Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] O que é o “Product Code” e como alterar ?

• Por favor, faça o login para responder
336 respostas neste tópico

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 24 Jan 2009 - 15:58

Pessoal,

Estou criando este tutorial pois muita gente ainda tem dúvidas sobre esse assunto.

O que é o Product Code ?

O que chamamos de Product Code, é um digito de 6 algarismos numéricos, que serve para identificar um aparelho em termos de idioma, país e/ou operadora. Normalmente, ele vem impresso na etiqueta que se encontra embaixo da bateria de todo aparelho Nokia. Como no exemplo abaixo:

Existem PCs (Product Codes) para aparelhos customizados por operadora (como os comercializados pela Claro, Vivo, etc.) e outros sem customização chamados “unbranded” (normalmente vem em aparelhos comercializados pela própria Nokia). Tanto num como no outro, podem haver pacotes de idiomas variados e estarem também em versões de firmware diferentes. Em relação ao firmware, muitas vezes a única forma de se atualizar um aparelho para uma versão mais nova é alterando o PC.

Os mais procurados para qualquer modelo de aparelho, são os “unbranded” com idioma PT-Br (Português do Brasil). Na ausência de um PC com o idioma PT-Br, sempre pode ser usado um “unbranded” que tenha o idioma PT-Pt (Português de Portugal). O PC genérico mais conhecido e que possui esse idioma, é o chamado Euro-1. Os PCs Euro-1, na maioria das vezes, possuem os principais idiomas da Europa Ocidental como Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano e Português (de Portugal). Praticamente todos os aparelhos que sejam comercializados na Europa, possuem um PC Euro-1 ou equivalente.

Relação Product Code x RM ?

Cada modelo de aparelho, pode ter vários RMs (Release Model ?) diferentes de acordo com as características do aparelho. Um exemplo clássico disso, é o do Nokia N73 que possui dois modelos bem conhecidos, o RM-133 (que possui receptor 3G) e o RM-132 (que não possui o receptor). Outro exemplo, é o do Nokia N82, que em todo o mundo é comercializado o modelo RM-313, enquanto que somente na China (devido a restrições de transmissão naquele país) é comercializado o RM-314 (sem receptor WiFi).

Tendo isso em vista, cada RM terá seus próprios PCs específicos e não serão intercambiáveis com outro RM. Ou seja, um PC do N73-1 (RM-133) nunca servirá em um N73-5 (RM-132) e vice-versa.

Como faço para mudar o PC do meu aparelho?

Para trocar o PC no aparelho, será necessário instalar no seu computador a aplicação Nemesis Software Suite.

Para download, recomendo procurar no google pelo nome especificado. Estará logo no primeiro link. Sugiro sempre baixar a última versão disponível (e que até este momento é a 1.0.38.14), pois as mais antigas tem problema de compatibilidade com os drivers mais novos do PC Suite.

Bom, dito isto, vamos ao processo de instalação.

Instalando o Nemesis e alterando o PC:

Execute o arquivo baixado (NSS103814.exe) e siga com a instalação até a janela abaixo, escolha a opção Virtual USB Device e clique em Next. Prosiga até o final da instalação.

Após instalado, conecte o seu aparelho ao USB (se for chamada a aplicação PC Suite da Nokia, encerre a mesma) e clique no ícone NSS presente no Desktop do Windows. Na janela abaixo, clique no botão da lupa indicado:

Imagem Postada

Quando aparecer a janela abaixo, clique no botão Phone Info (onde tem o ícone com a imagem do Nokia 6600!)

Seguindo, na área Actions, clique no botão Scan e aguarde aparecer a mensagem Ready indicada na barra de status no fundo da aplicação. Após isso, clique no botão Read na área Production Data Edit.

Logo depois ter clicado em Read, note que os campos Product Code, HW Version, Manufacture Month e Prod Serial Number, serão preenchidos automaticamente. Sugiro neste momento, anotar e guardar o número que aparece em Product Code, pois esse é o PC original do aparelho.

Após anotado, preencha o campo Product Code com o PC que você deseja alterar, marque a “checkbox” Enable ao lado do campo e, finalmente, clique no botão Write. Quando aparecer Ready, na barra de status inferior, é a indicação que o PC foi alterado com sucesso.

Feito isso, basta fechar o NSS e realizar a atualização/reinstalação de firmware pelo Nokia Software Updater (NSU). Para isso, siga o tutorial abaixo:

[Tutorial] Atualizando com o Nokia Software Updater *NOVO*

Somente trocar o PC, não altera em nada as funções do aparelho. Toda troca de PC deve ser seguida por uma atualização/reinstalação do firmware para se ter o efeito pretendido (update de firmware, retirada de customizações de operadora, troca de idioma, etc.)

Qualquer dúvida e ou sugestão é só postar neste tópico, que avaliarei e, conforme o caso, farei as devidas correções.

Espero que com isso, possa acabar um pouco com as muitas dúvida que surgem sobre este assunto.

:legal

Arquivo(s) anexado(s)

fredferrao

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 25 Jan 2009 - 21:02

Ola, acabo de comprar um N-95 RM-159, PC-0553017, firmware-21.0.016, quando abri o nokia updater ele disse que ja estava na ultima versao, porem lendo uns tópicos vi ja existe a versao 31.0.017, que tem varias melhorias, porem estou com um pouco de receio.

Esse aparelho comprei da VIVO e tenho uma fidelização de 12 meses, se eu atualizar o firmware, vou ter algum problema com relação ao funcionamento do mesmo perante a operadora?

Estou querendo atualizar, porque to achando ele meio lento, as app's dao uma travada na hora de iniciar e etc., to meio descontente com isso.

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 25 Jan 2009 - 21:26

Com relação a operadora, não terá problema nenhum. Se você usar um PC "unbranded", o aparelho vai ficar sem as cutomizações costumeiras da Vivo (Bonequinho dando tchau, etc..). De resto, o funcionamento é o mesmo.

Com relação ao update de firmware, eu recomendo a leitura (se ainda não o fez) do tópico relacionado ao novo firmware do N95-1:

NOVO firmware v31.0.017 para o Nokia N95-1

RoderickOl

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 347 posts

Postado 25 Jan 2009 - 22:49

Parabens dscampos

Um belo tutorial, melhor q isso impossivel!!

Com isso, as duvidas costumeiras tendem a ser solucionadas aqui.

Atualizei meu N73, com base nas informações deste Forum, estudei todas as esperiencias dos usuarios para q tudo ocorresse bem...

Aos bem aventurados, recomendo...Estudem bem o assunto aqui no Forum e façam a atualização.

É um Forum serio e organizado com um bom elenco q sempre da apoio!!

Té+

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 25 Jan 2009 - 23:11

Obrigado amigo!

Qualquer coisa estamos aí!

fredferrao

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 26 Jan 2009 - 17:42

Certo, ja mudei o PC do cel, to pronto pra atualizar, andei lendo e vou colocar a versão 30.0.015 por enquanto, que encontrei no blog do ramalho e dizem ser uma otima versao, só tenho mais uma duvida, tenho o plano de dados da VIVO, nessa atualização irei perder as config da vivo, tipo VIVO ZAP, VIVO WAP, etc.??? E se perder sera complicado configurar novamente?

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 26 Jan 2009 - 18:35

O próprio aparelho irá puxar essas informações de configuração diretamente do chip SIM automaticamente. E no caso improvável de não trazer, você sempre pode enviar um SMS de configuração do site da Nokia:

http://www.nokia.com...AIN_TEXT_373961

fredferrao

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 26 Jan 2009 - 20:31

O próprio aparelho irá puxar essas informações de configuração diretamente do chip SIM automaticamente. E no caso improvável de não trazer, você sempre pode enviar um SMS de configuração do site da Nokia:

http://www.nokia.com...AIN_TEXT_373961

Perfeito, atualizado, versao 30.0.015 up!!

Valeu dscampos :legal, agora esperar essas novas fw ae, que tao bloqueando os hack e tal, vou ficar com essa por enquanto.

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 26 Jan 2009 - 20:55

Perfeito, atualizado, versao 30.0.015 up!!

Valeu dscampos :legal, agora esperar essas novas fw ae, que tao bloqueando os hack e tal, vou ficar com essa por enquanto.

Beleza que conseguiu!

Bon Jovi

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 39 posts

Postado 27 Jan 2009 - 14:01

Perfeito hen acabei de comprar um n95 8gb 2 pra minha namorada e ela quer q eu tire o tim da inicializaçao ja ou fazer isso ja..vlw

ps: muito bom o n95 mas ainda sou mais meu iphone3g 16gb

rsrsrsrrs

abraço

Alencar Junior

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 136 posts

Postado 27 Jan 2009 - 16:20

Belo post "dscampos", melhor que isso só indo na sua casa para você ensinar o passo a passo pessoalmente.. eheheheheheh

Fiz a atualização do PC do meu N73 ME e atualização do "soft" antes de ver esse tuto, mais com esse ai qualquer "NUB" em atualização de aparelhos fará rapidinho...

Valew mesmo bela contribuição para nosso forum!!! :legal

Abraços....

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 27 Jan 2009 - 16:23

Valeu Alencar!

A idéia foi ser bem "basicão" mesmo, pois assim qualquer leigo no assunto entenderá.

!MAC_IN!

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 27 Jan 2009 - 19:51

eskece gente consegui.....desconsidere esta msg....

rodrigodsi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 30 Jan 2009 - 19:50

E ae ds Campos blz???

Então cara eu baixei e instalei o Nemesis Software Suite V 1.0.38.14 fiz a instalação de boa , depois dos primeiros passos até chegar em (clique no botão Scan) ele me da essa msg. READING VALUES...ERROR!! e não consigo continuar o tutorial, oq deve fazer para sanar este problema?

Valew

Pedro Forte

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.452 posts

Postado 30 Jan 2009 - 19:52

Olá Rodrigo

tenha certeza que o seu aparelho esta corretamente conectado ao PC suite, antes de fazer o processo.

rodrigodsi

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 30 Jan 2009 - 20:48

Olá Rodrigo

tenha certeza que o seu aparelho esta corretamente conectado ao PC suite, antes de fazer o processo.

E ae Pedro blz,

consegui fazer a atualização de tudo certo!!! Vlw pela dica:blz

Pedro Forte

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.452 posts

Postado 30 Jan 2009 - 20:52

Que bom que conseguiu.

:legal

murazor

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 30 Jan 2009 - 23:05

tutorial nota 10, valeu

Edwinbp

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 31 Jan 2009 - 17:47

Olá…tenho a versão 30.0.018 no meu N95 - 2 (black 8GB) RM320, e quero reinstalar a mesma versão para eliminar alguns erros que estão ocorrendo, porém pelo NSU não tem atualização….

Tentei trocar o product code para ver se passaria a encontrar uma atualização pelo NSU, porém ainda não encontra…

Baixei esta a versão 30.0.018 em arquivo executável e instalei juntamente ao Phoenix, porém dá erro na parte de escolha do product key….

Gostaria de saber se para reinstalar essa versão (30.0.018) terei que fazer um downgrade primeiro para só depois conseguir instalar ela de novo ou se tem como reinstalar de uma vez…

Caso seja necessário um downgrade peço que me encaminhe à algum tutorial, pois naum sei como fazê-lo….e caso dê para reinstalar peço tmb uma luz, pois naum consigo de jeito nenhum…

Obrigado e até mais….

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 31 Jan 2009 - 17:49

Qual o Product Code que está atualmente configurado no seu aparelho?