Ir para conteúdo



Foto

Tópico de vocabulário (leia antes de fazer qualquer coisa)


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

Mortanius

    Iniciante

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 16 Abr 2006 - 22:47

Editando o post para acrescentar outros conceitos:



atenciosamente,



joaopssousa



A intenção desse tópico é dizer o que cada termo representa, então vamos começar:



OCX register = É um pacote com DLLs, se vc num sabe o que são dlls, bruscamente falando, sem elas o Software não funciona é como se fosse um pacote de bibliotecas na qual o aplicativo se baseia para funcionar., por isso ela é indispensável nos aplicativos. O OCX register é um caso em particular de alguns softwares Siemens.

Fubu ou fullflash = É tudo = flash + eeprom + bootcore do celular;

flash = Local onde ficam os arquivos, como menus, sons, figuras e algumas configurações do celular;

eeprom = Local de armazenamento das configurações mais importantes do celular, como simlock, padrões de conexão, algumas customizações do aparelho etc.;

bootcore = Pequena parte da flash que inicializa o firmware do celular, permite tb a conexão de celulares com dispositivos externos (PC, box etc.). Através dele é que conseguimos fazer a leitura dos hexadecimais que compõem a Fullflash de nossos telefones ou até mesmo escrita de alguma alteração nestes mesmos hexadecimais (ver patch);

flex memory = Faz parte da flash, essa é a parte que vc pode "brincar" no celular, é a parte de entretenimento q vc coloca fotos, sons, jogos e programas (qndo suportados) etc.

patch = Alterações que vc pode fazer no firmware do celular, como por exemplo tirar aquela confirmação inicial "Deseja ligar o celelular?", mas não se limita somente a isso, com patchs, vc pode alterar telas, aumentar a memória, escutar mp3 em alguns celulares dentre outras funções. O programa usado para se aplicar patchs chama-se V-klay.

V-klay = Serve para fazer o backup (cópia de segurança) da fubu, assim como tb é capaz de gravar uma fubu em seu celular, aplicações de patchs e é excelente para reparos, caso tenha acontecido algum problema, como uma falta de energia no momento da atualização ou aplicou algum patch de maneira errada;

PapuaUtils = Este programa tem um monte de funções, mas as principais são desbloqueio, cálculo das chaves de comunicação com o bootcore (habilita a comunicação do celular desligado com programas sem necessidade do TP), gerar loader (alguns celulares só funcionam com os gerados pelo X65flasher), reset dos códigos de segurança (somente este sim, reset das chances de colocar o pin, reset do pin etc.) entre outras funções de reparo;

X65flasher = Também pode gerar o loader (arquivo de comunicação do bootcore com algum programa que requisite que o celular esteja desligado, vklay, algumas funções do papuas e o próprio X65flasher entre outros), fazer backup e colocar flashs também;

Freia = Programa mais usado para os celulares mais antigos, podendo fazer backup e tb colocar flashs no celular, calcular map (tem função de desbloqueio, reset dos códigos e recalcular o IMEI quando colocada a flash de outro celular no seu)

Joker = Faz tudo que o Freia faz e mais um pouco, como correção de contraste (antigo problema comum nos primeiros siemens coloridos) leitura de alguns códigos do celular e "ressucitamento" daqueles que sem motivo aparente se desligam e quando tentamos ligar acende uma luz azul, dá um "buzzz"e desligam novamente (muito comum tb nos primeiros coloridos da siemens).



Infelizmente para evitar a violação dos celulares, essas modificações que não podem ser feitas por programas da própria fabricante e tb para evitar os desbloqueios por nós "meros mortais", a siemens e outras empresas criam barreiras para que os programas não tenham comunicação com o bootloader. Essa comunicação pode ser reestabelecida fazendo o que chamamos de test point ou simplesmente TP;



Test Point ou TP = Devido a facilidade de desbloqueio de alguns celulares e a criação de programas que façam modificações nos firmwares, os fabricantes colocam travas para q os mesmos nao se comuniquem com os tais programas impedindo entao o desbloqueio e outras alterações como conversões como a do A55 em C55 e aplicações de patchs.



Para remover essas travas, se vc não possuir um equipamento para trabalhar com o celular (as famosas box, como martech e dream box), só com um simples cabo unlock vc não conseguirá e esses equipamentos possuem um custo elevado para uma pessoa que está somente personalizando o seu celular e não pretende ganhar a vida com isso.

Mas se vc é daqueles q não ligam pra garantia e entende bem de eletrônica, soldas, trilhas vc pode optar pelo milindroso Test Point (na verdade nem sempre é milindroso). A função disto já foi citada acima, permitir a comunicação entre o celular e o programa ou alguma box. Ele consiste em simplesmente na abertura do aparelho (isso mesmo desmontar) e na sua maioria rompe-se uma trilha q não é muito grande. Há casos em que se tem de remover certos componentes, mas é a minoria. Ainda há tb casos que vc só precisa ligar um ponto a outro da placa. Aqui no forum já tem um exemplo pra vcs terem uma noção, no tópico de desbloqueio com o Freia .



Às vezes pode ser bem trabalhoso, exigindo em alguns casos o uso de microscópio e requer muita concentração e paciência. Uma falha e o aparelho já era. Uma vez removida essa trilha o aparelho nunca perderá a comunicação com os tais programas e vc poderá trabalhar com ele sem problemas (poderá matar o celular sem medo de ser feliz heheheeh). Cada aparelho tem a localização certa dessas trilhas ou pontos. Existem arquivos que vem com a foto do Test point de cada aparelho.



Abaixo um programa com tais fotos:



Test Point Selector



PS: É sempre bom ressaltar q com isso bye bye garantia e deve ser feito por pessoas capacitadas para tal.