Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] O que é o “Product Code” e como alterar?

• Por favor, faça o login para responder
54 respostas neste tópico

Filipe™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.592 posts

Postado 06 Fev 2009 - 22:05

:sonic O que é o Product Code ?

O que chamamos de Product Code, é um digito de 6 algarismos numéricos, que serve para identificar um aparelho em termos de idioma, país e/ou operadora. Normalmente, ele vem impresso na etiqueta que se encontra embaixo da bateria de todo aparelho Nokia. Como no exemplo abaixo:

Existem PCs (Product Codes) para aparelhos customizados por operadora (como os comercializados pela Claro, Vivo, etc.) e outros sem customização chamados “unbranded” (normalmente vem em aparelhos comercializados pela própria Nokia). Tanto num como no outro, podem haver pacotes de idiomas variados e estarem também em versões de firmware diferentes. Em relação ao firmware, muitas vezes a única forma de se atualizar um aparelho para uma versão mais nova é alterando o PC.

Os mais procurados para qualquer modelo de aparelho, são os “unbranded” com idioma PT-Br (Português do Brasil). Na ausência de um PC com o idioma PT-Br, sempre pode ser usado um “unbranded” que tenha o idioma PT-Pt (Português de Portugal). O PC genérico mais conhecido e que possui esse idioma, é o chamado Euro-1. Os PCs Euro-1, na maioria das vezes, possuem os principais idiomas da Europa Ocidental como Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano e Português (de Portugal). Praticamente todos os aparelhos que sejam comercializados na Europa, possuem um PC Euro-1 ou equivalente.

:sonic Relação Product Code x RM ?

Cada modelo de aparelho, pode ter vários RMs (Release Model ?) diferentes de acordo com as características do aparelho. Um exemplo clássico disso, é o do Nokia N73 que possui dois modelos bem conhecidos, o RM-133 (que possui receptor 3G) e o RM-132 (que não possui o receptor). Outro exemplo, é o do Nokia N82, que em todo o mundo é comercializado o modelo RM-313, enquanto que somente na China (devido a restrições de transmissão naquele país) é comercializado o RM-314 (sem receptor WiFi).

Tendo isso em vista, cada RM terá seus próprios PCs específicos e não serão intercambiáveis com outro RM. Ou seja, um PC do N73-1 (RM-133) nunca servirá em um N73-5 (RM-132) e vice-versa.

:sonic Como faço para mudar o PC do meu aparelho?

Para trocar o PC no aparelho, será necessário instalar no seu computador a aplicação Nemesis Software Suite.

Para download, recomendo procurar no google pelo nome especificado. Estará logo no primeiro link. Sugiro sempre baixar a última versão disponível (e que até este momento é a 1.0.38.14), pois as mais antigas tem problema de compatibilidade com os drivers mais novos do PC Suite.

Bom, dito isto, vamos ao processo de instalação.

:sonic Instalando o Nemesis e alterando o PC:

Execute o arquivo baixado (NSS103814.exe) e siga com a instalação até a janela abaixo, escolha a opção Virtual USB Device e clique em Next. Prosiga até o final da instalação.

Após instalado, conecte o seu aparelho ao USB (se for chamada a aplicação PC Suite da Nokia, encerre a mesma) e clique no ícone NSS

Imagem PostadaThis image has been resized. Click this bar to view the full image. The original image is sized 792x406.Imagem Postada

Quando aparecer a janela abaixo, clique no botão Phone Info (onde tem o ícone com a imagem do Nokia 6600!)

Imagem PostadaThis image has been resized. Click this bar to view the full image. The original image is sized 792x426.

Seguindo, na área Actions, clique no botão Scan e aguarde aparecer a mensagem Ready indicada na barra de status no fundo da aplicação. Após isso, clique no botão Read na área Production Data Edit.

presente no Desktop do Windows. Na janela abaixo, clique no botão da lupa indicado:

Imagem PostadaThis image has been resized. Click this bar to view the full image. The original image is sized 792x426.

Logo depois ter clicado em Read, note que os campos Product Code, HW Version, Manufacture Month e Prod Serial Number, serão preenchidos automaticamente. Sugiro neste momento, anotar e guardar o número que aparece em Product Code, pois esse é o PC original do aparelho.

Após anotado, preencha o campo Product Code com o PC que você deseja alterar, marque a “checkbox” Enable ao lado do campo e, finalmente, clique no botão Write. Quando aparecer Ready, na barra de status inferior, é a indicação que o PC foi alterado com sucesso.

Feito isso, basta fechar o NSS e realizar a atualização/reinstalação de firmware pelo Nokia Software Updater (NSU). Para isso, siga o tutorial abaixo:

Atualizando com o NSU

Somente trocar o PC, não altera em nada as funções do aparelho. Toda troca de PC deve ser seguida por uma atualização/reinstalação do firmware para se ter o efeito pretendido (update de firmware, retirada de customizações de operadora, troca de idioma, etc.)

Créditos: dscampos

Arquivo(s) anexado(s)

André Fernando

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.529 posts

Postado 06 Fev 2009 - 22:19

Re: [Tutorial] O que é o “Product Code” e como alterar ?

Otimo tuto, muito bem explicado... :)

Douglas_Duarte

Membro Ancião

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.736 posts

Postado 06 Fev 2009 - 22:31

Otimo tuto, muito bem explicado...[2]

Imagem Postada

ダグラスドゥアルテモデレーター

Não respondo dúvidas por MP, MSN, Email, somente pelo Fórum!

dscampos

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 06 Fev 2009 - 23:12

Valeu galera!

O original tá lá na área de tutos da Symbian. O Lipe postou aqui pois este tutorial é "generico" e serve para qualquer Nokia (BB5) também.

André Fernando

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.529 posts

Postado 06 Fev 2009 - 23:42

Opa!

Parabens de novo dscampos e tambem ao lipe...

novogaroto

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 50 posts

Postado 18 Mar 2009 - 14:02

Muito bacana o tutorial que vc fez,agora vou tentar alteraro pc do nokia 5310.valeu!

Bill Unltd™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.061 posts

Postado 22 Mar 2009 - 03:03

Otimo tuto, muito bem explicado...[3]

betoquadros

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 31 Mar 2009 - 14:07

Desculpe a ignorância (já perguntei isto em outro tópicomas não sei se vão responder assim pergunto neste já que é o mesmo assunto), mas a alteração do product code e posteriormente uma atualização de software pode bloquea-lo novamente para uma única operadora?

Exemplo, um celular recem desbloqueado pela operadora quando for feito esse processo de troca de product code e atualização de soft pode voltar a ficar bloqueado?

Obrigado!

Bill Unltd™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.061 posts

Postado 31 Mar 2009 - 14:20

Não. Você até matar seu celular mas nunca ele fica bloqueado denovo.

Hussein82

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 04 Abr 2009 - 22:07

eu fiz igual o tuto manda, mais eu ja havia atualizado o software antes, e o firmware e o 200016 e ele me diz q nao tem nenhuma atualizaçao para este celular no momento, e eu preciso mudar ele pra portugues, e agora?

Bill Unltd™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.061 posts

Postado 04 Abr 2009 - 22:57

Amigo , qual é o modelo do aparelho em questão ?

Hussein82

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 05 Abr 2009 - 09:54

é o n95 8gb

NathanBrazil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 12 posts

Postado 14 Abr 2009 - 22:05

O Nemessis nao acho meu N96........................ :(

Bill Unltd™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.061 posts

Postado 14 Abr 2009 - 22:07

Talvez ele não é compatível com o aparelho.

Procure pela ultima versão do mesmo.

NathanBrazil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 12 posts

Postado 14 Abr 2009 - 22:09

Baxei o programa mais ele nao axa meu N96....

Bill Unltd™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.061 posts

Postado 14 Abr 2009 - 22:33

É cara , então só esperando uma atualização.

Ou também pode ser problema na hora de instalar os drivers, tente reinstala-los

NathanBrazil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 12 posts

Postado 15 Abr 2009 - 23:04

esta ai o problema!

Eu uso o Win 7 e ele nao da a opcao d instalar um driver manualmente...eu estava instalando o Nemessis sem instalar os drives...vou tentar em um Win Vista , se nao der , eu torno a respoder , e ai vo tentar no XP mesmo...valew

André Fernando

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.529 posts

Postado 15 Abr 2009 - 23:48

Re-execute a instalação com previlégios de Administrador (Run as Administrator) e clique em instal driver anyway quando solicitado!...

Flw..

NathanBrazil

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 12 posts

Postado 17 Abr 2009 - 17:55

Fiz o RUn as Administrator mas nao deu opçao de instalar os drivers.....

vou tentar num Win Vista aqui em casa

Depois eu posto resposta

Obrigado

No WIn Vista nao deu....baxei varias veses o Nemessis em diversos sites e quando vou instalar os drivers manualmente ,, ele diz que nao é compativel com o Windows 32x.....

Vou tentar num XP agora.....1º preciso achar um....

Mas valeu pela ajuda

Até mais

André Fernando

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.529 posts

Postado 18 Abr 2009 - 11:16

Manow, eu fui no 4shared e procurei exatamente por: Nemesis Service Suite v1.0.38.14.zip . E o primeiro resultado eu baixei de 6.446 Kb, aki funfou no meu win7 normalmente......

Flw...