Ir para conteúdo



Foto

[Dica] Recuperando pendrives problemáticos


  • Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1

Ana Bárbara

    Membro Master

  • Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.931 posts

Postado 04 Out 2009 - 12:19

Muitas pessoas me perguntam sobre como solucionar problemas com pendrives inacessíveis ou queimados e a solução nem sempre é jogar o dito cujo fora.




Primeira dica: Compre pendrives de marcas de confiança, como Kingston, Sony ou SanDisk. Existem pendrives Kingston genéricos sendo vendidos no mercado. O verdadeiro Kingston dá 5 anos de garantia contra defeitos de fábrica, independente da garantia dada pelo vendedor.




Segunda dica: Não plugue o seu pendrive nas entradas USB frontais de computadores desconhecidos. Estas entradas frontais são extensões ligadas por fios na placa mãe e caso algum destes fios esteja ligado de maneira errada, pode causar um curto no pendrive e queimá-lo. As entradas frontais de computadores de grife como Dell e HP costumam ser confiáveis, mas prefira as entradas traseiras que são ligadas diretamente na placa mãe e não oferecem tanto perigo.




Preciso desmontar a unidade no Windows antes de desplugar o pendrive do micro? Se nenhum arquivo estiver sendo acessado dentro do pendrive e a luz de indicação do mesmo estiver apagada, não é preciso desmontar a unidade. Essa conversa de que desplugar o pendrive sem desmontar a unidade queima o aparelho é conversa fiada, do tempo do Windows98. Tenho um pendrive a 3 anos e nunca desmontei sua unidade antes de removê-lo e ele cotinua intacto.




Terceira dica: Evite usar MP3 Players como pendrives. As memórias destes aparelhos, principalmente dos modelos estilo “chaveirinhos” são de péssima qualidade e possuem uma curta vida útil. Caso você carregue arquivos importantes que precisam ser constantemente acessados, tenha um pendrive e um MP3 Player.




Quarta dica: Os vírus e trojans da atualidade adoram pendrives. Tenha sempre um anti-vírus atualizado e passe-o sempre que o seu pendrive for conectado em computadores suspeitos. Desative a execução automática e faça uma varredura antes de usá-lo.




Pendrive inacessível: Acontece quando plugamos o pendrive e ele é reconhecido pelo Windows, mas ao tentarmos acessá-lo, ele pede para ser formatado. Na maioria dos casos isso ocorre porque o sistema de arquivos do pendrive foi corrompido, muitas vezes por vírus.



Se você possui algum arquivo que não pode ser perdido, tente abrir o pendrive em algum sistema não Windows, como o Linux. Em alguns casos funciona e os arquivos inacessíveis ficam disponíveis para serem salvos. Infelizmente na maioria dos casos, apenas uma formatação do pendrive pode retorná-lo ao seu estado de uso original.




Pendrive não pode ser formatado: Existem casos mais graves onde ao tentarmos formatar o pendrive, aparece a mensagem de disco protegido contra gravação. Como nestes casos a formatação não é possível, muita gente joga o pendrive fora.




Se você já perdeu um pendrive desse modo, você agora ficará bravo, pois saiba que existe uma solução. A Apacer, fabricante de chips de memória disponibiliza em seu site ferramentas que possibilitam o destravamento do chip de memória para que ele possa ser formatado novamente e recuperado.




A ferramente mais usada é o USB Utility Repair, que apesar de ser desenvolvido para os chips de memória da empresa, funciona praticamente em qualquer outra marca de pendrive.




1. Faça o download da ferramenta e instale-a no micro.




2. Execute o programa e mande-o formatar o pendrive. Note que após a formatação, a unidade ainda não estará acessível pelo Windows.




3. Faça a formatação novamente, desta vez pelo método normal utilizando o Windows e o pendrive não estará mais protegido contra gravação.




Pronto! O seu pendrive dado como morto estará pronto para encarar novos desafios. Caso a ferramenta não funcione com o seu modelo de pendrive, entre na seção de downloads no site da Apacer, mude o Download Type para Utility e aparecerão diversas outras versões do Repair Tool, basta testá-las e encontrar a que consiga formatar o seu pendrive.




Pendrive queimado: Conecto o meu pendrive em vários computadores diferentes, em nenhum deles o dispositivo é reconhecido e a luz de indicação nem acende, e agora?




Provavelmente o seu pendrive sofreu alguma descarga elétrica mais forte (curto-circuito) e queimou. Este sim é o momento de planejar o velório do seu companheiro, pois apesar de alguns tutoriais na internet tentarem reviver pendrives queimados, o processo é complicado para pessoas leigas, devendo ainda funcionar em apenas casos muito específicos, ou seja, nada que vale a pena tentar.




Previnir como sempre é melhor do que remediar, cuide do seu pendrive com carinho!



Fonte: pliniotorres.wordpress

Arquivo(s) anexado(s)


Where ever you go... there you are. Going day by day... so let's see where it takes me!


#2

Campos ®

    Membro Master

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.156 posts

Postado 04 Out 2009 - 12:45

Tópico muito bom !

#3

Minoru Japonna

    Iniciante

  • Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 22 Mar 2012 - 16:16

Olha Tá De Parabéns Viu!!! Tópico D+!!!
Eu Ficava P..... Da Vida Quando Alguém Tirava Meu PenDrive Sem Ejeta-lo Pensava Que Ele Podia Dizer Adeus. Na Época Que Comprei Ak (Kingston 8Gb) Era Lançamento!!! Abraços!!!

#4

Sys0p

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 posts

Postado 16 Set 2012 - 01:07

Olá a todos, discordo em algumas partes. Se existe a função "ejetar" alguma utilidade ela tem, os engenheiros não iriam colocar essa função atoa no windows (98, XP, Vista, Seven, Linux). Trabalho com manutenção de micros, tenho alguns anos de atendimento a pessoas e a empresas (± anos), já ouvi diversas vezes pessoas dizerem que nunca ejetam os dispositivos e um belo dia ele parou de funcionar, depois de serem orientadas a sempre ejetar o dispositivo esse tipo de ocorrência acabou, e sempre que acontece algo assim, a pessoa conta que esqueceu de ejetar o dispoitivo. Tenho um pen de 1GB faz muitos anos (já perdi a conta do tempo) e o mesmo funciona ainda, lógico que sempre ejetando. Quando da erro de leitura ou erro ou disco protegido contra gravação, provavelmente ele foi retirado sem ter sido ejetado. Virus corrompe a estrutura de arquivos, não o hardware, no caso o chip de memória. Era isso, abraços galera.
SII 4.0.3