Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] Garmin XT nos Nokias S60V5

• Por favor, faça o login para responder
645 respostas neste tópico

Marcel_16V

Mais experiente e mais bonito!

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.351 posts

Postado 13 Abr 2009 - 10:26

Garmin XT no Nokia 5800

Primeiro iremos instalar o Garmin XT como mostrado no site NPossibilidades.

Thanks ao Alessandro do Blog NPossibilidades.

Imagem Postada Instalação do programa

1 - Baixe a nova versão no site da Garmin

2 - Conecte o 5800 em modo Transferência de Dados.

3 - Execute o programa.

4 - Na tela do instalador, selecione o aparelho e clique em install.

5 - Após a instalação, desconecte o celular e aguarde alguns segundos para que termine a instalação automática. Caso não ocorra, abra o gerenciador de arquivos e execute o arquivo GarminMobileXT.sis que se encontra no cartão de memória.

Imagem Postada Vozes

1 - Para o arquivo de voz em português brasileiro, baixe o arquivo “Garmin Mobile XT Support Files software version 4.xx.xx“ clicando aqui (também disponível no site da Garmin). Ele contêm arquivos de ajuda, vozes e atualizações de Firmware apenas.

2 - Depois descompacte em sem computador. Abra o seguinte diretório: GMobileCard\Garmin\voice.

3 - Este diretório contém vários arquivos de voz, como espanhol, italiano, inglês… e dois em português (brasileiro e europeu). Copie o brasileiro (Portugues_Brazilian_.vpm) para seu celular (E:Garmin\voice\ *crie a pasta VOICE se ela não existir).

4 - Após isso, abra o Garmin e vá em Ferramen / Defini. / Audio / Voz e troque para Português (Brazil). Pronto, agora você terá uma voz brasileira ditando seus caminhos, ao invés da Maria a mulher do Manuel.

Imagem Postada Instalação do mapa

1 - Acesse o site ( www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php ) e clique no botão GMAPSUPP.IMG (esse arquivo contém o mapa roteável de todo o Brasil);

2 - Escolha o site de onde você fará o download do arquivo e escolha uma pasta no seu micro para salvar o arquivo;

3 - Com o 5800 conectado em modo de Transferência de Dados, descompacte o arquivo ZIP que foi feito download na pasta GARMIN DENTRO DO CARTÃO DE MEMÓRIA (confira no cartão de memória se existe o arquivo cartãodememória\GARMIN\GMAPSUPP.IMG);

4- Ok. Sempre que quiser atualizar o mapa.

*** Quem quiser fazer o download do mapa selecionando por cidades ou estados confira aqui o procedimento http://www.plusgsm.c...9&postcount=325

Depois desse procedimento do NPossibilidades, chegou a parte que eu fiz no meu 5800.

Procure no 4shared o arquivo Garmin_kgen.

Depois de tudo acima, desconecte o 5800 da usb e abra o GARMIN;

Vai optar pela última opção "Procurar um GPS GARMIN".... Cancele a procura do GPS. Vá nas "Ferramentas", "Definições", "Acerca" e anote o número "ID do Cartão".

Feche o GARMIN.

* Abra o Garmin_kgen.exe

* O número que vc anotou do ID do cartão, vc vai escrever no campo "Enter your Card ID here:" depois aperta o botão generate.

* Crie um arquivo no notepad e cole o número que vai estar no "your device unlock code:" salve o arquivo do notepad como SW.UNL (se certifique que a extensão do arquivo seja UNL).

* Volte ao Garmin_kgen, no "Select Map Product" escolha a opção "<custom mapset>" e digite 220 (ID do mapa do Brasil no MapSource), aperte "OK" e depois aperte o botão "Generate" ao lado do EXIT.

* com o número gerado em "Your Map unlock code:" vc abre novamente o notepad e copia o número e cola no notepad. Salve o arquivo com o nome de GMAPSUPP.UNL

* Pegue os dois arquivos criados por você:

SW.UNL e GMAPSUPP.UNL

Conecte o celular em modo de transferência de dados e copie os arquivos para o cartão de memória, dentro da pasta GARMIN que existe na raiz.

* Abra o Garmim. Não te dará mais a mensagem de licensa. Mas vc precia ir em "Ferramentas" , "Definições", "Sistema", "GPS Remoto" e escolha a opção "Utilizar GPS instalado/integrado" aperte o botão "Activar" e deverá aparecer o ID do cartão, o tipo do GPS "GPS assistido" e um gráfico com o desempenho da antena GPS.

* Aperte o botão "Concluído". Volte em todos os menus...

vá para um lugar aberto e clique em "Ver Mapa"... e deixe ele achar o GPS que o mapa vai aparecer depois disso.

* Enquanto ele não encontrar o GPS, a tela ficará em branco sem mapa algum.

Pronto, Garmin instalado, falando português brasileiro e com mapas do Tracksource.

Troubleshoot:

Se vc criou os arquivos UNL e ele continua pedindo abrindo a tela de licensa, favor verificar esse post:

http://www.plusgsm.c...3&postcount=192

Dicas:

Como deixar a tela ligada direto quando o Garmin está rodando, seja por Navegação ou não:

http://www.plusgsm.c...921&postcount=3

Como melhorar a recepção de satélites:

http://www.plusgsm.c...ad.php?t=117143

Abraço para todos.
Marcel_16V
Já fui Symbian, já fui iOS, já fui WindowsPhone, mas sempre volto pro Android. :legal
Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Note 10.1, Lumia 620 (eca) e Apple Ipad 2 (eca).

Marcel_16V

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.351 posts

Postado 14 Abr 2009 - 07:57

Re: [Tutorial] Garmin XT no Nokia 5800

Funciona também no N95 8GB, E66 e N78. Todos instalados e funcionando.

Os mapas do tracksource tem poucas ruas fora das grandes cidades. Precisei de uma rua em Bangu e não aparecia no Garmin do meu 5800, mas apareceu no IGO8 do Omnia do meu irmão. :(
Marcel_16V
Já fui Symbian, já fui iOS, já fui WindowsPhone, mas sempre volto pro Android. :legal
Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Note 10.1, Lumia 620 (eca) e Apple Ipad 2 (eca).

thruiz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Postado 15 Abr 2009 - 10:20

to com problema, meu 5800 nao conecta em modo de transferencia de dados...ja tentei tudo aki....conecta em modo pc suite, transf de imagem e transf de midia....agora qdo coloco em transf. de dados o pc nao reconhece......dai nao consigo instalar...

Marcel_16V

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.351 posts

Postado 15 Abr 2009 - 10:40

to com problema, meu 5800 nao conecta em modo de transferencia de dados...ja tentei tudo aki....conecta em modo pc suite, transf de imagem e transf de midia....agora qdo coloco em transf. de dados o pc nao reconhece......dai nao consigo instalar...

teste em outro micro. Provavelmente ocorreu alguma falha durante a instalação do driver nesse micro que vc está usando.
Marcel_16V

thruiz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Postado 15 Abr 2009 - 12:55

teste em outro micro. Provavelmente ocorreu alguma falha durante a instalação do driver nesse micro que vc está usando.

valeu marcel....bem isso mesmo..fui em outro pc e deu certo...ja instalei, td certinho, agora a tarde vou dar umas voltas pra ver em funcionamento....

Marcel_16V

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.351 posts

Postado 15 Abr 2009 - 13:51

valeu marcel....bem isso mesmo..fui em outro pc e deu certo...ja instalei, td certinho, agora a tarde vou dar umas voltas pra ver em funcionamento....

:legal
Marcel_16V

neoslater

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 16 Abr 2009 - 16:55

Valeu marcel. Super tutorial, mas não tem como usar o conjunto de Mapas: City Navigator Brazil v4 NT? Abração!!

Marcel_16V

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.351 posts

Postado 16 Abr 2009 - 17:10

Valeu marcel. Super tutorial, mas não tem como usar o conjunto de Mapas: City Navigator Brazil v4 NT? Abração!!

Tem sim, irmão. Eu já li, mas como sites de download aqui são bloqueados e em casa eu quase não paro, está dificil de baixar o CNB e testar. Tem feriado terça e quinta aqui no RJ, dah pra fazer nesse tempo.

Fazendo, complemento aqui. :legal
Marcel_16V

MousePad

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 107 posts

Postado 16 Abr 2009 - 18:36

Funciona também no N95 8GB, E66 e N78. Todos instalados e funcionando.

Os mapas do tracksource tem poucas ruas fora das grandes cidades. Precisei de uma rua em Bangu e não aparecia no Garmin do meu 5800, mas apareceu no IGO8 do Omnia do meu irmão. :(

Acontece que os mapas do Tracksource são feitos por colaboração. E concorda que existem muito mais pessoas com um GPS e ajudando em cidades grandes do que no interior? Minha cidade por exemplo não tem mapa, e então eu estou mapeando a cidade e vou enviar pro meu desenvolvedor. E se sua cidade também não tiver mapas, deve fazer o mesmo, porque isso pode acabar por ajudar outras pessoas.

:legal

andreheitor

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 180 posts

Postado 17 Abr 2009 - 02:29

Testado e funcionando no meu Nokia 5800. Baixei o mapa TRC-Brasil_v601a.

VALEU MARCEL_16V !!!!

Tem algum tuto ensinando a fuçar no GarminXT (navegação, pesquisa de endereços, traçar rotas, etc..)?

digobsb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 21 Abr 2009 - 14:55

Tenho um nokia 5800 850mhz funciona o garmin????

franco.ssp

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6.059 posts

Postado 21 Abr 2009 - 14:59

Tenho um nokia 5800 850mhz funciona o garmin????

É para funcionar em qualquer 5800, tendo em vista, todos possuírem o mesmo sistema Operaciona Symbian. OK??

neoslater

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 30 posts

Postado 24 Abr 2009 - 01:16

Então, eu instalei conforme tinha no meu outro N95, O Garmin XT (instalado conforme tutorial) e o Mapa City Navigator Brazil v4 NT e funcionou perfeitamente!!! Valeu e um grande abraço!!

wishbone

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 21 posts

Postado 24 Abr 2009 - 19:41

Cara, eu tô com um problema. Instalei o programa, mas não consigo passar da tela de seleção do idioma porque não consigo selecionar o botão inferior. É como se o touchscreen não estivesse funcionando, porém eu consigo passar de um idioma para o outro sem problemas. Só não consigo selecionar a opção "próximo". Que eu faço?

Marcel_16V

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 3.351 posts

Postado 24 Abr 2009 - 21:48

Cara, eu tô com um problema. Instalei o programa, mas não consigo passar da tela de seleção do idioma porque não consigo selecionar o botão inferior. É como se o touchscreen não estivesse funcionando, porém eu consigo passar de um idioma para o outro sem problemas. Só não consigo selecionar a opção "próximo". Que eu faço?

Vai no gerenciador de programas e remove o Garmin. Depois instale-o novamente.
Marcel_16V

Renatoabc

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 25 Abr 2009 - 18:45

O meu não acha a rede gps de jeito nenhum :(

franco.ssp

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6.059 posts

Postado 25 Abr 2009 - 18:56

O meu não acha a rede gps de jeito nenhum :(

Você já conseguiu acessar o GPS pelo Nokia Maps original do seu celular??

Renatoabc

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 25 Abr 2009 - 19:28

Franco, também não.

Antes eu tinha um E71 e com ele eu conseguia usando o plano de dados mas com esse nem assim.

franco.ssp

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6.059 posts

Postado 25 Abr 2009 - 19:38

Franco, também não.

Antes eu tinha um E71 e com ele eu conseguia usando o plano de dados mas com esse nem assim.

Brother, como não tenho um 5800 ( tenho um N95 8GB ), prefiro não sair postando dicas baseadas na experiência que tenho com o uso do meu celular. Ok??

Aguardemos os demais users, possuidores de aparelhos similares ao seu ou o criador desse tutorial, postar algum comentário concreto. Tudo bem??

Renatoabc

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 25 Abr 2009 - 19:48

Na duvida, mandei email pro cara que comprei o celular. Pode ser que o receptor do GSP esteja zuado, vai saber. Acho que não é isso, pois GPS de celular normalmente muitos reclamam em relação a conexão, mas vai saber :P

Meu amigo que tem N95 disse que o GPS dele só funciona quando ele ta na areia da praia hehehehe

Mesmo assim, obrigado pela atenção :)