Ir para conteúdo

Foto

Nokia S40 - Apresentação

• Por favor, faça o login para responder
8 respostas neste tópico

marthiago

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 118 posts

Postado 10 Abr 2011 - 15:58

Este tópico tem por objetivo abrir as discussões referentes aos aparelhos Nokia que utilizam o sistema S40, uma vez que as mesmas são escassas no fórum e em toda a internet.

O S40 é um sistema embarcado em aparelhos de baixo custo e hardware da Nokia. É um sistema desenvolvido e usado somente pela Nokia. E não é Symbian.

Com um público alvo diferente de suas versões superiores, esta sistema é utilizado pela Nokia em seus aparelhos de hardware mais simples, porém tentando manter o máximo de flexibilidade. Como a instalação de aplicativos (sis e sisx) não é possível aqui, o aparelho vem com o máximo de funcionalidades inclusas no próprio sistema, o que facilita a vida de quem não gosta de perder horas configurando o aparelho, afinal, convenhamos que perder horas buscando novos aplicativos (quando são shareware a busca por "outras opções" demora mais ainda), hackeando o aparelho, trocando product code ou assinando aplicativos não é para qualquer um!!!

Recentemente houve um grande número de baixas entre meus Symbians, 5800 foi assassinado em uma queda brutal e n95 faleceu após uma chuva. Devido a conjuntura econômica rsrsrs adquiri um aparelho dessa versão, o Nokia X2-01.

O que ele faz:
-Música (cartão 2Gb incluso e tecla dedicada)
-Internet
-teclado Qwerty (para confortável e rápida digitação)
-Conectividade com redes sociais (twitter, orkut e facebook)
-Mensageiro instantâneo (MSN, Yahoo, Gtalk e Ovi)
-Aplicativos Java (não possuem a capacidade de rodar em segundo plano)
-Widgets na tela inicial (te notificam quando chega e-mail, nova mensagem no IM, atualizações Facebook)
-Boa costumização da tela inicial (permite colocar carrossel de fotos de seus contatos favoritos, bem com escolher o que cada área da mesma vai fazer e/ou mostrar)

Os aplicativos nativos (Música,redes sociais,E-mail e Mensageiro instantâneo) rodam em segundo plano, permitindo conectividade 24 horas com esses serviços.

O que ele não faz:
-Leitura de documentos (word, excel, pdf...)
-Voip (Não comporta softwares como Fring, Nimbuzz -somente versão java limitada a texto-...)
-Não aceita aplicativos e jogos de extensão sis e sisx ( mais complexos e geralmente com mais funcionalidades).
-Não roda aplicativos de terceiros em segundo plano, o que torna inútil alguns aplicativos java (qual a graça de ter que entrar e sair do Nimbuzz ou Ebuddy toda hora?)
-Não tem 3g

Por isso aconselho a quem quiser adquirir um celular dessa versão de Symbian que aprenda a lidar com os aplicativos nativos, já que eles rodam em segundo plano e permitem uma boa conectividade (o modelo Nokia C3 também S40 possui inclusive wlan).

Você precisa estar ciente que o aparelho não poderá lhe fornecer muito mais do que ele fornece quando retirado da caixa.

Recomendo para quem é viciado em MSN ou outras redes sociais, pois o aparelho é todo voltado para isso, ficando a utilização por vezes tão fácil ou até mais que as outras versões de Symbian. Por ser um sistema mais leve, os aplicativos respondem rapidamente.

Espero que tenham gostado e que possamos aumentar nossos conhecimentos sobre esta versão com a contribuição de todos.
6120 / N95 / 5800 XM / X2-01 / E63

AdlerTC

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 2.219 posts

Postado 10 Abr 2011 - 16:51

Boa iniciativa, marthiago. Pode ajudar muitos users antes de suas compras! Mas vou fazer apenas algumas correções, visando uma perfeita correteza do tópico. O S40 não é um Symbian. Symbian é o sistema operacional de código aberto, cujas versões são conhecidas como S60 e S^3.
O S40 é um sistema de código fechado, desenvolvido única e exclusivamente pela Nokia, para equipar os aparelhos de low a mid-range.

Falarei então um pouco do Nokia X3-02, um inovador e exclusivo aparelho da Nokia.

Imagem Postada

Mais conhecido como Nokia X3-02 Touch and Type, o X3-02 é uma grande novidade da Nokia: é o primeiro aparelho da marca finlandesa a utilizar juntos um teclado físico, de 3 linhas e 4 colunas, não qwerty, e uma tela touchscreen TFT resistiva.
Feita a apresentação, vamos às suas características:
  • 3G HSDPA/HSUPA;
  • Tela TFT touchscreen resistiva;
  • Display de 256 mil cores, 240 x 320, 2.4 pol.;
  • Memória interna de 50MB, suporte a microSD de até 32GB;
  • Wi-Fi b/g/n;
  • Bluetooth v2.1;
  • Cam de 5mpx, foco fixo, sem flash;
  • Radio FM;
  • Entrada P2 3.5mm p/ fones de ouvido.

Suas principais desvantagens são:
  • Usa o sistema S40, 6ª edição, ou seja, não é um smartphone: não tem multitasking;
  • Não tem GPS;
  • Sem visualização de documentos e voip;
  • Sem câmera frontal para video-conferência, já que é um aparelho 3G;
  • Sem acelerômetro, que já é característico de aparelhos touch.

No mais, é um aparelho muito interessante, poderoso no que faz, com arquitetura muito robusta, e garante muita diversão com seu conjunto type/touch, wi-fi e 3G.
Com o detalhe do preço, que está bastante acessível pela sua funcionalidade.

Por usar o mesmo sistema do Nokia X2-01, apresentado pelo marthiago, o X3-02 possui todas as suas características, à exceção do teclado QWERTY.

Até! :blz

Imagem Postada

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 10 Abr 2011 - 17:22

Ainda adicionando a correção do Adler quanto as séries Symbian! Este SO tbm existe não só como Symbian^3 ou S60! Tabm temos o S70, S80 e S90, esses três não muito difundidos na esfera Symbian e descartados anos atrás para que somente o S60 fosse continuado! O S40 não é mesmo Symbain, é um sistema embarcado da própria Nokia!
Do mais, aparelhos novos com S40 estão me surpreendendo com a qualidade com que são produzidos. Diga-se de passagem o C3-00, X2-00 e os aparelhos acima! Ambos C3-00 e X2-01 não são Smartphones, mas fazem um bom trabalho no quesito Redes Sociais!

Imagem Postada

PSP/PS VITA/PS2/PS3/PS4/Wii

Nexus 4/Galaxy S4

marthiago

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 118 posts

Postado 10 Abr 2011 - 17:34

Ótimo esclarecimento! Eu acreditava que o S40, S60, S80... eram versões de um mesmo sistema operacional (como Windows Me, Windows xp, Windows Vista...).

Bom começar um tópico com pé direito!
6120 / N95 / 5800 XM / X2-01 / E63

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 10 Abr 2011 - 20:13

São mesmo versões diferentes!
As outras foram descontinuadas e eram menos difundidas! Como a plataforma S60 era a mais "rentável" foi decidido mantê-la e descontinuar as outras plataformas! Existem muitas versões do S60 (6.0, 7.0, 8.0, 9.0,9.1,9.2,9.2 Pré-FP1, 9,3,9,3 Pré-FP1,9.4,9.5 e o Symbian^3 que na verdade agora se unirá a todos os Symbians lançados posteriormente e será somente Symbian)
O princípio do Symbian, apesar de NÃO SER LINUX, é o mesmo: pacotes!
Os arquivos de instalações no Symbian são nada mais nada menos que pacotes!
Já o S40 é uma versão "simples" que imita a interface do Symbian! Imita tão bem que muitos confundem os novos aparelhos como Smartphones com Symbian!
Creio eu que o futuro do Symbian seja ficar nos Smarts mais "básicos", custando um pouco a mais que os mid-end e os low-end da Nokia! Mas aí sairíamos do foco do tópico que é o S40!

Imagem Postada

Nexus 4/Galaxy S4

connan703

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 10 posts

Postado 01 Jul 2011 - 17:10

Acabei de adquirir um x2-01 e estou bem satisfeito com o aparelho, principalmente pelo custo beneficio ! possui redes sociais, msn e ao meu ver o melhor de tudo é o teclado qwerty. Só comprei porque meu galaxy 5 deu pau no visor e deve ficar um "tempinho" na assist tecnica.

orejano

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 23 Fev 2012 - 17:46

Pois bem, qndo entrei aqui, o fiz c/o intuito de saber como "hackear" o s40 p/poder usar 1 das kmeras de meu TC Nokia 3120c. como webcam no PC; o q ñ aconteceu. Embora saiba q existe a forma de conseguir isto, comentário lido no site arenagsm.com, hj fechado.
No obstante isto fiqi sabendo q o 3120c. ñ é Symbian e sim 1 plataforma operacional criada pela Nokia e c/códg fechado, ao q talvez seja por isto q é tão difícil achar o app, programa, software ou drive, como qra q se chame, p/usar 1 dessas kmeras como webcam junto ao PC.
Pois bem talvez seja isto, por q fala-se tanto e ha tantos app criados p/s60, já q este é códg aberto.
Agora eu qro preguntar aos entendidos, já q ñ o sou, aonde acho este tipo de app, prog....., etc, p/usar 1 destas kmeras do Nokia 3120c. como webcam? O MOBIOLA, ñ serve já q entrei em contato e responderam-me q ñ é possível. Tbm tenho visto q p/os s60 existe vários app deste estilo.
Seguindo c/minha pesqsa, no site portalnet.cl (Chile) tenho lido q é possível passar de s40 p/s60, ao q gostaria de perguntar aos entendidos, se desta forma poderei usar 1 das kmeras do 3120c. como webcam? e si em verdade consigo "transformar" meu s40 em s60, c/todos os benefícios q goza este último?
Aguardo resposta por aqui ou por: jenriq@r7.com, desde já grato.

rr.azevedo

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 34 posts

Postado 28 Out 2012 - 09:22

tem como instalar por ex; o handy black list no nokia x2 00? quero comprar esse cel ,mas dependo saber desse detalhe.

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 28 Out 2012 - 16:04

Não, este celular é S40! O Handy é somente para Symbian!

Imagem Postada

Nexus 4/Galaxy S4