Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] Instalando Sistema Operacional(Flash) no HERALD!

• Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 17 Set 2009 - 15:46

[Tutorial] Flash HTC HERALD(Modificando o Sistema Operacional)

E ai galera, tudo beleza?

Tenho conhecimentos na área tecnológica e sempre de gostei de aparelhos eletrônicos, antigamente eu fazia troca de sistema em um celular da motorola chamado e398(um excelente celular até hoje) e infelizmente roubaram meu celular e passei 2 anos para chegar ao HTC, então descobri que até o nosso HTC também tem troca de Flash(SO) então logo no primeiro dia que comprei o celular já comecei a mecher e trocar sistemas do celular, então se vocês querem saber aonde aprendi tudo isso? A palavra chave se chamar GOOGLE.

Primeiro:

Nesse Tutorial vou explicar “detalhadamente” como instalar um novo sistema operacional em seu celular HTC HERALD (P4350 pra gringa e P4351 pra nacional),

Primeiro: Tenha consciência que você sabe o que esta fazendo! Esse procedimento é por pura e plena responsabilidade “SUA”, eu só vou explicar quais procedimentos fazer, quais programas usarem e que medidas tomarem em certos momentos, se você bixou o seu celular É porque você fez algo errado e até o momento não vou fazer nenhum Tutorial para Unbrick do nosso celular.

Conclusão: Se o celular apagar e não ligar mais, só garantia de autorizada(ou algum outro tutorial que esteja aqui ou na NET ensinando a fazer um unbrick de cel. Htc).

Segundo: Esse procedimento foi testado e retestado por mim em meu celular HTC P4351(HERALD).

Terceiro: Esse procedimento não vai desbloquear seu celular de nenhuma operadora, se você estiver com o intuito de trocar o SO do seu celular pensando que vai desbloquear ele, Então desista por aqui, pois você só vai desbloquear seu celular por código de subsidio.

O que vou precisar?

• Você vai precisar de um programa Chamado MyFirstRom e Uma ROM compatível com o nosso celular: para conseguir isso eu upei no 4shared

4shared.com

HERALDByXumb

File: Pacote Atualização By Xumb.rar

Type of file: File

Size: 1,290 KB

Uploaded: 2009-09-17

Author: wagner.vb

• Um cabo USB de boa qualidade que você tenha certeza que esse cabo não esta gerando nenhum mau contato ou perda de dados na hora da sincronização (mais pra frente vou explicar porque)

• Um computador com nobreak que sustente até 20min se faltar energia ou um notebook(esse procedimento pode ser feito por computadores comuns mais você corre o risco de se cair à energia ou oscilar a energia na hora da atualização, você perder o seu celular dando um brick nele).

• Software que vem junto com o celular para sincronizar o seu celular ao PC que se chamar ActiveSync.

• E seu cel. Com bateria 100% carregada (você pode fazer sem estar 100% carregada mais é por sua conta e risco :P)

• Celular em modo avião

• Retirar o chip e cartão de memória do celular (nos procedimentos que eu fiz eu não retirei o chip nem o cartão de memória, mais por precaução faça isso).

• Fechar todos os programas que você estiver em execução.

• Um pouco de experiência em manuseio de softwares.

Mãos a obra:

Depois que você baixou o arquivo que eu upei no 4shared que se chama “Pacote Atualização By Xumb.rar”, descompacte o arquivo dentro de qualquer diretório que você desejar, Dentro da descompactação vai estar 2 arquivos “Site Para Baixar Flashs By Xumb.txt” e “MyFirstRom.zip”.

Descompacte o MyFristRom em qualquer diretório depois abra o arquivos “Site Para Baixar Flashs By Xumb.txt” para se informar dos links aonde você vai baixar as sua Flash(SO) que você vai inserir no seu celular.

A flash que eu estou inserindo no Tutorial se chama “f1rick's” que é a que eu utilizo no momento.

Depois que você baixou o seu sistema desejado, ele vai vim compactado também! Descompacte e pegue o arquivo que tem a extensão .nbh e vá na pasta MyFristRom e cole dentro da pasta RUU, isso mesmo você só vai pegar o arquivo e colar lá!

Depois que você fez esses procedimentos, vamos para a parte de atualização!

Se seu nunca foi instalado nenhuma Flash(SO) você primeiro vai ter que fazer um desbloqueio para o seu celular aceitar as novas instalações!

Obs. Se seu celular já foi atualizado e você esta fazendo esse processo pela segunda vez, não precisa executar essa parte.

Conecte seu cel. Com cabo USB que nós falamos no começo do Tutorial , Depois que seu cel. Estiver sincronizando com o ActiveSync vá na pasta MyFirstRom novamente nela tem um arquivo chamado herald-uspl, abra o arquivo ele vai abrir uma janela em DOS

aperte a tecla ENTER, Repare que seu celular vai aparecer uma tela com 4 cores (vermelho, azul, verde e branco)

esse processo se divide em 3 passos então a cada passo que for terminado você tem que digitar a tecla ENTER.

Se for a segunda vez que estiver atualizando você pode começar daqui:

Depois disso quando o ultimo passo for feito ele automaticamente vai abrir um novo programa que é a parte perigosa do nosso Tutorial(para quem esta atualizando pela segunda vez Entre na pasta RUU que você colocou a sua Flash(SO) e abra o programa ROMUpdateUtility que ele começara já dessa parte),

Nessa parte você deve marcar as caixinhas e apertar em next

OBS: Não esqueçam de checar se o ActiveSync esta conectado.

Novamente você vai marcar a caixinha e apertar em next

Vai aparecer essa janela significando que ele esta checando seu celular!

Nessa hora ele esta vendo se seu cel. tem conectividade

Agora ele te informa o nome do Sistema Operacional(Flash) que vai ser instalada no seu celular

Nessa parte ele te informa o Sistema Operacional que esta instalado em seu celular, nessa parte esta com nomes iguais no From e no To porque é como eu falei no começo do Tutorial, eu estou instalando uma Flash que eu atualmente estou usando, se você estivese usando outra Flash, por exemplo, a CleanROM iria aparecer no From o nome do meu sistema operacional atual instalado e no To iria aparecer CleanROM.

Agora é a parte que eu falei no começo do Tutorial sobre o cabo USB, Se seu cabo USB ou seu PC der alguma falha na hora da instalação, já era! Você brickou seu celular, na linguagem de atualizações de qualquer hardware o termo Brick se chama TRAVAR, então se algum problema acontecer na hora da instalação por motivo de falta de conectividade ou falta de energia ou seu PC travar no meio do processo pode ter certeza que você vai gerar um brick em seu celular.

Clicando em next nessa tela nos vamos passar para a instalação do sistema em seu celular.

Nessa parte você vera que seu celular ficara por um certo momento novamente com a tela de 4 cores e depois vai aparecer uma barra de porcentagem que ira progredir de acordo com o processo do computador.

Nesse momento não mecha no cabo USB, não mecha no PC e nem mecha no celular!

Você verá que a conexão usb com o ActiveSync ira se desincronizar! Depois disso ele vai entrar em modo flash e iria instalar algums drives no seu PC automaticamente, depois que o drive for instalado é que vai haver a inserção do sistema operacional em seu celular.

Como saber que o processo acabou?

Simples, depois disso você verá que na tela do seu celular vai entar uma nova entrada de iniciação, por medidas de segurança só retire o cabo depois que o sistema iniciar por completo.

Lembre-se, Depois que você retirar a Flash do seu celular, você não terá aquela Flash de volta! Você só conseguira aquela Flash novamente se tiver a disponibilidade de você baixar ela novamente em algum lugar!

Vou logo avisando que achar Flashs para nossos celulares em Português será muito difícil!

Até hoje eu não achei nenhuma!

A grande maioria é em inglês!

Esse procedimento foi feito por mim e até o momento esta dando certo.

Lembrando, Esse Tutorial foi Feito por mim no intuito de ajudar ao pessoal da Plus GSM!

Mais adiante estarei criando mais outros Tutoriais e um deles vai ser a instalação do Android(LINUX) no nosso HTC HERALD.

Bem, é isso ai!

[]´s

Xumb

Arquivo(s) anexado(s)

joaon

Membro Master

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 906 posts

Postado 17 Set 2009 - 19:46

Camarada....

Excelente tutorial!

Parabens!

Quanto a questao do link... alterei o tutorial com um metodo "lícito" para postar esse tipo de material, voce pode usar como modelo ;)

abraco, e parabens novamente!

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 17 Set 2009 - 20:53

Beleza, no proximo tutorial vou tentar fazer do jeito que você fez ai...

Draven

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.503 posts

Postado 17 Set 2009 - 21:37

Esta muito bom mesmo!

Parabens!! continue assim que voce vai longe amigo!

:legal

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 18 Set 2009 - 08:37

Muito obrigado a vocês que gostaram do tutorial, futuramente estarei fazendo o proximo tutorial de como instalar o linux no HERALD ;D

[]´s

Xumb

katrakasp

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 22 Set 2009 - 10:39

Olá...

Gostaria de um help antes de fazer o upgrade ...

Como eu faço um backup do meu SO ?

Consigo voltar para o original depois?

Obrigado.

joaon

Membro Master

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 906 posts

Postado 22 Set 2009 - 14:46

Amigo..

Ja li alguns artigos sobre DUMP do firmware (SO)... nenhum bem sucedido...

entao tenha em mente que voce nao vai conseguir reverter o processo de flashing... o que voce pode fazer e baixar uma versao "stock" do SO (versao de fabrica / da operadora) e instalar novamente.

Adicionalmente, seus emails, musicas, sms, contatos, compromissos, documentos, enfim, tudo que nao for salvo no cartao ou backupeado pro pc vai ser perdido no processo... Bem como programas que voce tem instalado.

A carater de opiniao pessoal, eu tive esse mesmo receio antes de flahsear meu excalibur, mas como 99% dos usuarios que se aventuraram no universo do flashing, nao me arrependo nem um pouco, e uma experiencia muito interessante e te deixa com uma gama de novas possibilidades.

abraco

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 23 Set 2009 - 08:24

O unico tipo de backup que eu conheço até o momento é o backup de arquivos, não de sistema operacional...

ja vi topicos falando sobre fazer um backup do nosso celular (que é assim que a galera faz novas flashs, pegando um programa e criando uma imagem do seu sistema operacional) mais pra mim nunca fui util fazer backup então depois eu vou dar uma olhadinha mais aprofundada sobre isso e posto algo a respeito aqui no forum.

Sim e o tutorial do linux no nosso celular eu nao esqueci!!! é porque aqui na empresa apertou os serviços e não estou podendo fazer o tutorial.

[]´s

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 20 Nov 2009 - 11:58

Amigos descobri como deixar a rom enxuta, bem, comigo prestou né kkkkkkkk

quando terminar de instalar e configurar o toutch screen ele vai reeniciar e vai aparecer uma tela instalando os aplicativos, nessa hora eu resetei o celular hauhauhauhauauha o bixo ficou a rom original em ingles :D

foi um golpe arriscado, mais prestou huahuahuahuaha

crigos

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 29 Nov 2009 - 09:45

bah fiz algo errado e agora e aparece a tela do windows mas não carrega, e o active sync não conecta, tem como eu instalar o programa novamente por outro meio?

crigos

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 01 Dez 2009 - 17:31

problema resolvido:

http://www.plusgsm.c...ad.php?t=135819

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 02 Dez 2009 - 08:30

é eu vi crigos ^^

dogras

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 20 posts

Postado 11 Dez 2009 - 19:17

poxa vida,otimo o tutorial,só estou criando coragem pra fazer isso,mais eu querendo mais é testar o android,mias creio que até fim de semana eu tentarei mudar,mesmo assim valeu mesmo xumb!esclareceu muitas duvidas!

dogras

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 20 posts

Postado 12 Dez 2009 - 20:26

aeww sim,decidi fazer de vez mesmo,pois quem não arrisca não petisca né?deu tudo certo,fique feliz,muito obrigado pessoal! o forum sempre me ajudando com o que eu preciso!

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 15 Dez 2009 - 08:24

de nada dogras, quando tiver mais duvidas sobre atualização e etc, é só perguntar, lembre-se "ninguem nasce sabendo de tudo" por isso que estamos aqui pra ensinar o que a gente sabe.

[]´s

fgabrieljunior

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 15 Dez 2009 - 13:50

Fala Xumb!

Em primeiro lugar quero te parabenizar pelo tutorial. Show de bola mesmo. Coloquei um link dele lá na Comunidade do Orkut, mantendo seus créditos, ok!? Muito bom mesmo.

Cara, estou com uma dúvida quanto a ROM.

Lá na comu xda-developers baixei essa rom que tu falou - f1ricks - mas não sei se é a mesma que você usou e está usando. Qual a versão que você usa? Essa da comunidade é a 3.6.

Você acha essa ainda a melhor rom? Qual a versão do Windows Mobile dessa ROM?

Abaixo segue a descrição completa da ROM que eu baixei. Obrigado mais uma vez e parabéns.

f1ricks Roms - v3.6 - (Herald & Wing)

[Hardware]

HTC P4350 - Herald & Wing

[Version V3]

CE OS : 5.2.21041

Build : 21042.1.6.1

NET : 3.5.7283.00

[Memory]

Storage Free : 43 MB

Memory Free : 26-27 MB

[Notes]

Flash using RUU and Hard-SPL

This is a basic herald rom without any htc applications so it can be customised after flashing

Has a 5 MB pagepool

ctavaresjr

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 16 Dez 2009 - 07:01

Poxa Legal cara, muito bem explicado, mas estou mais interessado no tutorial de instalação do Linux no P4351, você tem noção de quando fará a publicação dele?

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 16 Dez 2009 - 12:23

Fala Xumb!

Em primeiro lugar quero te parabenizar pelo tutorial. Show de bola mesmo. Coloquei um link dele lá na Comunidade do Orkut, mantendo seus créditos, ok!? Muito bom mesmo.

Cara, estou com uma dúvida quanto a ROM.

Lá na comu xda-developers baixei essa rom que tu falou - f1ricks - mas não sei se é a mesma que você usou e está usando. Qual a versão que você usa? Essa da comunidade é a 3.6.

Você acha essa ainda a melhor rom? Qual a versão do Windows Mobile dessa ROM?

Abaixo segue a descrição completa da ROM que eu baixei. Obrigado mais uma vez e parabéns.

f1ricks Roms - v3.6 - (Herald & Wing)

[Hardware]

HTC P4350 - Herald & Wing

[Version V3]

CE OS : 5.2.21041

Build : 21042.1.6.1

NET : 3.5.7283.00

[Memory]

Storage Free : 43 MB

Memory Free : 26-27 MB

[Notes]

Flash using RUU and Hard-SPL

This is a basic herald rom without any htc applications so it can be customised after flashing

Has a 5 MB pagepool

Oi, rapaz eu estou usando essa mesma ai que você falou, mais eu peguei pelo site da wing ;P

Xumb

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 68 posts

Postado 16 Dez 2009 - 12:27

Poxa Legal cara, muito bem explicado, mas estou mais interessado no tutorial de instalação do Linux no P4351, você tem noção de quando fará a publicação dele?

Cara o do linux eu to soh esperando a cam pra por aqui na forum, mais vou logo adiantando que eh mamada cara instalar o linux no nosso cel. o negoico eh que nao esta prestando ainda.

axo que ele soh esta funcionado ums 40% do que era pra funcionar...

fgabrieljunior

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 21 Dez 2009 - 09:09

Amigos,

Estou com problemas...

Quando executo o software para atualizar a rom, recebo a msg de erro 207 file currupted em QUALQUER ROM que utilizo... Qual pode ser o problema!?!?

Minha IPL é 4.18.002 e eu SPL é 4.18.000 e meu HTC é um TIM.