Ir para conteúdo

Foto

Sony Ericsson Xperia X1

• Por favor, faça o login para responder
11 respostas neste tópico

Brunohc

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.370 posts

Postado 17 Fev 2009 - 11:44

Depois de ter sido anunciado no início deste ano, foram muitas as pessoas que pensaram encontrar o primeiro dispositivo da Sony Ericsson com o sistema operativo Windows Mobile à venda nas lojas uns dois meses depois.

Muitos foram os sites que indicaram vários atrasos no lançamento, outros informavam que nem iria ser lançado este ano e outros mais alarmistas chegaram a colocar a hipótese do X1 nunca chegar à rua. A prova é que já se encontra à venda e em certos locais até já esgotaram.

Como muitos saberão o X1 é fabricado pela a HTC, prestando o serviço de ODM, como já fez com outras marcas, como por exemplo HP ( há muito tempo) e muito recentemente com a Palm, na criação do Treo Pro. Mas neste caso nota-se um claro toque da Sony Ericsson...

Na Caixa

• Sony Ericsson X1
  • Bateria
  • Stylus Extra
  • Carregador
  • Cabo USB
  • Auriculares
  • Adaptador auricular com microfone
  • Quick Start Guide Painéis X1
  • CD-ROM WayFinder
  • QuickStart Guide Multimédia
  • Quick Start Guide Internet e Mensagens (SMS/MMS/Email)
  • Quick Start Guide Opera Mobile
  • Quick Start Guide Geral

A unidade a que o PocketPt.net teve acesso é de uma sample, mas mesmo assim a caixa não deixa de estar bem construída e "arrumada" em compartimentos. O que se encontra o X1 é envolto em neopreno e a experiência de abri-la é no mínimo divertida e curiosa, parece que estamos a abrir um livro. Neste caso claramente daqueles que nos vai entreter e divertir durante muito tempo.

Os restantes compartimentos encontram-se divididos em acessórios e os guias de iniciação sobre várias matérias. É um ponto extremamente positivo e inovador este pela qual a Sony Ericsson optou. Senão vejamos, para quê colocar em formato físico um manual que poucos irão ler e muitos se cansarão a meio não obtendo informação das funções mais importantes ou diferenciadoras?!

Nestes guias de iniciação encontramos as informações essenciais de uma forma, simples e concisa, sem rodeios e demoras.

Outro item a frisar é a opção tomada pela marca relativamente ao auricular. Para que é que este acessório é utilizado? Vejo duas situações, multimédia e comunicar. Claro que é positivo termos o 2 em 1 e não andar com mais um acessório atrás, mas na escolha deste auricular quem quiser também ando só com um acessório, basta ligar o conector do microfone ao do auricular. Assim andamos sempre só com um acessório. Se a pessoa apenas quer utilizar o auricular para o âmbito multimédia, não há problema continua a usar apenas um acessório, os headphones.

Ficha Técnica

Sistema Operativo: Windows Mobile 6.1

Processador: Qualcomm 7200A 528 Mhz

Memória: 512 MB ROM / 256 MB RAM

Ecrã: 3 polegadas TFT Wide VGA (480x800 pixels), 65000 cores Touch Screen

D-Pad: Físico 4 direcções + Rato óptico

GSM/GPRS: Quad-band

UMTS/HSDPA: Tri-band

GPS: Embutido, A-GPS, QuickGPS

WiFi/WLAN: 802.11 b/g

Slot de expansão: MicroSDHC

Câmara fotográfica: 3.2 megapixels com autofocus e flash

Bateria: 1500 mAh

Bluetooth: V2.0 A2DP + EDR

Rádio AM/FM: Incorporado (Banda europeia, americana e asiática)

Dimensões: 110.5mm x 52.6mm x 17mm

Peso: 158 gr (bateria incluída)

Brunohc

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.370 posts

Postado 17 Fev 2009 - 11:45

Design

Quando apareceram as primeiras fotos do X1 a rodar na internet pouca informação havia relativamente ás especificações do terminal, se o processador ia ser potente, memória RAM e ROM, GPS, etc, mas estas poucas fotos apaixonaram vários utilizadores que ficaram loucos com o dispositivo. E com razões para isso...

O Xperia tem um design apelativo e futurista e inovador, com um claro toque de requinte à Sony Ericsson. Antes de mais é um dispositivo altamente equilibrado, seja no peso quando o seguramos (estável) seja nas suas linhas. Tanto vertical como horizontalmente o X1 tem as linhas mais simétricas que algum dia vi num PDA. A Sony Ericsson podia ter-se dado ao trabalho de fazer um PDA com um look atraente, mas foi mais além, preocupou-se com aquelas coisas que diferenciam um PDA "vulgar" de um PDA que fica para a história, e a essa coisa chamamos-lhe detalhes.

Para além dos vários detalhes que encontramos no X1 a primeira sensação que o terminal nos passa quando o seguramos, para além do equilíbrio, é a robustez envolvida num toque só este PDA consegue proporcionar.

Grande parte do terminal é construído à base de uma liga metálica, extremamente leve, e apenas uma pequena linha de plástico à volta do PDA.

Outro ponto bem pensado por parte da marca foi a tampa da bateria que é a peça com mais liga metálica que desta forma minimiza o incómodo de sentir a bateria aquecida quando se encontra à carga ou se puxa em demasia pelo terminal. Algo comum nos dispositivos mais recentes. Sentir o terminal quente é coisa que não acontece no X1.

Na parte superior encontramos do lado esquerdo o sensor de luz que aumenta e reduz o brilho do ecrã de forma a melhorar a autonomia e do lado direito a câmara de video-chamada. Em cima da coluna encontra-se uma patilha plástica no qual o som da coluna "reflete" e reparte o som em 4 saídas para uma qualidade cristalina do som durante as chamadas.

Na zona do D-Pad encontramos uma boa quantidade de botões que facilitam a utilização do dispositivo.

Uma coisa coisa que acho pouco prático no meu i780 é a falta de um d-pad "físico" quando vi alguns testes ao X1 e só falavam no rato óptico fiquei reticente. Qual é meu espanto quando o testei e verifiquei que na realidade tanto tem um D-PAD "físico" com um rato óptico e com grande sensibilidade. A utilização híbrida das duas funcionalidades dá-se sem que reparemos, mesmo que achemos que só vamos usar um dos métodos. É uma coisa natural.

Relativamente ao D-PAD "físico" só a referir que o espaço da tecla esquerda e direita têm um tamanho ideal, nas devidas operações, apenas o cima e baixo deveriam ser um pouco maiores para uma perfeita utilização.

Temos ainda os obrigatórios botões de iniciar e terminar chamada, os já pouco vistos, mas práticos botões de softkeyes, o botão "ok" e o botão "X Panel" que falo mais à frente.

No lado direito encontramos o botão para lançar a câmara fotográfica ou de vídeo, o botão de volume e leds de notificação, tanto na parte superior como na inferior.

Na minha opinião os botões de volume deveriam ser um pouco maiores para mais rapidamente entendermos em qual das teclas carregámos pela primeira vez.

Do lado esquerdo temos a entrada para o cabo USB, tanto para sincronização como carregamento da bateria e novamente os dois leds superior e inferior de notificação.

Na zona superior do X1 encontramos o slot para a Stylus, o botão Power e a entrada do auricular 3.5 mm, algo que pessoalmente dou muito valor, já que temos a liberdade para carregar a bateria e em simultâneo estarmos a ouvir música ou a falar ao telemóvel com o auricular.

Processador / Memória

Neste item,o Sony Ericsson vem munido tanto com um processador potente a 528 Mhz como ainda uma memória bem generosa, oferecendo ao utilizador 256 MB de RAM para a execução de programas. Comporta-se muito bem nas suas funções básicas de PDA, durante a navegação nos menus e no âmbito multimédia.

Só se repara nalguma lentidão quando utilizamos os painéis, mais especificamente quando rodamos a sua disposição.

Display

Certamente um dos pontos positivos deste dispositivo. Possui a resolução de um HTC Touch HD, WVGA de 480x800 num tamanho um pouco maior que o do HTC Touch Diamond, com 3 polegadas.

É excelente para navegar na internet, ver fotos e ler livros, já que apresenta um bom brilho e um contraste correcto.

Outro ponto a ter em conta é o comportamento do ecrã perante a luz do dia. Pessoalmente superou as minhas expectativas, mas nada como uma fotografia para cada um tirar as suas conclusões.

Bateria

A autonomia do Xperia é sem dúvida um dos pontos fortes deste dispositivo. Lembro que o terminal que nos foi cedido para testes é uma unidade sample, mas mesmo assim não deixou de surpreender.

Como se sabe a autonomia de qualquer aparelho é sempre um pouco complicada de definir, já que depende do uso que lhe damos, o brilho a que o ecrã se encontra, o número de chamadas realizadas e recebidas e respectivas durações, entre outras inúmeras variáveis quantitativas.

Durante o tempo que pude utilizar o X1 usei sempre o brilho do ecrã automático, activando do sensor de luminosidade. Configurei 4 contas de email, 3 delas a fazer o download de emails de 60 em 60 minutos e uma delas com push mail sempre activo. Entre chamadas recebidas e realizadas devo ter totalizado umas 10 por dia com uma duração média de 5 minutos cada. Não o deixava ligado 24 horas, deixava-o descansar na totalidade durante umas 5 horas por dia. Se eu durmo, ele também tem direito

Forcei a banda exclusivamente para GSM/GPRS e a autonomia foi de 3 dias, o que para mim é espantoso. Nem o meu i780, que para mim é uma referência no que toca à autonomia, se aguenta tanto.

Quando configurei a banda para automático, prioritário UMTS/HSDPA e em caso de falha de cobertura GSM/GPRS, consegui uma estrondosa autonomia de 2 dias. Nunca consegui tal coisa num PDA o que para já é o ponto mais alto a destacar no X1.

Câmara

PDA’s. Os telemóveis da marca são também conhecidos por terem câmaras fotográficas de boa qualidade e o X1 não escapa à regra. Ainda que não possua uma quantidade de megapixels que alguns PDA’s hoje têm, por exemplo 5 MP’s, os 3.2 MP’s deste dispositivo são suficientes conseguindo-se fotografias de qualidade superior.

O flash incorporado, uma função que completa a componente multimédia e nem todos os PDA’s possuem, ajuda a melhorar a qualidade das imagens quando nos encontramos em ambientes com luz reduzida.

Outra inovação, neste terminal, que o destacou à pouco tempo é o facto de podermos escolher no ecrã a zona onde queremos que o focus automático tenha mais acção.

Ambiente Luz

Ambiente Nocturno

A interface gráfica do software da câmara fotográfica do Xperia é bastante semelhante à das câmaras fotográficas, sendo extremamente simples e rápido mudar entre os vários menus e definições. A navegação nos mesmos é feita através de ícones intuitivos e com pequenos textos informativos. Por defeito as fotografias são gravadas no formato .jpg e os vídeos em .3gp com resolução VGA.

A câmara fotográfica tem 6 cenários à escolha, Automático, Retrato, Paisagem, Nocturno, Desporto e Documentos. O focus tem 4 opções, Toque, Automático, Macro e Infinito. As restantes definições permitem activar e desactivar o flash e optar entre o modo normal ou multi-shot.

Já nas definições de gravação de vídeo, podemos escolher o cenário Automático e Nocturno. O focus durante o vídeo também é possível, podendo este ser automático, macro ou infinito. Outra opção bastante interessante é a possibilidade de gravarmos um vídeo normal (640x480) ou em formato MMS (320x240) para poupar e tornar o envio do vídeo mais rápido.

GPS

Infelizmente o software de navegação que tenho não corria no X1 devido à resolução, TomTom ou iGo. Só pude fazer uso do mesmo no Google Maps.

Relativamente ao tempo de aquisição de sinal teve um fix médio de aproximadamente 15 segundos.

Aproveito para informar que na versão final encontramos na caixa o software de navegação Route 66 (versão 8 penso eu)

Software

Obviamente este tópico não podia deixar de ser referido no teste. Uma das coisas que mais chamou atenção às pessoas quando apareceram as primeiras imagens do X1 foram os painéis animados que permitem aceder a funções ou programas de uma forma extremamente rápida e visualmente agradável. Mas o Xperia tem mais em software além dos painéis.

Comecemos pelos jogos, grande parte dos PDA’s tem o Bubble Breaker e o Solitaire, neste X1 encontrei uma versão demonstração do Bejeweled 2 (altamente viciante!!!) e do Astraware Sudoku. Esperemos que os Xperia’s no mercado português venham com uma versão full destes dois jogos.

Ainda nos programas encontrei um ícone curioso, “Handango InHand”. Esta pequena peça de software permite-nos ver o software mais vendido, recomendado, download efectuados na loja virtual de aplicações para PDA. Podemos ler breves descrições sobre o software, visualizar um screenshot, fazer do download da versão Demo e até mesmo comprar aplicações e jogos. Tudo isto em mobilidade!

Passando para as definições, no separador Sistema encontramos o ícone “Ilumination” no qual podemos definir quando queremos que o ecrã do X1 se ligue. Por exemplo, podemos definir que não queremos que o PDA se “ligue” quando recebemos um SMS, MMS, email, etc..

Ainda neste separador activar/desactivar o Joystick óptico, mantendo apenas o Joystick físico, modificar o comportamento de scroll no Internet Explorer, mensagens e outros programas e ainda modificar a sensibilidade do Joystick óptico entre 5 níveis.

Por fim aconselho vivamente a verem o seguinte vídeo, onde se pode ver os painéis em acção e uma excelente aplicação de multimédia. Para quem gosta do Media Center seja do XP ou do Windows Vista simplesmente irá ficar maravilhado pela forma como este "porting" foi tão bem realizado para a plataforma Windows Mobile e que confere a mesma experiência de utilização como se estivessemos a visualizar no PC.

Conclusão

Demorou, mas chegou ao mercado o primeiro PDA da Sony Ericsson com sistema operativo Windows Mobile. Valeu a pena esperar pois a marca apresentou-nos um terminal maduro, com classe e cheio de pormenores que satisfarão tanto no âmbito profissional como no pessoal devido às suas capacidades multimédia.

Talvez fosse interessante possuir um acelerómetro para rotação automática do ecrã, mas sempre que o teclado é aberto o ecrã muda automaticamente a sua orientação.

A autonomia foi certamente a característica que mais me surpreendeu e é dos muito poucos terminais pelo qual trocaria o meu Diamond.

Arquivo(s) anexado(s)

Hardweb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 86 posts

Postado 18 Fev 2009 - 13:47

Imagem Postada

O Xperia X1 foi um dos aparelhos mais aguardados do ano. Apesar da extrema qualidade, possui características que fazem com ele atenda a um público bastante específico de consumidores: os caras que precisam de um aparelho bom o suficiente para trabalhar.

Imagem Postada

O hardware do X1 é bastante robusto, com slot microSD, porta mini USB, entrada para fones no padrão 3,5mm, processador de 528 Mhz, rede 3,5G, Bluetooth, WiFi, GPS, tela WVGA de 800 x 480 pixels, 256MB de RAM e 512 MB para armazenamento de arquivos. Boa parte de seu corpo é construído em metal, com apenas algumas pequenas partes em plástico. A parte traseira tem uma grande tampa em metal e as extremidades emborrachadas, o que ajuda na boa e sólida impressão que tive ao testar este celular.

O teclado possui um slider muito firme e sem folgas, mas senti um pouco de falta das teclas de acentuação e cedilha. Entretanto, ele é muito bem projetado e fica fácil de usar depois de um tempinho. Vale lembrar que digitação não é tão veloz e fluída como a encontrada no Nokia E71, com seu teclado completo em português e sugestão de palavras, que aprende as expressões que você usa com maior frequência, deixando a digitação muito mais esperta e veloz.. Mesmo assim, o tecldo do X1 é bastante razoável...

Fonte: Agência C&T

Hugo Leonardo - Hardweb Eletrônicos
Minhas referências: Fórum Hardmob | Mercado Livre
Imagem Postada
Contatos: hardweb@me.com / Twitter: @hardweb /
Imagem Postada

Filipe™

Membro Platinum PluS

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.592 posts

Postado 18 Fev 2009 - 14:14

Tópico Movido Para Área Correta

heliog

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 06 Mai 2009 - 13:20

Gostei do teclado - MUITO melhor que do i617 da Samsung ou do N71.

Gostei da resolução e da navegação - MUITO mais proxima de um micro de verdade

Quanto ao GPS instalei o TrafficGPS que funcionou SEM nenhum problema em WVGA - menos a tela de apresentação mas isto é detalhe, inclusive com interface touch OK.

Achei a interface um pouco confusa, falta ainda uma interface legal no Windows Mobile, apesar do excelente trabalho feito pela Sony Ericsson.

O modelo que chegou em minhas mãos veio com uma verssão em espanhol do WM6.1, o que torna meio confusa a syncronização. Estou tentando resolver isso ainda.

Adorei o cabo USB PADRÃO - inclusive para carregamento de bateria (diferente de alguns modelos da Nokia que possuem carregador em separado), o fone padrão (diferente de outros modelos Sony-Ericsson) e do cartão microSD (novamente diferente de outros modelo da marca).

Adorei o mouse senssivel a deslocamento- Genial!

Primeira impressão - um Show:legal

invip

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 15 Set 2009 - 18:50

Alguem poderia me ajudar? eu resetei as configuracoes padores do celular, e agora pra eu poder acessar menus, ou simplistemnet ver a hora, tenho que abrir o teclado pra acender a tela. antes eu apenas apertava um dos botoes frontais. como arrumar isto?

desde ja grato

Sinistra

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 4.642 posts

Postado 15 Set 2009 - 20:41

Caro Invip,

Este tópico não foi criado para tirar dúvidas de celulares, pesquise sua dúvida nesta área:

Outras Séries C/D/F/G/J/M/P/R/S/T/X/V

Ela encontra-se neste local:

Sony Ericsson

Provavelmente sua dúvida já estará esclarecida, e caso não encontre a resposta, poste no local correspondente ao que você deseja saber!

tks

TORUK MAKTO

willedloop

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 25 Set 2009 - 18:02

Olá Invip....

Sobre as ligações via Skype através do XPERIA... como funciona?

Eu tendo 3G... minhas ligações de Skype para Skype terão algum custo?

De Skype para fixo ou celulares, pagarei apenas as taxas do Skype ou a operadora do 3G me cobrará algo?

Ouvi comentarem que no caso de usar o Skype no Xperia... ele somente funciona como um Walk-Talk.... é isto mesmo? Existe alguma configuração para converter?

Abraços Willliam

Almussa

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 14 Nov 2009 - 18:42

Ola a todos, existe algum site onde possamos encontrar softwares, jogos e atualizações para o Sony Ericsson Xperia X1 ?

Um abraço,

Fernando

Israel

Membro Master

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 701 posts

Postado 14 Nov 2009 - 22:39

Repetindo o que a Sinistra disse:

Caro Invip,

Este tópico não foi criado para tirar dúvidas de celulares, pesquise sua dúvida nesta área:

Outras Séries C/D/F/G/J/M/P/R/S/T/X/V

Ela encontra-se neste local:

Sony Ericsson

Provavelmente sua dúvida já estará esclarecida, e caso não encontre a resposta, poste no local correspondente ao que você deseja saber!

Vamos começar a ler as coisas, né pessoal?

bumbo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 11 Dez 2009 - 11:59

boas pessoal!

comprei um xperia e gostava de saber se alguem me pode ajudar a actualizar para w.m 6.1 para 6.5 ... e ja agora tambem mudar a idioma para portugues SFF

obrigado

tad_ferreira

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Postado 20 Jan 2010 - 23:39

Gostaria de Saer se alguem já desbloqueou o Xperia X1 e qual foi o procedimento adotado.

Abraços