Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial - Z10] Revivendo e Reparando sistema.

• Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

Léo Nascto

• Coordenador Staff
  • 6.728 posts

Postado 17 Mai 2010 - 02:28

Tudo que você fizer, faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo por nenhum dano causado no seu APC.

http://www.plusgsm.com.br/forums/attachment.php?attachmentid=17222&stc=1&d=1274072813

Esse tutorial se aplica para celulares Z10 que estão com o sistema danificado por causa de uma atualização mal sucedida.
O apc não liga mais, apenas inicia e desliga, porém ainda consegue entrar em modo flash e é reconhecido pelo RSD lite v4.2 ou superior.
O problema persiste mesmo depois de ter flasheado o apc com outra firmware compatível. Vamos fazer uma restauração, para tal usaremos a CG29, RDL e RDL 3.
A bateria deve estar totalmente carregada.

*Softwares necessários:

-RSD lite v4.2 ou superior
-Drivers

*Flashes:

helsinki_omap_hs_repair.sbf
blocko_only_flash_0151_motkey.sbf
-firmware compatível. Recomendada.

Procedimentos:

Rode o RSD lite, vá em config, depois em Flash/Flex Options, desmarque a opção “Restart after flexing e marque a opção “TI blanck Flash”. Dê o “Ok”, feche o RSD lite.
Veja na foto:

http://www.plusgsm.com.br/forums/attachment.php?attachmentid=17223&stc=1&d=1274072813

1-Abra o RSD lite novamente.

2-Agora retire a bateria do apc, conecte o cabo USB numa porta do computador.

3-Pressione as teclas “*” e “#”, mantenha as teclas pressionadas e conecte o cabo USB, conecte a bateria do APC para finalizar. Mantenha as teclas pressionadas até o RSD lite dar o sinal e conectar, se aparecer uma mensagem informando que não há suporte para hardware dê OK e prossiga, agora no RSD lite vai aparecer a mensagem “blanck OMAP24xx”.

4-Se o apc não for conectado você precisará rever a instalação dos drivers principalmente o “Motorola Flash Interface”, se os mesmos estiverem funcionando e, ainda assim não consegue conectar, você vai usar o tutorial de reparo avançado para Z10.

5-Agora abra a flash “helsinki_omap_hs_repair.sbf” que você fez o download.
Mande Flashar, o processo dura poucos segundos, espere o RSD lite reiniciar.
Feche o RSD lite e retire a bateria do apc, faça o mesmo procedimento para ligá-lo em modo flash e mande a segunda flash “blocko_only_flash_0151_motkey.sbf”, espere o RSD lite terminar com o procedimento.

6-Feche o RSD lite novamente e retire a bateria do apc.

7-Abra o RSD lite, faça o mesmo procedimento para ligar o apc em modo flash, quando ele estiver conectado mande a flash compatível. Eu sugiro usar a flash que está no tutorial, pois é a mais atualizada para Z10, está firmware é mais estável, veloz e com LP0003 (Português).

No final do processo seu apc estará vivo novamente.

Créditos:
Léo Nascto. (Estudo,versão e adaptação de flash)
CycJIuK (tutorial base em Russo).

Postagem protegida pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais.

Arquivo(s) anexado(s)

"Justitia et est constans perpetua voluntas jus suum cuique tribuendi Corpus"

Corpus Juris Civilis - Ulpiano

BMS**

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 24 Ago 2010 - 15:07

Dae léo, tenho esse celular a um tempinho e nunca consegui entrar na net, nem enviar emails ou enviar e receber MMS....liguei para a operadora e falaram que tenho q atualiza o software dele... se souber como posso fazer posta ai...

desde de já, obrigado.

abraço

Léo Nascto

• Coordenador Staff
  • 6.728 posts

Postado 24 Ago 2010 - 15:43

@BMS**,
E aí, tudo bem?
Então, a atualização que sua operadora estava se referindo era a disponibilizada pelo Fabricante, no caso, Motorola.
Pelo que eu sei a Motorola ainda não disponibilizou nenhuma atualização para esse modelo.
Mas nós aqui no Fórum temos uma firmware atualizada, inclusive mais veloz e estável.
Mas se você quiser apenas as configurações de MMS, e-mail atc, não precisa atualizar a firmware, basta preencher as informações desse site da Motorola já selecionei o modelo para você.
O seu aparelho vai receber uma informação por SMS com uma senha, chamamos de PIN, esse PIN será solicitado para configuração automática.

abraço

diogorb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 27 Ago 2010 - 15:14

Boa tarde, Léo, seguinte, to com um z10 que tava travado na tela da motorola, passei essa flash nele: P2S721_U_50.20.54G_000012B5_W1508_3484_Sidarta_20080822_sec.sbf que fiz o download aqui no fórum mesmo. Passou tudo perfeito, sem nenhum erro, o problema é que agora ele nao registra na tim, fica só em modo emergencia, tentei registrar manualmente, ele chegou a dar um pouco de torre e logo ficou em modo emergencia de novo. Não quero acreditar que seja problema de IMEI. Sera que seguindo esse seu tutorial ele possa voltar ao normal?
ps. notei que com essa flash ele ficou um pouco lerdo, nunca mexi muito no z10 mas achei ele devagar.....
obrigado pela atenção.

Léo Nascto

• Coordenador Staff
  • 6.728 posts

Postado 27 Ago 2010 - 16:30

@diogorb,
Boa tarde, companheiro.
Essa atualização é a mais recente que temos disponivel para esse modelo.
É a mais estável e veloz também, muitos membros aqui no Forum relataram o seu bom desempenho.
Acredito que o seu problema não seja no IMEI, principalmente por ter mandado essa firmware.
De inicio acho que seu problema é com a propria operadora, seu smart é desbloqueado?
Se for, use um outro SIM para testar.
Também uso a TIM e o seu sinal oscila muito, chegando a alguns lugares da casa ficar sem sinal.
A operadora vem passando por uma serie de investimentos, inclusive na ampliação da área de cobertura, acredito que esses problemas sejam revistos.
Por isso sugiro que faça o teste com outro SIM, preferencialmente de outra operadora.
Quanto ao problema da lentidão, faça o seguite.
Recarregue a sua bateria totalmente.
Faça um backup de suas informações do SD no computador.
Remova o SIM card, formate o seu SD pelo smart.
Agora, mande a firmware novamente.
Espere o smart iniciar, depois disso, dê um master reset e clean, para reiniciar todos os dados.
Ele vai demorar um pouco pra iniciar, isso é normal.
Deve melhorar, teste o desempenho.

abraço

diogorb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 27 Ago 2010 - 17:27

Eu uso claro, coloquei o SIM da claro e fiquei usando umas 2 horas, ja havia feito o teste.... o SIM da tim eu coloquei em outro aparelho, funcionou normal...
eu notei que as vezes no z10 a logo da tim aparece qd o telefone é reiniciado, e parece dar sinal por alguns instantes mas logo some.

Léo Nascto

• Coordenador Staff
  • 6.728 posts

Postado 27 Ago 2010 - 18:31

@diogorb,
Você ficou usando o SIM da Claro duas horas e o com o mesmo problema?
Sobre a TIM como lhe disse, o sinal oscila muito. E sim, as vezes varia quanto a potencia de transmissão do sinal. Digo isso baseado nos dois aparelhos que tenho, em certos lugares um perde o sinal, enquanto o outro, ainda que com pouco mantem.
Tente mandar a flash novamente da forma que citei no post anterior.
Veja se resolve.

abraço

netrafa

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 24 Mai 2011 - 15:10

leo, boa tarde, seguinte, tenho um z10 que qdo ligo ele ele so fica no simbolo da motorolla e desliga, teria alguma solucao pra ele

desde ja agradeco

netrafa

Hip Hop™

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.717 posts

Postado 24 Mai 2011 - 19:29

Amigo vc so conseguira conserta-lo, fazendo o metodo do tutorial, e não se esqueça que sua bateria tem que estar com a carga completa para o processo dar certo.

danielssp2

Super Moderador

• Super Moderadores
  • 1.414 posts

Postado 26 Mai 2011 - 11:07

os links estão quebrados. poderia atualiza pois o meu está com problemas e nao consigo nem passar a MP full que tem aqui.

Léo Nascto

• Coordenador Staff
  • 6.728 posts

Postado 26 Mai 2011 - 12:01

Desculpe, meu HD no 4shared foi cancelado.
Vou procurar aqui no computador para hospedar.
Qual é o problema do seu aparelho?
Em qual situação tentou atualiza-lo e não conseguiu?

danielssp2

Super Moderador

• Super Moderadores
  • 1.414 posts

Postado 27 Mai 2011 - 11:38

deu um erro de flash failed
agora ele mostra no RSD 'Sflash eproom'
sera preciso fazer isso tudo?

starcel2011

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 30 Mai 2011 - 20:01

O meu aparelho, não aparece da forma descrita e sim como usb flash, e os links de vosso post, se encontram inativos, ou seja, não há como baixar

Apenas a firmware....

Grato
==============================================================
Não tenho como anexar os arquivos, porém não obtive sucesso, so me apaece a mensagem FAIL após o termino dos mesmos..... Uso o RSD lite 4.3

BOOT _N_01_52R_SYMB

moacirmpenedo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 10 Jul 2011 - 02:52

o meu z10 agora é desbloqueado, era da tim. uso atualmente o chip da oi, e infelismente noto que o problema de lentidão é o mesmo de antes. a atualização funciona perfeitamente mas acho q o aparelho z10 deixa muito a desejar relacionados a outros aparelhos, exemp: Nokia, Sonyericsson, e até mesmo os temiveis Xion (inport_paragueixam)... não é uma critica destrutiva sobre o conceito da Motorola, mas eles podiam melhorar mais o sistema do z10... quero dizer com isto que adoro e amo o z10, não me disfazerei dele por nada. desculpem me espero novas atualizações q realmente melhorem o seu sistema!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 10 Jul 2011 - 03:49

moacirmpenedo não creio que haverá mais atualizações para o Z10 .

A Motorola já anunciou que não usará mais o sistema operacional Symbian em nenhum de seus produtos futuros e o próprio Z10 para venda internacional está descontinuado de produção, sendo vendido apenas a versão para o mercado norte americano.

Ainda assim por leis internacionais a Motorola irá manter peças de reposição por 5 anos , mas atualizações ela não deve oferecer a menos que seja constatado alguma falha de produção ou vício no projeto .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.