclado





O teclado é um dos pontos apelativos deste equipamento, visto que permite uma introdução de dados rápida e escrita facilitada.



As teclas e seu distanciamento são suficientes se utilizarmos a ponta do dedo e parte da unha, sobretudo a unha. O feedback é no entanto um pouco duro, mesmo quando em comparação com outros modelos como o Treo 750v, o Samsung i780 ou o Motorola Q9.



Mais uma vez o utilizador dispõe de uma tecla de função que permite utilizar os números e outros símbolos inscritos nas teclas em segundo plano, uma tecla de Shift para alternar entre minúsculas e maiúsculas. Existe ainda a tecla ALT que permite aceder a um menu muito completo de símbolos e letras menos comuns.




Câmara


A câmara tem a qualidade a esperar de uma câmara de 2.0 MP, no entanto é nas cores que a mesma se destaca, mostrando maior vivacidade de cores do que câmaras de 2.0MP de equipamentos concorrentes.



Apesar de ser um equipamento 3G não está virado para a função de vídeo chamada, não apresentando como tal câmara para esta função.



De notar que a qualidade da câmara no escuro é muito boa mesmo sem flash como podem ver pelas tiradas pela câmara que aqui deixo. Deixo ainda uma imagem da pré-visualização das fotos no interface novo do Treo 500v.




Redução da imagem: 45% do seu tamanho original [ 1600 x 1200 ]





Redução da imagem: 45% do seu tamanho original [ 1600 x 1200 ]





Redução da imagem: 45% do seu tamanho original [ 1600 x 1200 ]





Redução da imagem: 45% do seu tamanho original [ 1600 x 1200 ]









Conectividade


Na parte da conectividade este Treo não tem grandes segredos, possibilitando apenas ligações Bluetooth ou através da operadora móvel sendo um equipamento quadri-banda que funciona em três bandas GSM para além da banda 2100MHz ou seja UMTS.










Software:


O pacote de software que vem com este equipamento é algo limitado, fruto do preço acessível do equipamento, mas que incluí o sempre útil Office Mobile para edição de documentos Word e Excel, o que se tivermos em conta que nem todos os modelos com Windows Mobile Standard trazem, é sem dúvida um ponto a favor.








Para além disto, note-se a inclusão do Mobile TV da Vodafone, bem como o acesso directo a partir do ecrã principal ao portal Vodafone Live.








Acessórios


Em termos de acessórios o Treo está limitado ao imprescindível apenas. São no entanto bem-vindos, para quem viaja muito, os vários adaptadores de corrente que vêm incluídos. Para além disso temos os auscultadores e nada mais.










Interface:


O interface de utilizador que este equipamento apresenta é uma enorme novidade, dado que este é o primeiro equipamento Windows Mobile Standard com menus simplificados e totalmente animados.



Esta situação espelha a evolução futura da plataforma no sentido de simplificar a utilização do equipamento e das suas funcionalidades de forma a torna-lo mais fácil e universal. Esta situação começa a levar os equipamentos WM Standard para a área dos Smartphones Symbian e em particular põem este tipo de equipamentos em concorrência directa com os Nokia, lideres no mercado de consumo.



Como já se sabe a Microsoft apontou baterias no mercado de consumo o qual começou já a atacar, e apesar de este equipamento estar à venda para profissionais, é uma excelente proposta para o utilizador de consumo que prova esta mudança.



Dado que ainda se trata de uma primeira abordagem, naturalmente tem os seus defeitos, mas está cheio de virtudes e sobretudo está muito fácil de utilizar e agrada ao olho.



Dispomos assim de dois menus: um menu rápido e animado que dá acesso às principais funcionalidades como contas de e-mail, aos programas recentemente utilizados , ou ao perfil de som.



Dou por mim no entanto a aceder mais vezes ao “Menu Principal” também ele com um aspecto melhorado e com animações.



Uma das funcionalidades que gostei neste primeiro menu foi o facto de poder ter uma pré-visualização das fotos que tiro com a câmara.



Ao passo que no menu “Iniciar” apenas tenho acesso às aplicações recentes, se quiser abrir outra aplicação sou forçado a ir ao “Menu Principal”, dai que acho desnecessário a inclusão deste segundo menu quando tudo poderia ter ficado tão bem no menu “Iniciar”.



Tirando este pequeno detalhe, o interface está muito bom com uma animação suave e intuitiva.



No que toca à linguagem do sistema operativo/interface, e como se sabe, o Windows Mobile Smartphone permite mudar facilmente de língua sem a necessidade de instalação de uma ROM, nem perda de garantia. Neste Treo estão disponíveis 9 línguas, incluindo Português, Inglês, Grego, Francês e Italiano.








Para além dos menus personalizados, nota-se logo à primeira vista a predominância do branco nas barras superior e inferior, o que altera todo a identidade do sistema operativo Windows Mobile e por vezes nos deixa confusos pois mais parece que estamos num Palm...








Incluo um vídeo que ilustra bem como se comportam estes menus.



Conclusão


O Palm Treo 500v juntou 3 gigantes do universo das telecomunicações mundiais (a Palm, a Microsoft e a Vodafone), o que resultou num equipamento muito acessível e fácil de utilizar e que se trata de uma excelente proposta quer para o mercado empresarial quer para o particular dado as suas funcionalidades e características.

Apesar de não ser um equipamento de sonho nem uma máquina extremamente performante, o Treo 500v faz o seu trabalho sem problemas e com estilo.