Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Montando um Flash Cable (Cabo Flash) usando adaptador USB/Serial

• Por favor, faça o login para responder
21 respostas neste tópico

Jr Fumagalli

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 15 Fev 2010 - 03:04

Como precisei montar um cabo Flash para meu celular Fly-Ying e não encontrei nenhuma informação em sites brasileiros, resolvi montar este tutorial pois todos os que encontrei, usam um Cabo Flash já pronto adaptando para um modelo específico de celular.

Com este cabo, a utilização é Universal, pois ele mandará Rx e Tx pelo cabo Original USB que vem com o celular.

Inicialmente gostaria de salientar que só deve tentar montar este cabo quem tem o mínimo de conhecimento e equipamentos para Eletrônica, como Multímetro, Soldador de baixa potência para circuitos SMD, (recomendado Estação de Solda), sugador entre outros, e o principal!!! Habilidade com estes equipamentos!!!

Obtive as informações através do site: Forum.china-iPhone.Ru e utilizei um cabo igual ao mostrado no tutorial para montar o meu e efetuar os testes.

Usando um Adaptador de USB para Serial (DB9) facilmente encontrado em lojas de eletrônica, informática ou pela internet:

http://img.mercadoli...82_1748.jpg&v=O

Retiramos a capa plástica verde cuidadosamente com auxílio de um estilete, canivete, etc... E teremos:

Visto de cima:

Visto por baixo:

Após retirarmos o cabo e o conector da placa, ficará assim:

O componente que iremos precisar é somente o Circuito Integrado PL2303, o outro integrado SP211ECA, não é necessário para este Cabo Flash, por isso, usando o soldador e sugador iremos retirá-lo...

Apenas por estética, o cristal que estava do outro lado da placa, foi soldado do mesmo lado do Circuito Integrado PL2303.

Precisaremos também de um Extensor de Cabo USB que iremos cortar, para usar o lado que encaixará o Cabo USB original do seu celular:

Já cortado o cabo de Extensão USB e soldado o lado (usb) que vai para o computador:

Computador do lado Esquerdo e Extensor USB (que vai para o telefone) do lado direito:

No final, ficará como a figura abaixo, (o circuito está dentro da caixinha preta):

Para quem tiver dúvida da pinagem da foto acima que mostra os fios (vermelho, branco, verde e preto) conectados na placa, o lado esquerdo da foto, ficou assim:

1: +5 vermelho

2: D-- branco

3: D+ verde

4: G preto (Gnd)

Do lado direito:

Vermelho: +5 Volts

Preto: GND

Branco: TxD

Verde: RxD

A foto abaixo mostra com mais detalhes as cores e função de cada fio, note que a placa está com os lados opostos (180°) em relação a foto acima!

Lembrando que além do Cabo, é preciso utilizar os softwares como FlashTool ou SpiderMan e também ter os arquivos de Firmware para atualizar no Celular.

Caso seu Windows não reconheça este cabo, o driver usado para ele é facilmente encontrado pesquisando pela internet por Driver: PL2303_Prolific_Driver

Este cabo já foi testado para atualizar o Firmware de celulares como o F003, F008, F012, F029, F030 entre outros e funcionou perfeitamente.

Espero que ajude!

Pesquisei no fórum e não encontrei nada a respeito...

Caso o tópico seja repetido, peço desculpas à todos! A intenção foi apenas de ajudar!

Abraços!

Temail

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 24 Fev 2010 - 13:48

Boa tarde,

Cara, o seu tópico era o que eu estava procurando. Tenho um Fly-ying F003 e estou precisando muito desse cabo. Vê se vc pode me tirar umas dúvidas:

1 - Vc menciona que o componente SP211ECA não é necessário e tira ele. Vc faz isso somente por estética para a placa ficar mais limpa ou isso é necessário para o funcionamento ?

2 - Como vc disse a mudança do cristal para o outro lado é apenas por aparência...se eu não quiser não precisa, né ?

3 - Porque vc tira o cabo do lado do USB macho (original do cabo) se depois vc solda novamente ? A soldagem é diferente ou tem outro motivo ?

Caso vc puder me passar alguma outra forma de contato contigo (email, msn) eu fico agradecido, pois acho que vou precisar.

Desde já muito obrigado

Jr Fumagalli

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 04 Mar 2010 - 01:47

Bom dia!

Que bom saber que irá lhe ajudar este tópico! Vamos as suas dúvidas!

1- No caso do SP211ECA, não é apenas por estética. Ele diminui o nível de sinal do RX e TX do PL2303, e só server para equalizar os sinais para o adaptador (USB/Serial). Como para atualizar o firmware é importante um nível de sinal mais alto, o ideal é retirar o SP211ECA.

2- A mudança do Cristal foi apenas estética! Se quiser, pode deixá-lo em sua posição original!

3- Sobre o lado USB macho, retirei apenas para facilitar a montagem do cabo! E como os fios deste lado do meu cabo estavam com um aspecto ruim, preferi retirar e refazer as soldas para não ter nenhum problema com mal contato.

Sobre os fios, a ordem não se altera! Confira (com auxílio de um multímetro na escala de resistência (ohms)) se estão na mesma ordem do mostrado no tutorial (+5V; D+; D-; Gnd) e é só ligar este lado no computador!

Desculpe a demora em responder, não tinha colocado para receber notificações das respostas à este tópico.

Se precisar de mais alguma ajuda, procure meu e-mail no meu perfil, pois o Fórum bloqueia se eu postar o e-mail aqui no campo de respostas.

Sempre à disposição!

Abraços,

Júnior.

gmitre

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 13 posts

Postado 07 Mar 2010 - 17:30

Amigo,

tenho um TVPhone Wi-Fi M002L e estava querendo retirar o firmware dele pra modificar algumas coisas e envia-lo novamente. E estou me matando aqui para fazer seu cabo, até então estava seguinte este tutorial, postei uma porção de imagens do meu cel lá.

Você saberia me informar se por acaso este procedimento serve para o meu aparelho, por que para mim esse seu post ficou perfeito, muito fácil de entender.

Muito grato

Abraços!

Temail

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 17 Mar 2010 - 20:54

Junior, boa noite,

Eu comprei um cabo desses USB-Serial, porém pra começar foi uma vida pra tirar a placa de dentro do conector, pois era plástico parecendo uma borracha. No final das contas a placa que tava lá não era essa com o PL-2303...nem tinha chips (desculpa a ignorância se estiver falando besteira, mas é que não entendo do assunto). Por um acaso vc não teria um cabo pronto pra me vender ? (Ví em algum lugar que vc é do interior...qq coisa sou de Ribeirão Preto)

Outra coisa: vc tem a firmware pra disponibilizar pra eu baixar ? Pois até encontrei algumas na net, mas o idioma é Russo...aí não dá.

Não encontrei seu email no perfil não....mas se puder me manda no "Email removido por razões de segurança. Não poste email no fórum" (pra passar no post).

Mais uma vez muito obrigado pela atenção. Estou nesse desespero, pois comprei esse aparelho e não fiquei 15 dias com ele e não liga mais...e o pessoal da loja disse que apagaram o sistema operacional. Não cheguei nem a aproveitar o bicho direito...rsrs

Renato

Bom dia!

1- No caso do SP211ECA, não é apenas por estética. Ele diminui o nível de sinal do RX e TX do PL2303, e só server para equalizar os sinais para o adaptador (USB/Serial). Como para atualizar o firmware é importante um nível de sinal mais alto, o ideal é retirar o SP211ECA.

2- A mudança do Cristal foi apenas estética! Se quiser, pode deixá-lo em sua posição original!

3- Sobre o lado USB macho, retirei apenas para facilitar a montagem do cabo! E como os fios deste lado do meu cabo estavam com um aspecto ruim, preferi retirar e refazer as soldas para não ter nenhum problema com mal contato.

Sobre os fios, a ordem não se altera! Confira (com auxílio de um multímetro na escala de resistência (ohms)) se estão na mesma ordem do mostrado no tutorial (+5V; D+; D-; Gnd) e é só ligar este lado no computador!

Desculpe a demora em responder, não tinha colocado para receber notificações das respostas à este tópico.

Se precisar de mais alguma ajuda, procure meu e-mail no meu perfil, pois o Fórum bloqueia se eu postar o e-mail aqui no campo de respostas.

Sempre à disposição!

Abraços,

Júnior.

Jr Fumagalli

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 01 Abr 2010 - 21:17

Junior, boa noite,

Eu comprei um cabo desses USB-Serial, porém pra começar foi uma vida pra tirar a placa de dentro do conector, pois era plástico parecendo uma borracha. No final das contas a placa que tava lá não era essa com o PL-2303...nem tinha chips (desculpa a ignorância se estiver falando besteira, mas é que não entendo do assunto). Por um acaso vc não teria um cabo pronto pra me vender ? (Ví em algum lugar que vc é do interior...qq coisa sou de Ribeirão Preto)

Outra coisa: vc tem a firmware pra disponibilizar pra eu baixar ? Pois até encontrei algumas na net, mas o idioma é Russo...aí não dá.
Não encontrei seu email no perfil não....mas se puder me manda no "Email removido por razões de segurança. Não poste email no fórum" (pra passar no post).

Mais uma vez muito obrigado pela atenção. Estou nesse desespero, pois comprei esse aparelho e não fiquei 15 dias com ele e não liga mais...e o pessoal da loja disse que apagaram o sistema operacional. Não cheguei nem a aproveitar o bicho direito...rsrs

Renato

Boa noite, Renato!

O fórum estava em manutenção, só agora consegui Logar e ver sua msg.

Sobre o cabo, infelizmente para baratear, alguns cabos agora não estão mais usando o PL2303. Muitos usam o Oti6858 ou 2 transistores polarizados para simular a porta Serial.

Eu até tenho outros esquemas para montar esse cabo sem usar esse Adaptador com PL2303, mas fiz o tutorial com esse por ser o jeito mais fácil.

No momento eu não tenho nenhum cabo desses sobrando para vender. O que eu montei inclusive está com um amigo que é técnico e está usando para atualizar os firmwares de aparelhos de Clientes na loja que ele possui.

O firmware eu não tenho nenhum, mas nesse site Russo, é só você ativar a tradução do Google Translator na página que para encontrar o Firmware que você precisa já é suficiente! Depois que baixou o firmware não tem que se preocupar com o idioma, pois no firmware possui todos os idiomas, desde o russo, passando pelo inglês até o Português!

Espero que resolva!
Abraços.

Temail

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 05 Abr 2010 - 15:26

Junior, boa tarde

Sem querer abusar então...se vc puder me passar outros esquemas que vc tem eu fico muito agradecido.

Renato

Jr Fumagalli

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 07 Abr 2010 - 21:04

Junior, boa tarde

Sem querer abusar então...se vc puder me passar outros esquemas que vc tem eu fico muito agradecido.

Renato

Sem problemas, Renato!

Anote as outras opções:

Esse usa um integrado comum 74LS14N, no caso, para fazer com esse integrado, terá que usar a porta COM do seu computador, seguindo as numerações dela:
Complementando, os diodos (D1,D2) são comuns 1N4148 ou equivalente.

http://www.forum.chi...ile.php?id=4394

Com transistores seria esse esquema:
O transistor KT315 é equivalente ao BC549. E os diodos são 1N4148.

http://www.forum.chi...php?id=2350&t=1

Outra opção é com o K155 (equivalente é o Integrado 7400):

http://www.forum.chi...file.php?id=325

Este é o esquema interno do 7400:

Lembrando que para eles, precisará utilizar a Porta Serial do Computador.

Abraços!

Temail

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 12 Abr 2010 - 15:07

Junior, fico muito agradecido pela atenção que está me dando. Só uma coisa: na última resposta só apareceu a última figura (do 7400). As 3 primeiras não apareceram....tem como acertar ?

Mais uma vez muito obrigado.

Renato

Temail

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 12 Abr 2010 - 15:20

Junior...pode deixar....já consegui pegar as outras figuras.

Vou tentar aqui....mas desde já muito obrigado pela ajuda.

Abraço

Renato

Temail

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 16 Abr 2010 - 08:16

Junior, bom dia

Me fala uma coisa: estou tentando fazer o cabo com base nesse último esquema do CI 7400 (pois achei bem mais simples). Ao procurar o CI encontrei o HD74LS00P, que segundo o cara da loja é a mesma coisa do 7400, mudando apenas a velocidade. Vc saberia me informar se isso é verdade mesmo ?

E um outro detalhe é o seguinte: eu já ví uns cabos desses na internet que usam a serial do micro e em vários deles tem que ligar uma bateria no cabo....esse último caso seria um desses casos ?

Mais uma vez muito obrigado.

Abraço.

Renato

Jr Fumagalli

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 9 posts

Postado 21 Abr 2010 - 23:08

Boa noite, Renato!

Sim, o HD74LS00P é equivalente ao 7400, muda apenas o código que cada fabricante usa e algumas características internas das portas lógicas, como velocidade do atraso (delay), tensão que é interpretada como nível lógico 0 e 1 entre outros detalhes, mas a numeração das pernas que é o mais importante nesse caso não tem alteração!

Esse caso, vc não precisa necessariamente usar uma bateria, como os integrados da linha 74 usam 5 Volts, vc pode utilizar a alimentação proveniente de outra porta USB que esteja disponível, ou mesmo ligar em paralelo (respeitando o limite de consumo fornecido pela porta!!! Por volta de 100 mA)

Sucesso na montagem, e qualquer coisa, é só falar!

Abs.

fbsanches

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 20 Mai 2010 - 10:05

Caro Senhor Jr. Fumagalli,

Você tem interesse em montar um cabo flash desses para mim? Meu modelo de celular é o pomp m8 modelo similar igual ao F003. Qualquer coisa entre em contato comigo. Abraços.

ferchina

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 08 Jun 2010 - 13:29

Oi, sera que esse cabo serviria para um smartphone p3470 (china)?
Obrigado

fagner_gyn

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 25 Jan 2011 - 13:46

Amigo parabéns pelo seu post.
Tenho um F035 e preciso monatr este cabo flash.
Você sabe se este este cabo é o correto: http://produto.merca...alm-gps-pda-_JM

Caso negativo me informe se possivél alguma loja on-line que o venda.

Desculpe se eu não posso colocar link, porem é nescessário para a resolução do problema.

Desde já muito obrigado.

senhorchinamobile

Membro Sênior

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPip
  • 503 posts

Postado 16 Fev 2011 - 22:45

Pessoal o adaptador usb serial, nada mais é que uma porta serial emulada pelo usb do pc, por exemplo se seu pc não tem porta serial " que por sinal esta ultrapassada , muitos fabricantes não nativam nas placa maes , como em alguns notebook's" ^, ou seja comprando esse adaptador, em alguns casos vc so vai abrir mais uma entrada serial no seu pc, para ligar mouse,cabos e outros dispoitivos, mas para que os dispositivos conectados a essa porta funcione, os dispositivos devem ter uma interface responsavel para gerenciar a conecção e controlar o hardware do dispositivo que sera conectado, no nosso caso iremos usar para sinais RX,Tx e Gnd, que são consequencias da converção do sinal binario (pc) para os do celular (rxd,txd e gnd), para realizar essa converção precisamos de um esquema de hardware com uma serie de componentes para tal ultilidade, como:
[ATTACH]22301.vB[/ATTACH] esse esquema é o mais conhecido, ao montar o cabo basta conecta-lo na porta serial do pc , se o pc não tiver porta serial tera que comprar um adaptador usb serial.

[ATTACH]22302.vB[/ATTACH] nesse outro caso , é um cabo usb, para aparelhos motorola "W220,W218 enfim plataforma calipso e compal) esse cabo vem com um pino p1, esse cabo ja vem com os Rxd,Txd,Gnd, ele é conectado na usb, e com o software que o acopanha vc o instala como uma porta virtual serial, esse cabo é oque temos de top na area de tecnologia, pois não há necessidade nem de uma porta serial e nem de um esquema todo de hardware pra converter sinais !!

Arquivo(s) anexado(s)

robertocarlos

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 12 Mar 2011 - 21:55

Ajuda

bom dia!

1- no caso do sp211eca, não é apenas por estética. Ele diminui o nível de sinal do rx e tx do pl2303, e só server para equalizar os sinais para o adaptador (usb/serial). Como para atualizar o firmware é importante um nível de sinal mais alto, o ideal é retirar o sp211eca.

2- a mudança do cristal foi apenas estética! Se quiser, pode deixá-lo em sua posição original!

3- sobre o lado usb macho, retirei apenas para facilitar a montagem do cabo! E como os fios deste lado do meu cabo estavam com um aspecto ruim, preferi retirar e refazer as soldas para não ter nenhum problema com mal contato.

Sobre os fios, a ordem não se altera! Confira (com auxílio de um multímetro na escala de resistência (ohms)) se estão na mesma ordem do mostrado no tutorial (+5v; d+; d-; gnd) e é só ligar este lado no computador!

Se precisar de mais alguma ajuda, procure meu e-mail no meu perfil, pois o fórum bloqueia se eu postar o e-mail aqui no campo de respostas.

Sempre à disposição!

Abraços,

júnior.

junio voce nao faz este cabo para vender eu intereÇo nun deste

falcao029

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 04 Abr 2011 - 12:23

Oi junior, poderia me ajudar, tenho uma replica do black berry, o g91 chines... Este cabo flash usando adap usb serve para mim usar o celular como modem de internet no pc ou so para transitar dados simples celular/pc, grato e aguardo sua resposta att falcao.

Se vc souber algum procedimento para fazer o celular strike g91 ser usado como modem,
por favor me passe ja tentei varias coisas, att falcao.

Eduardo Santos Ramos

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 12 posts

Postado 09 Jul 2011 - 19:56

olá júnior vc não poderia montar um cabo desse para vender o meu celular é o f029, pois já olhe varias vezes esse tópico mas acho muito difícil de motar esse cabo devido ao locar que eu resido que é interior e as peças necessárias não venderem aqui.
desde de já agradeço

jorgematheus

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 09 Jan 2012 - 18:08

Esse cabo serve para o E71 TV mobile?