Ir para conteúdo

Foto

Customizando a ROM do TREO 680

• Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

turbovix

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 41 posts

Postado 02 Jan 2010 - 21:36

Customizando a ROM do TREO 680

Atenção:

Este tutorial é livre, pode ser copiado e alterado desde que se mantenham os créditos dos autores.

Por eu não ter conseguido colocar as imagens aqui no fórum, disponibilizei um tutorial em PDF aqui: (https://docs.google....I5NGZk&hl=pt_BR

Quero frisar que este procedimento é completamente seguro, pois utilizaremos o modo de atualização da própria PALM, ou seja, ele segue todos os critérios de segurança antes de fazer a atualização da ROM e Firmware.

Existem outros modos que você evita alguns procedimentos de segurança, entretanto corre o risco de CONRROMPER a ROM, sendo possível o reparo apenas em assistência técnica da PALM.

Créditos:

Script: ZIP2PDB.REX - O'Razoff

RomTool - Shadowmite

Tutorial: Marcio Kleber Torres – Turbovix:D

OBS:

É necessário ter um leitor de Cartão SD/SDHC no seu PC, caso contrário ter o programa Card Export II, instalado em seu TREO. Ele faz com que o seu equipamento se transforme em um leitor de cartões

Infelizmente todo procedimento será no WINDOW$ , então teremos que ter alguns programas/arquivos extras para darmos inicio ao nosso trabalho.

São eles:

Regina - Baixe aqui !!!

Script - Baixe aqui !!!

Rex-Editor - Baixe aqui !!!

RomTool - Baixe aqui !!!

Rom Treo680 - Baixe aqui !!!

Breve descrição dos programas/arquivos acima:

Regina – Interpretador /Ambiente responsável em rodar programas rex

OBS: após a instalação do Regina será criada uma pasta em (C:/Regina)

ZIP2PDB.REX - Programa/Script responsável em fazer a segmentação dos arquivos compactados.

Rex-Editor – Programa responsável em editar arquivos de programas.

RomTool – Programa responsável em descompactar e compactar além de criar o MD5 necessário.

Além disso, é necessário que você tenha a ultima Rom disponibilizado pela PALM do Treo680, caso seja de sua preferência. Vale lembrar que apenas a ROM disponibilizada para ser aplicado através do Cartão SD, que é possível utilizar os passos deste tutorial

Inicio

1. Comece instalado todos os programas acima (Regina, Rex-Editor e Romtool)

OBS: Durante a instalação do Regina, marque todas as opções mostradas

2. Crie em seu Desktop duas pastas (low-palmos-diretório) e (low-palmos-zip)

3. Descompactar a ROM baixada do site da PALM

4. Inicie o RomTool , e note que (Input ROM) ao clicar em (Select...) abrirá a opção para você apontar o caminho até o arquivo (low-palmos.zip.a.pdb) dentro da pasta(PALM) descompactada que você baixo do site da palm.

5. Clique na terceira opção, e logo em seguida em (Browse...)

6. Depois de apontar o endereço, clique em (Select)

7. Agora marque a opção (Directory), e pressione o botão (Browse...) e aponte para a pasta criada que você criou chamada (low-palmos-diretório).

8. Agora clique no botão (Export...)Pronto, agora temos acesso aos arquivos da nossa ROM.

9. Acesse a pasta (low-palmos-diretório), e com muito cuidado, inclua ou exclua os arquivos/programas de sua preferência.

OBS:

Eu particularmente não retirei os programas com o idioma (enUS)

, acredito que por serem nativos, não seja seguro retirar e deixar apenas o (ptBR). Eu poderia ter modificado o arquivo de Boot, e ter alterado a variável do idioma padrão para (ptBR), porém não quis ariscar.

Abaixo segue os arquivos que eu retirei com segurança, deixando uma ROM mais leve e estável.

• Idiomas: (*_dede.*) (*_frFR.*) (*_esES.*) (*_itIT.*)

• Versamail: Menos o (MMCBulverdeInteIDrv_Device.prc) todo o resto que comece com: (MM*) , também é necessário que se apague o (Multimail*)

• Mytreo: (Mytreo*)

• Tutorial: (Tutorial*)

• PocketTunes: (Pocket*)

Em minha opinião, basta o que eu retirei, pois o que mais me incomodava eram os softwares com versões passadas.

• Você pode ver nesse LINK(http://docs.google.c...Q0MWRm&hl=pt_BR) algumas sugestões de quais software podem ser retirados com segurança.

1. Depois de feita as mudanças, vamos compactar novamente a nossa ROM. Vamos novamente utilizar o programa (ROMTOOL) para compactar e criar o MD5 da nova ROM.

2. Dessa vez vamos em (Input ROM) ao clicar em (Select...) abrirá a opção para você apontar o caminho até a pasta (low-palmos-diretório).

3. Marque a primeira opção (ROM Directory), e clique no botão (Browse...) aponte para a pasta (low-palmos-diretório) no seu Desktop, e em seguida clique no botão (Select).

4. Em (Output ROM), marque a opção (Zip+MD5), e em (Base name...) renomei para (low-palmos).

5. Agora clique no botão (Browse...) e aponte para a pasta (low-palmos-zip) que você criou no Desktop.

6. Clique no botão (Export...)

Nesse momento nossa ROM já está quase pronta, precisamos agora fazer a segmentação da mesma.

1. Agora vamos descompactar o arquivo que você baixou (ZIP2PDB.rar), e copia-lo para dentro da pasta (C:\Regina).

2. Acesse a pasta (low-palmos-zip), e copie os dois arquivos para dentro da pasta (C:\Regina)

3. Agora acesse a pasta (C:\Regina) e dê dois clique seguidos no arquivo (ZIP2PDB.REX), nesse momento abrirá o DOS e depurará o programa, criando seis novos arquivos compactados, chamando de (low-palmos.zip.a.pdb), (low-palmos.zip.b.pdb), (low-palmos.zip.c.pdb)... e assim até o (low-palmos.zip.g.pdb).

Observe que o DOS ficará aberto até que você clique no meio dele e pressione a tecla (Enter). E a quantidade de arquivos (low-palmos.zip.?.pdb) vai depender do tamanho da sua ROM, ou seja dos arquivos que você excluiu ou incluiu.

4. Copie os seis arquivos descritos acima, para a pasta descompactada da ROM que você baixou do site da PALM, veja o local: (/PALM/DeviceCustomizer/Treo680.ROW), será perguntado se você deseja sobrescrever o existente !, Clique SIM PARA TODOS.

Agora vamos utilizar o programa REX-EDITOR para mudarmos um valor no arquivo (low-palmos.zip.md5.pdb) que está no mesmo diretório (/PALM/DeviceCustomizer/Treo680.ROW).

Inicie o REX-EDITOR

5. Agora vamos mudar valor MD5 o qual tinha a antiga ROM e acrescentar o novo valor. Acesse o arquivo (low-palmos.zip.md5.pdb) que está no mesmo diretório (/PALM/DeviceCustomizer/Treo680.ROW), e abra o mesmo com o (Hex Editor Neo), veja abaixo a parte em azul claro do lado direito, veja que os números que estão entre o sinal de = e o * devem sem apagados e logo em seguida acrescentado o novo valor.

6. Para marcar coloque o cursor sobre o primeiro e leve até o ultimo até selecionar todos os números. Logo em seguida clique na aba (Edit)+(Delete).

7. Não feche o programa, pois agora vamos obter o valor do MD5 da nova ROM que você criou, e que está dentro da pasta (low-palmos-zip) no Desktop, acesse a pasta e abra com o (Hex Editor Neo) o arquivo (low-palmos.zip.MD5).

Já no (Hex Editor Neo), selecione o valor do novo MD5, e cole no outro que você havia deletado.

É importante salientar que você deve ir à aba (Edit) clicar em (Modo Insert) e (Paste). Não apague ou acresce mais nada que o próprio valor.

Agora clique no ícone do (Disquete) e confirme.

Agora pegue o cartão SD/SDHC formate no Windows ou no próprio Treo e copie a pasta (PALM), para dentro do mesmo.

Plugue o carregador do TREO680, e coloque o cartão SD/SDHC no slot, irá aparecer uma informação do software de atualização, e logo irá informar que sobre possíveis perdas de dados e outros avisos, se tiver certeza de que deseja atualizar clique em (OK).

Logo ele irá fazer o Download da nova ROM para a RAM e logo em seguida irá fazer a atualização.

É importante dizer que durante esse processo nem pense em desligar, resetar ou interromper o processo, pois você pode matar seu TREO. Todo processo levará cerca de 5 minutos e o aparelho reiniciará diversas (04) vezes. Quando estiver tudo OK o aparelho vai parar na escolha do idioma, que no meu caso eu deixei apenas o inglês e português, então escolha o idioma, ele reiniciará mais uma vez e pronto.

ATENÇÃO

Quero frisar que este procedimento é completamente seguro, pois utilizaremos o modo de atualização da própria PALM, ou seja, ele segue todos os critérios de segurança antes de fazer a atualização da ROM e Firmware.

Existem outros modos que você evita alguns procedimentos de segurança, entretanto corre o risco de CONRROMPER a ROM, sendo possível o reparo apenas em assistência técnica da PALM.

mord4z

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 59 posts

Postado 07 Jan 2010 - 08:39

Nossa, que coisa de doido! Nem sabia que era possível editar roms do Treo680! Pena que vendi o meu...

chaym

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 12 posts

Postado 17 Dez 2010 - 15:07

Desculpe se minha pergunta parecer boba, mas é que não encontro solução para o problema do meu telefone.

Tenho um Palm Treo 680 da AT&T, logo o idioma dele é Inglês, mesmo fazendo o reset não tem a opção para português, será se eu fizer este procedimento acima ele passará para português?

Aguardo anciosamente por uma resposta