Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] Hacking N97 Normal

• Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 06 Jun 2010 - 17:38

FAVOR LER TODO O TUTORIAL ANTES DE FAZER! CHEERS! :)

Bom, meu nome é Thomas, e depois de tentar fazer o hack do N97 Mini (que já está aqui no fórum) pelo Helloox2 (que não funcionou), terminei dando uma pesquisada, e terminei achando este hack aqui.. O processo é basicamente igual ao do N97 Mini, então vamos lá..

Bom, qual N97 pode ser hackeado por este método?

N97 RM-505 506 507 v20.0.019, V20.0.027 e V21.0.045 – APENAS

Material necessário..

N97 de acordo com os modelos citados acima
navifirm - para fazer o download da sua firmware
Phoenix 2009 - para fazer "flashear" o aparelho
patches - que vao ser rodados/ativados com o rompatcher+

No final do tuto informo como achar todos estes arquivos..

O hack é simples. Basicamente consiste em usar uma parte da FW Cooked (hacked) e atualizar o celular (vai perder tudo, ou seja, faça backup) pelo Phoenix..

Primeiro passo, fazer o download da FW com o navifirm

#1 - modelo do aparelho e sua RM (que no meu caso foi RM-555)
#2 - versão da FW - no meu caso, 11.0.045
#3 - area do product code (isto você acha tirando a bateria do aparelho, caso não saiba onde achar)
#4 - selecione all, e selecione uma pasta para fazer o download "from fire”.

DICA
#1 é a RM, #2 é o product code (que corresponde ao #3 da imagem acima)..

Segundo passo, instalar o Phoenix e coloque todos os arquivos que foram baixados pelo navifirm na pasta "C:\Program Files\Nokia\Phoenix\Products\RM-555\" (para quem tiver o windows em portugues é "C:\Arquivos de programas\Nokia\blablabla.." e para quem tem windows x64, é "C:\Program Files (x86)\Blablabla, OU "C:\Arquivos de programas (x86)\blablabla"..

Feito isto, agora é a parte mais importante.. Procure no google o arquivo da FW necessário para seu hack, e deixe separada.. Plugue seu aparelho em modo PC Suite, abra o Phoenix e siga as instruções..

File > Scan Products

Posted Image

Selecione Firmware Update

Posted Image
Selecione Refurbish

Posted Image

E depois dê ok..

Se até agora você fez tudo certo, que é baixar a FW para a RM certa, e product code certa, e colocar tudo na pasta certa, o programa vai falar

"An optional file is missing. The file is:
RM555_RM557_012_000_M021.fpsx

Would you like to continue"

Ai é que é o pulo do gato (e por isto falei para LEREM tudo antes)..

NO MEU CASO, N97 MINI, eu tenho/tive que pegar o FW hacked, e renomear para o arquivo acima citado como "missing" (faltando, em portugues), e colar naquela pasta citada anteriormente (c:\arquivos de programas\nokia\products\rm-555).. Ao ler esta msg, clique em NO ou CANCEL, vá na FW hackeada que vc baixou, coloque exatamente o nome que o phoenix deu como "missing file" e cole lá na pasta que falei acima.. E mande passar o firmware.. dai voce nao vai ter mais tal mensagem, e seu aparelho será flasheado com sucesso! No final de tudo, o aparelho vai re-iniciar, e se o hack foi feito com sucesso, lá na pasta aplicacoes/applications vai aparecer o rompacther+!..

Dai então pegue o Patches.zip e coloque no (claro, descompacte o arquivo antes) E:\Patches, abra o rompatcher+, e aplique, e coloque para rodar automaticamente o Install Server RP+.rmp e o Open4All RP+.rmp.. Simples, seu n97 mini estara hackeado!

Posted Image

Aplique estes dois ai sempre que desligar/ligar o aparelho, no meu caso o “auto apply” não funcionou.. Então eu sempre tenho que aplicar eles..

Sobre o arquivos..

Procure por:

navifirm_plusgsm.zip
patches_plusgsm.zip
RM505_507_20.0.019_uda_1_001.uda.fpsx
RM505_507_20.0.027_uda_1_001.uda.fpsx
RM505_507_21.0.045_uda_1_001.uda.fpsx

Para saber se o arquivo é da minha pasta, simples, só olhar no “By” ou “Por”, se estiver lá “thomaskunrath”, sim, eu que upei o arquivo e você pode usar de boa!

Uploaded with ImageShack.us

Então basicamente é isto, antes de pegar o arquivo, veja de qual pasta você estará pegando (pois o FW do 97 Mini tem o mesmo nome), e quem que upou..

Aproveitem!

Arquivo(s) anexado(s)

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 11 Jun 2010 - 23:13

Parabéns ThOmas!
Acabei de fazer o procedimento de atualização do meu N97 mini RM-555 v. 10.0.020 para a v. 11.0.045 e tudo deu certo.
Tive que modificar o product code para obter êxito, porque não há atualização para meu code original.
Tive um pouco de dificuldade no "pulo do gato", e por isso, se me permite, gostaria de comentar a respeito.
Importante, antes de qualquer coisa veja qual é a sua RM para criar a subpasta citada abaixo!
Então, ao ir na pasta Nokia - Phoenix - products e não encontrar a subpasta "RM-555", ou qual for a sua "RM-XXX", você deverá criá-la em "products".
Depois de ter criado, você deve copiar todos os arquivos selecionados no NaviFirm e colar na subpasta, no meu caso a "RM-555", que está dentro de "products".
Feito isso, você deverá executar o Phoenix, Flashing, Firmware Update e apertar Refurbish.
Aparecerá:
xxxxxxxxxxxxxx

Would you like to continue".
Anote a numeração e letras que apareceu ali, representado pelo "xxx..."
Depois de anotado você vai na subpasta "RM-555" e
faz uma cópia do arquivo que tiver o ".uda.fpsx" e cole ali mesmo na subpasta. Feita a cópia você renomeia esse arquivo com a numeração e letras que apareceu no "xxxxxx".
Dessa forma, você terá o arquivo "uda.fpsx", que permanece inalterado, e mais o outro que foi criado por você através da renomeação.
Depois, volte ao Phoenix e faça a sequência Flashing, Firmware Update e aperte Refurbish.
Pronto, minha atualização deu certo dessa forma.
Ainda não instalei os patches, mas assim que instalar também comentarei a respeito.

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 12 Jun 2010 - 17:45

Parabéns ThOmas!
Acabei de fazer o procedimento de atualização do meu N97 mini RM-555 v. 10.0.020 para a v. 11.0.045 e tudo deu certo.
Tive que modificar o product code para obter êxito, porque não há atualização para meu code original.
Tive um pouco de dificuldade no "pulo do gato", e por isso, se me permite, gostaria de comentar a respeito.
Importante, antes de qualquer coisa veja qual é a sua RM para criar a subpasta citada abaixo!
Então, ao ir na pasta Nokia - Phoenix - products e não encontrar a subpasta "RM-555", ou qual for a sua "RM-XXX", você deverá criá-la em "products".
Depois de ter criado, você deve copiar todos os arquivos selecionados no NaviFirm e colar na subpasta, no meu caso a "RM-555", que está dentro de "products".
Feito isso, você deverá executar o Phoenix, Flashing, Firmware Update e apertar Refurbish.
Aparecerá:
xxxxxxxxxxxxxx

Would you like to continue".
Anote a numeração e letras que apareceu ali, representado pelo "xxx..."
Depois de anotado você vai na subpasta "RM-555" e
faz uma cópia do arquivo que tiver o ".uda.fpsx" e cole ali mesmo na subpasta. Feita a cópia você renomeia esse arquivo com a numeração e letras que apareceu no "xxxxxx".
Dessa forma, você terá o arquivo "uda.fpsx", que permanece inalterado, e mais o outro que foi criado por você através da renomeação.
Depois, volte ao Phoenix e faça a sequência Flashing, Firmware Update e aperte Refurbish.
Pronto, minha atualização deu certo dessa forma.
Ainda não instalei os patches, mas assim que instalar também comentarei a respeito.

hehe! Massa que deu certo! Finalmente alguém comentou aqui! Testou fazer os efeitos funcionarem?

Bom, eu acho que comentei acima sobre a pasta RM, quer dizer, eu pelo menos achei que da forma que escrevi ficou nítido!

Pois citei que meu aparelho é um RM-555, e a pasta deveria ser do mesmo nome! O que você sugere que seja mudado? Dai mando uma MP para algum modera, e ele altera!

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 12 Jun 2010 - 22:44

Está muito bom ThOmas!
Tanto que consegui atualizar o FW por meio de suas explicações.
Só acrescentei, ou melhor, reforcei sua explicação para alguma dúvida que possa surgir para mais alguém.
Não precisa alterar nada não.
Tive dificuldade em saber qual o arquivo que deveria renomear. Parei ali, mas busquei informação em outro lugar e deixei meu comentário a respeito.
Tenho há pouco tempo o N97 mini e ainda estou esperando o meu certificado para fazer o hack.
Assim que chegar vou testar os efeitos.
Abs.

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 13 Jun 2010 - 17:22

Está muito bom ThOmas!
Tanto que consegui atualizar o FW por meio de suas explicações.
Só acrescentei, ou melhor, reforcei sua explicação para alguma dúvida que possa surgir para mais alguém.
Não precisa alterar nada não.
Tive dificuldade em saber qual o arquivo que deveria renomear. Parei ali, mas busquei informação em outro lugar e deixei meu comentário a respeito.
Tenho há pouco tempo o N97 mini e ainda estou esperando o meu certificado para fazer o hack.
Assim que chegar vou testar os efeitos.
Abs.

Mas ué, quando você faz o processo acima, nõa precisa cert, já está hackeado.. Abre o rompacher+, aplica os patches e pronto..

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 13 Jun 2010 - 18:25

Até agora apenas atualizei meu FW, não fiz mais nada. Ainda não consigo abrir ou instalar o rompacher+ porque dá erro no certificado...
Para solucionar isso preciso deixar o rompacher+ para signed. Só assim conseguirei abrir no meu N97 mini.
Você abriu o rompacher+ numa boa sem assiná-lo? Queria que isso acontecesse no meu... aqui qualquer arquivo "diferente" dá erro no certificado! Mas isso está com as horas contadas :rock

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 14 Jun 2010 - 03:39

Até agora apenas atualizei meu FW, não fiz mais nada. Ainda não consigo abrir ou instalar o rompacher+ porque dá erro no certificado...
Para solucionar isso preciso deixar o rompacher+ para signed. Só assim conseguirei abrir no meu N97 mini.
Você abriu o rompacher+ numa boa sem assiná-lo? Queria que isso acontecesse no meu... aqui qualquer arquivo "diferente" dá erro no certificado! Mas isso está com as horas contadas :rock

Cara, é para isto que serve o tutorial, para instalar o rompatcher+!

Veja aqui..

http://www.plusgsm.c...ead.php?t=84980

Basicamente é a mesma coisa..

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 14 Jun 2010 - 13:43

O que fiz até agora foi atualizar meu RM-555 para um FW v. 11 de Portugal, sendo que só obtive êxito com a mudança do meu product code, porque não existe atualmente atualização do meu code.
Em relação ao hack, ainda não o fiz porque não encontrei um FW Cooked (hacked) ideal para meu celular.
Minha versão é a RM-555, e você disse que o hack funciona nas versões "N97 RM-505 506 507 v20.0.019, V20.0.027 e V21.0.045 - APENAS".
No entanto, já encontrei um FW Cooked com RM-555 no idioma .V01. Sabe de alguma FW Cooked com o idioma .V36 para RM-555?
Não quero trocar meu idioma português por outro, a não ser que na .V01 seja possível selecionar o idioma em português.
Quanto ao certificado, já recebi e assinei os arquivos rompacher e Helloox2.
Realmente, comigo também não funcionou a instalação.
Dessa forma fico por aqui, por enquanto sem o hack.
Abs.

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 14 Jun 2010 - 17:11

Sim meu velho, N97 é uma coisa, N97 MINI é outra.. Olha aquele link que te passei, e faz o processo..

É para N97 Mini V11 mesmo..

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 14 Jun 2010 - 18:36

Valeu!!! Farei assim que encontrar o FW Cooked com meu idioma.

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 15 Jun 2010 - 17:10

Valeu!!! Farei assim que encontrar o FW Cooked com meu idioma.

Cara, veja na minha pasta do 4shared, tem os FW Cooked lá.. Só não sei a respeito da lingua, mas possivelmente tem PT-PT..

P.S.: Af, qual é o problema em usar o aparelho em EN? ehehe.. :D

Hades666

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.431 posts

Postado 15 Jun 2010 - 17:17

Otimo tuto thOmas...
Valeu por dividir.....

 MacBook Pro I5 2.5 GHz/ Ive Bridge/ Mavericks
 MacBook PRO Retina 15pol/8Gb DDR3/256gb SSD
 HD híbrido Momentus SSD500Gb
 Iphone5S 64Gb/iPhone4S 16Gb/iPhone2G(Coleção)
 iPadMini 32Gb Wi-Fi
Time Capsule 2Tb/ AppleTV3

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 15 Jun 2010 - 18:08

Cara, veja na minha pasta do 4shared, tem os FW Cooked lá.. Só não sei a respeito da lingua, mas possivelmente tem PT-PT..

P.S.: Af, qual é o problema em usar o aparelho em EN? ehehe.. :D

Já cansei de usar o EN no meu antigo HTC Diamond2. Agora, no N97 mini com idioma em português posso completar as palavras com mais facilidade e com o acionamento de uma tecla posso colocar o saudoso "ç" no meu texto. A questão dos acentos também são mais fáceis, pois estão voltados para PT.
Já testei o EN neste mini, porém gostei mais do português. Sem preconceito... rsrsrs
Como encontro sua pasta no 4shared?

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 16 Jun 2010 - 16:37

Otimo tuto thOmas...
Valeu por dividir.....

tranquilo! :P

vou continuar postando, ainda tenho um bom acervo de coisas aqui!

Já cansei de usar o EN no meu antigo HTC Diamond2. Agora, no N97 mini com idioma em português posso completar as palavras com mais facilidade e com o acionamento de uma tecla posso colocar o saudoso "ç" no meu texto. A questão dos acentos também são mais fáceis, pois estão voltados para PT.
Já testei o EN neste mini, porém gostei mais do português. Sem preconceito... rsrsrs
Como encontro sua pasta no 4shared?

procura qualquer arquivo meu (os deste topico mesmo), dai é só clicar na pasta.. deve ter "by thomaskunrath" nomedoarquivo "in" pasta.. clica nela, e dps vai para n97 mini..

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 17 Jun 2010 - 17:49

Acabei entendendo como funciona o 4shared. Agora aprendi a procurar os arquivos nas pastas. Não sabia dessa função, mas não encontrei o que queria. Mesmo assim obrigado!

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 18 Jun 2010 - 15:22

Como assim? Nem a FW? Ou achou a FW mas sem a lang. que você quer?

swotor2

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 21 Jun 2010 - 11:38

Encontrei a FW mas sem a lang. que gostaria.

rdupen

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 21 Jun 2010 - 20:30

Oi Pessoal, tenho instalado no meu Nokia N97 o firmware RM507 v21.2.0.45, e quero aplicar este Tutorial. Será que posso ter problema com o FW modificado. Pergunto porque ao fazer o download pelo Navfirm constatei que tenho este arquivo, RM505_507_21.0.045_uda_1_001.uda.fpsx, que é igual no nome e apenas pouca coisa maior no tamanho, ao que existe no site 4shared.com para download.
O que acham?

th0mas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 29 posts

Postado 22 Jun 2010 - 04:56

Se o seu aparelho é um desdes "N97 RM-505 506 507 v20.0.019, V20.0.027 e V21.0.045", pode mandar bala..

c.valverde

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 01 Jul 2010 - 18:41

Alguem já tem algo pra versão v21.2.120? Manei meu n97 pra resolver os problemas da cam e dos botões descascando e ele voltou com esta atualização!