Ir para conteúdo



Foto

Palm Pre


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1

Filipe™

    Membro Platinum PluS

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.592 posts

Postado 01 Fev 2011 - 11:21

Introdução

Amor a primeira vista, quando o vimos pela primeira vez em Barcelona, nos apaixonamos na hora. Boa parte dessa paixão nasceu pelo fato de que até aquele momento não tínhamos encontrado nada capaz de aguçar com profundidade a nossa curiosidade. Mas o Palm Pre já era predestinado a desencadear o interesse dos usuários em nível mundial.

[ATTACH]21940.vB[/ATTACH]


Esperamos quase nove meses para vê-lo aqui, mas ainda não chegou. Por isso fomos até a Alemanha para ter um exemplar e para testá-lo em primeira mão. Em pouco tempo talvez ele esteja disponível aqui também. Isto que dizer que, enquanto vocês estão indecisos em relação a compra deste aparelho, a leitura deste texto será com certeza de ajuda.

Confecção

Confecção minimalista, estilo Apple. É a primeira coisa em que se pensa quando se vê a caixa produto. Branca e compacta, tão pequena que nem parece um dispositivo slider.

[ATTACH]21941.vB[/ATTACH]


Na realidade, porém, tem muito mais do que parece. Dentro dela encontramos um lindo porta celular em veludo, os manuais de instrução, o carregador de bateria com entrada USB. Além, logicamente, dos auriculares estéreos. E o cartão de memória extra? Não há, pois ele já vem com 8 Gb integrados, que deveriam bastar...
Funções e materiais


O novo Palm Pre é um dispositivo slider munido de teclado extendido, que funciona com sistema dual UMTS – GSM. Naturalmente, a transferência de dados é favorecida pela presença do HSDPA, que influencia de maneira positiva o carregamento das páginas web. Além de fornecer uma conectividade, muito completa por sinal, com wi-fi e bluetooth estéreo (infelizmente, somente para o áudio), possui também cabo de dados USB.

[ATTACH]21942.vB[/ATTACH]

Do ponto de vista estético, o Pre lembra vagamente a linha do PEBL da Motorola: parece uma pedra negra e brilhante. Nele, as marcas de dedos vão ser companheiras eternas... é melhor se acostumar. Por mais que você use o paninho limpador de tela, umedecidos ou não, lenços de papel ou de tecido, não vai ter como evitar as marcas de dedos.

[ATTACH]21943.vB[/ATTACH]

Mas isso é devido ao material plástico, que à primeira vista pode parecer leve e básico. Mas, basta que seja utilizado um pouco para que o aparelho acabe por ser arranhado, o mesmo que acontece com o iPhone da Apple. Embora a montagem deste aparelho seja digna de todo nosso respeito, ele não apresenta folgas no mecanismo de abertura do slider, e também parece ser muito resistente.

[ATTACH]21944.vB[/ATTACH]

Na parte anterior, encontramos a magnifica tela de 3.1 polegadas, com resolução de 320x480 pixels e um brilho incrível. Estamos diante de uma tela muito melhor em relação aos últimos BlackBerry, Bold e Tour. Obviamente, ele vem com tecnologia touchscreen, do tipo capacitiva, com ótima sensibilidade (estamos chegando ao nível do iPhone, que continua sendo a referência para os nossos testes).

[ATTACH]21945.vB[/ATTACH]

Na parte posterior, temos o alto-falante do viva-voz e a câmara de 3 megapixels, dotada de flash LED. As fotos feitas com este aparelho são de ótima qualidade, mas atenção: a câmera não grava vídeos, o que é um pecado. O acelerômetro e o GPS são incorporados ao telefone. Ambos funcionam muito bem e vemos uma rotação completa de 4 lados (exatamente, inclusive de cabeça para baixo caso essa seja a sua dúvida).

Dimensões e Teclado


A ergonomia do novo Palm Pre é muito interessante, e mais uma vez aplaudimos a Palm por ter criado um celular prático de se usar. O único verdadeiro problema, pelo menos na fase inicial do manuseio, é a estrutura lustrosa e portanto com pouca firmeza no manuseio.

[ATTACH]21946.vB[/ATTACH]

As dimensões gerais do aparelho, fazem com que ele possa ser manuseado com uma só mão, sem problemas para acessar qualquer ponto da tela. Obviamente, com o teclado aberto será necessário usar os dois polegares para a digitação de textos. O Palm Pre mede 100.5 milímetros de altura, 50.5 de largura e 16.9 de espessura, com peso de 135 gramas. Os mais atentos vão notar que a largura é mínima.

[ATTACH]21947.vB[/ATTACH]

Alguém pode se perguntar: "Como fizeram para por um teclado extendido?" Simples: as letras são arredondadas e duras de apertar, desta forma usa-se as unhas sem receio de danificar as teclas, agilizando assim a digitação. Similar ao Treo, o Palm vem com o teclado extendido ergonômico, que torna-se fácil de usar depois de um pouco de prática.

[ATTACH]21948.vB[/ATTACH]

Os botões são facilmente acessíveis. Na parte frontal o único botão é o "home", com sistema sensível ao toque que deixa livre a parte inferior. Ele é perfeitamente manuseável com o polegar, podemos usá-lo por exemplo, para voltar à tela anterior (para isso basta deslizar o polegar para a esquerda).

[ATTACH]21949.vB[/ATTACH]

Na lateral, à direita, temos o entrada Micro USB; à esquerda, o regulador de volume. Na parte de cima, temos a entrada para os fones de ouvido e a desativação do toque de chamada (além do vibra call). Sendo a tela touchscreen, não podemos esquecer o sensor de aproximação, que desativa o teclado, quando o aproximarmos do rosto para atender uma chamada.

Teste


O novo Palm Pre que estamos testando em primeira mão para vocês trabalha com um sistema operacional próprio e é completamente inovador. Vamos começar pela tela em stand by: na parte inferior, o Pre oferece cinco ícones de atalho para acesso direto às funções mais utilizadas, que não podem ser modifcadas: o telefone, a lista de contatos, o email, o calendário e o menu.

[ATTACH]21950.vB[/ATTACH]

Cada uma das funções, depois de selecionada, nos remete à tela através da qual poderamos administrar, diretamente com os dedos, tudo aquilo que precisamos pra suprir as nossas necessidades básicas. Obviamente, além dos atalhos que acabamos de elencar, temos também o menu tradicional, que nos permite acessar todos os itens e aplicativos que o novo Pre coloca a disposição. Trata-se de uma vasta gama, desde as funções tradicionais até as funções profissionais, passando por aplicativos que podem ser baixados através da Loja virtual que dia após dia é atualizada com novas features, embora no atual ainda deixe a desejar.

[ATTACH]21951.vB[/ATTACH]

O Palm Pre, é um aparelho destinado ao universo que abrange tanto o uso profissional quanto o lazer, visto que foi projetado como um multi-tarefas. Podemos ir da função calendário às messagens, e depois passar para o uso de internet na maior facilidade. Neste sentido, o Pre organiza em fileira as funções que podemos acessar, passando de uma para outra, com simples deslizar do polegar.

[ATTACH]21952.vB[/ATTACH]

Para fechar uma função que acabamos de usar, basta deslizar o polegar no sentido vertical para o alto. Este é um modo muito rápido para administrar várias aplicações simultaneamente, ao qual soma-se a opção de acesso direto, utilizando um atalho, que compreende os cinco ícones citados anteriormente. E tem mais. Para poder ter a conectividade e o sinal da bateria sob controle, é só clicar no sinal correspondente e obter todas as informações relativas.

[ATTACH]21953.vB[/ATTACH]

A única observação negativa, que poderá ser corrigida com um upgrade do software, é o fato que o aparelho não possui nenhum led luminoso de aviso, tornando impossível notar a chegada de novas mensagens ou de ligações perdidas, sem ter que desbloquear o teclado do telefone ou iluminar a tela. Mas temos o presentimento que a Palm vai reverter esta situação através de atualizações futuras.

[ATTACH]21954.vB[/ATTACH]

Vale a pena notar, o teclado touchscreen capacitiva com ótima sensibilidade, que torna a navegação muito mais rápida quando alternamos entre os aplicativos que estão na grade de ícones do menu. Nesta sessão, também temos várias páginas, ou melhor, três para sermos exatos, todas configuradas e personalizadas diretamente pelo usuário. A parte telefônica do Pre é munida de um áudio potente, mas que beira a distorção no viva-voz, quando o volume é colocado ao máximo.

[ATTACH]21955.vB[/ATTACH]

Provavelmente, isto é acarretado pela qualidade do envolucro e do autofalante. Em relação a parte telefônica do alto-falante integrado, que fica acima do visor, não temos do que falar, muito menos da recepção de sinal, que funcionou perfeitamente durante o nosso teste. Reservamos porém algumas palavras à parte de mensagens, vamos comerçar pelo teclado: temos à disposição um teclado QWERTY que usamos na composição de emails e de sms (torpedos), mas também para escrever mensagens instantaneas.

[ATTACH]21943.vB[/ATTACH]

O teclado do aparelho possui teclas arredondadas. Para alguns, especialmente para os que não têm unhas afiadas, no início usá-lo não será fácil. Todavia, a boa ergonomia e a otimização do espaço faz com que o usuário, depois de um breve período de treino, seja capaz de escrever email e mensagens rapidamente. No que se refere ao instant messaging, temos que rever a compatibilidade com AIM e Google Talk, porém é perfeitamente integrado com os torpedos e a lista de contatos.

[ATTACH]21946.vB[/ATTACH]

Esperamos que no futuro Palm amplie essa política para os outros sistemas, ou pelo menos para os mais usados por nós. No que diz respeito ao gerenciamento do correio eletrônico, podemos dizer que é possível e facílimo sincronizar a lista de contatos e a conta de email do Gmail. Naturalmente, isto funciona também com as contas de outros provedores, que são reagrupadas na caixa de entradas, como acontece no nosso PC de mesa. A navegação internet, é uma ótima, aconselhamos a todos experimentá-la. O carregamento das páginas, graças ao HSDPA, é instantâneo, e também devido a presença do rápido acelerômetro (mérito do processador inserido especialmente pela Palm neste produto) poderemos desfrutar da orientação horizontal, modalidade que favorecerá a visualização das páginas web. Com wi-fi o desempenho é realmente notável, ele possui a melhor velocidade de carregamento até agora vista num dispositivo como este.

[ATTACH]21945.vB[/ATTACH]

O resto fica por conta da tela que possui um ótimo contraste e boa nitidez de cores. O duplo tap permite aumento proporcional das páginas que nos interessam, o único problema é que ele não suporta vídeos em flash. Muito bom, no entanto, é o link para a conexão direta com o You Tube, que carrega os vídeos de forma muito satisfatória. Além da parte profissional, que oferece a possibilidade de interagir com arquivos do pacote Office, e de ler arquivos em PDF, observe também que a Palm procurou impressionar também no fator multimídia. De fato, o aparelho vem com uma câmera de 3.0 megapixels, munida de flash, que faz belas fotos, especialmente em presença de luz intensa.

[ATTACH]21956.vB[/ATTACH]

Para quem gosta de músicas, o Pre tem uma reprodução de volume alto. Os toques de chamadas permanecem com o nível máximo mais baixo. Não é um grande problema, especialmente para quem esta acostumado a usar o telefone em vibra call, a modalidade de toque pode ser escolhida comodamente através do clássico botão na parte superior do aparelho. Assim como os demais smartphones de última geração, este aparelho oferece a opção de integrar informações para cada um dos membros da nossa lista de contatos com as informações extraídas diretamente do facebook e outros redes sociais.

[ATTACH]21957.vB[/ATTACH]

Inclusive, neste aspecto a Palm acompanhou a evolução no tempo. Embora tenha demorado mais do que o previsto para o lançamento do novo Pre, ela alcançou o seu objetivo, de colocar no mercado uma boa alternativa aos sistemas operacionais e produtos oferecidos pela concorrência. O Pre é uma aposta, de difícil prognóstico, visto a consolidação do Apple OS do iPhone contra Windows Mobile e Symbian, seguido pelo BlackBerry OS. Mas é sempre bom poder ver de perto um experimento novo. Principalmente se for bom, como neste caso. Os erros do passado, de fato, não podem atrapalhar o ótimo trabalho do fabricante. Damos uma salva de palmas para o pré, enquanto esperamos para tê-lo no mercado brasileiro. Óbvio que se a bateria nos permitisse passar das 19 h, sem a necessidade de correr para recarregar o aparelho, seria formidável.



Custo - benefício


Na Alemanha, o preço do aparelho é 499 euros. Se no Brasil o preço fosse o mesmo, seria um bom negócio, visto que é um celular completo e um produto de ótima qualidade. Mas se fôssemos o fabricante do Palm Pre, teríamos optado por uma estratégia muito mais agressiva, visando difundir mais facilmente o novo lançamento, que traz consigo um novo sistema operacional e uma série de novos programas.


Embalagem e características

Tem de tudo: bateria (pena que dure somente até a hora do jantar, com uso intensivo), carregador de bateria, cabo de dados USB, fone de ouvido e um lindo porta celular. O cartão extra de memória não se faz necessário, visto que já temos a disposição 8 Gb de memória integrada.


Comodidade

Ele é um pouco escorregadio, a estrutura externa é muito brilhosa, mas com o tempo podemos nos acostumar com ela. A montagem é muito sólida, o slider não apresenta folga, o teclado também é muito legal, talvez seja um pouco pequena nas primeiras vezes que o utilizamos. Ótima facilidade de uso da interface.


Facilidade de uso

Não trava com o uso. O novo sistema operacional é realmente muito intuitivo. A opção multi-tarefa é realmente muito boa e funciona perfeitamente sem interferir nos aplicativos em uso e para fechá-los, basta um simples toque de dedo. No geral, ele tem de tudo, inclusive o GPS.


Multimídia

A câmera não é a oitava maravilha e não grava vídeo. A qualidade de resolução máxima é de 3.0 megapixels, possui flash led. A parte musical é reproduzida com boa tonalidade de volume. É de se estranhar que o volume do toque de chamada seja baixo.


Votação Geral

Um experimento para ser aprovado, quem sabe enquanto esperamos por uma bateria mais potente ou uma maior otimização do seu consumo. O novo Palm Pre porém tem todos os requisitos para virar um sucesso, ou no mínimo despertar interesse de quem quer provar um produto completamente novo, diferente dos produtos hoje disponíveis no mercado.

Fonte: Tudocelular

Arquivo(s) anexado(s)