Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] Como formatar seu aparelho Symbian

• Por favor, faça o login para responder
660 respostas neste tópico

Horus

Membro Sênior

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPip
  • 475 posts

Postado 29 Abr 2006 - 20:19

Olá pessoal, neste pequeno tutorial vamos aprender como formatar os aparelhos Symbian acima do Nokia 6600.

Calma, não se assuste. Esta formatação é apenas uma re-programação do aparelho, e não um comando Format, usado em PC's.

Se você instalou algum programa que corrompeu outros programas do aparelho, se você recebe constantes mensagens de "Aplicativo Main fechado", se você pegou algum vírus para celulares Symbian, a formatação é a melhor solução.

O processo de formatação demora cerca de dois minutos. A formatação deixa seu aparelho do jeito que ele veio da loja. Com as mesmas configurações, arquivos e etc.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Antes dos métodos, um pequeno informativo, você sabe qual é a diferença entre o Hard Reset e o Factory Reset??

Hard Reset

É um procedimento de formatação da memória do telefone, no qual todos os dados, contatos, configurações, jogos, programas que estão gravados no aparelho são apagados. O aparelho simplesmente volta para a configuração inicial, como se fosse novo. Para aplicar o Hard Reset no aparelho vá até o final deste post e verique os diversos métodos existentes (mas lembre-se, todos os dados serão apagados do aparelho!!).

Factory Reset

É um procedimento que faz com que o aparelho volte para as configurações iniciais “de fábrica”, sem que você perca os jogos ou programas instalados. Neste caso somente configurações do aparelho serão apagadas. Para executar o Factory Reset no seu aparelho digite o código *#7780# na tela inicial do seu celular.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Agora vamos ao que interessa

Certifique-se de que sua bateria esteja TOTALMENTE carregada. Se a formatação parar na metade por bateria fraca, os danos podem ser irreparáveis.

[FIQUE CIENTE DE QUE VOCÊ PERDERÁ TODOS OS DADOS DO APARELHO]

Para formatá-lo, desligue-o.

Ligue-o pressionando as teclas : Send (tecla verde), * (asterisco) e 3 (número 3).

Não solte até que escreva na tela o texto FORMATTING. (em 6680/81 somente uma demora na inicialização e o tema padrão setado)

Aguarde os dois minutos e seu aparelho será iniciado.

Pronto! Seu aparelho está novinho em folha.

Atenção Para as Exceções

Para celulares específicos, o conjunto de teclas a serem pressionadas pode variar. Veja as exceções abaixo:

E62: Ligar o aparelho pressionando as teclas SEND + 3 + #

N78: Ligar o aparelho pressionando as teclas MULTIMEDIA + 3 + * (o botão multimedia é aquele prateado, próximo ao botão "end call" do N78.)

5800: Ligar o aparelho pressionando as teclas GREEN + RED + CAMERA (Só é válido se o firmware do aparelho já estiver na versão 20.0.012 ou superior)

N97: Ligar o aparelho pressionando as teclas SHIFT + ESPAÇO + BACKSPACE

Créditos:

Horus Curcino

rodrigostoledo.com (adaptado by TheKrazy)

unlokedx

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 270 posts

Postado 21 Mai 2006 - 14:27

Editei o titulo, pois esse procediemto, serve para todos os cels symbian, menos o n-gage. Abraos...

#3 Guest_MatheusCosta_*

Guest_MatheusCosta_*
  • Visitantes

Postado 25 Jun 2006 - 23:08

Opa Cara o meu cel um NOkia 6600 eu nao conseguir fazer isso nao tem como vc me encinar de pao a passo a e outra coisa ele apaga o cartao de memoria tb? valeu !!

unlokedx

Membro Pleno

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 270 posts

Postado 25 Jun 2006 - 23:49

Rpz esse metodo ai serve pra o 6600 sim. ele não formata o mmc não, pra formata o mmc, vc tem q ir no app que tem no cel, e por ele tem a opção de formata o cel. Logo quando vc ligar o cel vc fica apertando as teclas: Send (tecla verde), * (asterisco) e 3 (número 3).Fique segurando até o cel ligar completamente. Abraços...

#5 Guest_maxtrx_*

Guest_maxtrx_*
  • Visitantes

Postado 21 Set 2006 - 23:05

Kraaaa c salvouuu minha humilde vidinha, veio eu j tava cheio dos problemas com o meu 6600, naum conseguia instalar mais nenhum jogo nem app sempre dava algum tipo de erro principalmente: "Aplicativo fechado: erro de rede -1" agora acabei de formatar, espero q tds os meus problemas c resolvam ehehe vlws kra, c pah vou ter q formatar meu mmc mais creio q vai demorar pacas de 512MB,aH lembrei tem mais qndo comprei o carto ele s veio com 490MB disponiveis pq? poxa so 22MB perdidos, como fao pra aproveitalos resgatalos sei l, pensei em formatalo pelo cel, mas sei l...oq fao? normal?(lembrando q naum formatei ele, j abri e usei) flwss vlwss

PluSGSM

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 49.353 posts

Postado 22 Set 2006 - 07:05

@maxtrxo mmc nao demora nada para formatar pode fazer.. quanto ao tamanho dele nenhum cartao seja de 512mb ou 1gb vem com a capacidade informada pois a tabela de alocaao e diferente ou 512.000mb divididos por 1044 que e o tamanho da tabela de alocaao = 490mb

arthursantossp

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 112 posts

Postado 26 Set 2006 - 11:15

Para quem no quer perder todas as informaes depois de formatar, eu pessoalmente fiz um diretrio no carto chamado Backup..Nesse diretrio eu guardo os .sis dos programas mais importantes instalados na memria do celular (como anti-vrus, protetor contra roubo etc), os .ini (arquivo de configurao) de alguns programas que uso mais (como Fexplorer, video editor, profimail, office) dessa forma no preciso ficar reconfigurando um por um depois, s copiar o .ini de volta no diretrio...Alm disso guardo os arquivos: Cdbv3.dat, NITZ.dat, AlarmServer.ini e a pasta nipd2 (todos encontrados dentro da pasta C:\system\data), dessa forma no perco algumas configuraes dos aplicativos e jogos java e tambm as configuraes do alarme...Guardo tambm um backup das pastas Profiles e Screensavers, dessa forma s recopiar depois da formatao e no precisa modificar ou reinstalar tudo de novo...Lembrando que aps a formatao alguns programas do carto podem deixar de funcionar, devido a falta de algum arquivo guardado na memria do aparelho...

#8 Guest_Aricpf_*

Guest_Aricpf_*
  • Visitantes

Postado 23 Out 2006 - 20:12

Opa meu celular tah uma ***** tba memoria interna tah xeionaaae naum sei com oq...ai tou fazendo isto dai..jah tah kse akando o ''formating''OPA akabou...tah carregando o sistema agora...rapidaum =Dvou psota uams fotos de como q eh a mensagem para mocada ver de kal q ehPs:mais o maldito logo da claro naum saiu :(abracos

fabricio moreira

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 28 Out 2006 - 15:01

o meu 6600 ta com virus e envia msg s...ja formatei varias vzs mas continua...e ai...????

PluSGSM

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 49.353 posts

Postado 28 Out 2006 - 15:36

formatou a memoria do cell e tambem o MMC?

joilsondias

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 19 Jan 2007 - 07:50

O meu formatou legal, tudo direitinho, mas quando voltou, veio tudo em inglês...como faço para traduzir para o português novamente?

PluSGSM

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 49.353 posts

Postado 19 Jan 2007 - 07:56

O meu formatou legal, tudo direitinho, mas quando voltou, veio tudo em inglês... como faço para traduzir para o português novamente?

menu>ferramentas>configuraçoes>telefone>geral>idioma do telefone

igorpontes

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 148 posts

Postado 09 Fev 2007 - 01:53

meu celular é um E62ja tinha formatado um 6600 antes mas n conseguir formatar o meu atual agora :/pq sera?

PluSGSM

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 49.353 posts

Postado 09 Fev 2007 - 06:41

meu celular é um E62 ja tinha formatado um 6600 antes mas n conseguir formatar o meu atual agora :/ pq sera?

tentou *#7370#

igorpontes

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 148 posts

Postado 09 Fev 2007 - 16:48

esse comando funcionamas eu acho ki ele n formata apenas volta as configurações

#16 Guest_DPinho_*

Guest_DPinho_*
  • Visitantes

Postado 12 Abr 2007 - 10:00

Olá pessoal, neste pequeno tutorial vamos aprender como formatar os aparelhos Symbian acima do Nokia 6600. Calma, não se assuste. Esta formatação é apenas uma re-programação do aparelho, e não um comando Format, usado em PC's. Se você instalou algum programa que corrompeu outros programas do aparelho, se você recebe constantes mensagens de "Aplicativo Main fechado", se você pegou algum vírus para celulares Symbian, a formatação é a melhor solução. O processo de formatação demora cerca de dois minutos. A formatação deixa seu aparelho do jeito que ele veio da loja. Com as mesmas configurações, arquivos e etc. Certifique-se de que sua bateria esteja TOTALMENTE carregada. Se a formatação parar na metade por bateria fraca, os danos podem ser irreparáveis. [FIQUE CIENTE DE QUE VOCÊ PERDERÁ TODOS OS DADOS DO APARELHO] Para formatá-lo, desligue ele. Ligue ele pressionando as teclas : Send (tecla verde), * (asterisco) e 3 (número 3). Não solte até que escreva na tela o texto FORMATTING. Aguarde os dois minutos e seu aparelho será iniciado. Pronto! Seu aparelho está novinho em folha. Att. Horus Curcino

dá para NOKIA 9300 ? Preciso de formatar, ou repor as definiçoes de fabrica! Obrigado

PluSGSM

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 49.353 posts

Postado 12 Abr 2007 - 14:10

e so vc tentar

#18 Guest_DPinho_*

Guest_DPinho_*
  • Visitantes

Postado 13 Abr 2007 - 18:19

e so vc tentar

A solução foi : Retirar a bateria por uns Segundos. Voltar a colocar bateria, ligar equipamento e pressionar as teclas " CTRL " + " Shift " + F enquanto o telemovel diz " Nokia " . continuar a carregar até apareçer uma mensagem a dizer formatar telefone, e disse que sim, e ficou bom.obrigado pela ajuda na mesma! aqui deixo a solução para quem queria formatar um Nokia 9300. B) B) B) B) B) B)

brunolcb79

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 14 Abr 2007 - 14:51

Queria saber se isso funciona no N90???

raulandrade

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 55 posts