Ir para conteúdo

Foto

[F035] Problemas com cartão de memória

• Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

RogerBR

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 21 Set 2010 - 07:07

Olá pessoal,

Assim que recebi meu F035, com um cartão de memória de 2GB, conectei-o ao PC via USB para transferir músicas. Criei uma pasta separada com trechos de músicas e adcionei como alguns como toques de chamadas. Todavia, logo em seguida os arquivos foram modificados pelo sistema, transformando-se em arquivos com nomes estranhos, de tamanhos diferentes do original e com datas de modificação/criação totalmente incorretos.
Tentei excluir esses arquivos pelo celular e pelo windows, mas não consegui, pois aparecia a mensagem de que os arquivos tinham nomes muito extensos. Então formatei o cartão e reinstalei as pastas originais do celular e minhas músicas, o que funcionou.
No dia seguinte fiz uma atualização do mapa do GPS e os arquivos foram transferidos corrompidos. O cartão não era lido nem pelo celular, nem pelo windows. Tentei formatar e não consegui, pois dizia que o cartão não estava acessível. Tentei várias formas de apagar ou formatar e não consegui.

Então comprei outro cartão de memória de 2GB. Instalei novamente as pastas e músicas e dessa vez funcionou bem.
Na semana seguinte fui tranferir arquivos de atualizações do GPS e novamente surgiram os arquivos corrompidos.
Desta vez eu consegui apagar os arquivos, mas toda vez que vou transferir os arquivos surgem corrompidos, as vezes antes de eu retirar o cabo USB, quando eu termino de copiar os arquivos. Outras vezes tranfere corretamente, retiro o cabo USB, mas quando ligo o celular os arquivos estão corrompidos.

Bom, a situação atual é a seguinte: eu consigo formatar o cartão a qualquer momento, mas toda vez que transfiro os arquivos surgem corrompidos (com caracteres e tamanhos estranhos). Isso acontece aleatóriamente, cada vez com arquivos diferentes.

Outras informações:
- Já formatei o cartão várias vezes (FAT e FAT32);
- Já exclui e refiz a partição, formatando normalmente - mas a situação continua;
- Já formatei com vários programas diferentes - não alterou a situação;
- Já fiz o processo em outro computador;
- Já desistalei programas que intereferem nos arquivos de música (tais como Last.fm);
- Já fiz teste nos cabos USB;
- Já verifiquei os drives USB;
- Já resetei o celular;
- Já passei anti-virus e ant-spyware no cartão e no windows - nada encontrado;
- Já instalei o cartão vazio, sem arquivos, para o celular ir criando as pastas conforme ele seja solicitado. Funciona por um tempo, mas a qualquer momento o cartão deixa de ser reconhecido pelo celular.
- A mensagem no celular quando tento acessar os arquivos é: fat alloc errorado (exatamente assim, errorado). O que me fazia acreditar que pudesse ser problema com FAT, mas o problema aconteceu mesmo antes de eu formatar.
- Não adianta comprar outro cartão, pois fatalmente o problema se repetirá;

Acredito que a chave para resolver o problema é descobrir porque surgem arquivos corrompidos.

Desculpem escrever tanto, mas é para ajuda-los com informações e evitar novas perguntas.

Agradeço a atenção.

RogerBR

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 22 Set 2010 - 07:17

Descobri mais uma informação: as vezes eu consigo abrir o cartão de memória, mas os arquivos estão com nomes estranhos. Outras vezes o cartão está inacessível, e descobri que nesse momento ele não está no formato FAT, mas no formato RAW.

Eu excluo a partição, formato em FAT. Tiro o cabo e lá volta para o formato RAW.

RogerBR

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 8 posts

Postado 22 Set 2010 - 19:20

Comprei um novo cartão de 4GB com adaptador para PC. Fiz as transferências e deu certo. Portanto, acredito que o problema seja dos cartões antigos ou do cabo. Vou testar para acrescentar conhecimento.