Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Aprenda o que é ROMs e MODs nos sistemas Android

• Por favor, faça o login para responder
27 respostas neste tópico

Andrea77

Super Administradora

• S. Administradores
  • 4.269 posts

Postado 11 Mai 2011 - 00:02

[ATTACH]23525.vB[/ATTACH]

Introdução:

Uma das características que difere o sistema operacional Android dos demais é o fato de este ser “aberto” (ainda que parcialmente).

Quem possui um smartphone Android, provavelmente já ouviu falar em ROMs e ROOT (ou “rootear aparelho”). ROMs são versões do sistema operacional modificadas por desenvolvedores. Em outros sistemas, a instalação de ROMs que não aquelas fornecidas pelo fabricante, não é permitida. No Android, esse mundo de “customizações” e modificações está acessível aos usuários mais curiosos.

Neste post você vai aprender as noções básicas para se instalar ROMs em seu celular, bem como aprender o procedimento de ROOT, e outros pontos importantes. Veja abaixo:

Principais termos que usaremos:

• Root - É o utilizador com privilégios (“poderes”) máximos em sistemas UNIX, GNU/Linux, derivados de BSD e também no Android. Este utilizador está também presente no Android, embora venha na maioria dos dispositivos desactivado. Este utilizador tem permissões para ler, escrever e executar tudo o que diz respeito ao sistema.
  • ROM - É o termo designado a uma imagem do sistema operacional completo incluído num determinado dispositivo. Neste caso, a ROM é o software que está instalado nos terminais com o qual o utilizador interage. Também pode ser usado o termo firmware.
  • AOSP - Quer dizer Android Open Source Project e é o pai de todas as ROMs que existem para Android. É com este código-base que pode ser compilada e criada uma ROM para qualquer smartphone com Android e até para alguns aparelhos que não possuiam o sistema Android originalmente, como é caso do HD2 da HTC e até mesmo os Nokias N770/800/900.
  • Recovery - É uma imagem bastante reduzida do AOSP, com apenas o básico para o sistema ser iniciado em determinado smartphone. É utilizado para fins de recuperação de sistema ou para a instalação de novas ROMs. Também estas podem ser customizadas no sentido de lhes acrescentar mais funcionalidades, como por exemplo backups, particionamento de cartões de memória, etc.
  • SPL - A SPL é um bootloader, i.e., o que inicia o sistema operativo, neste caso, o sistema Android. Pensem nela como uma BIOS ou a EFI de um PC.

Tipos de ROMs:

1. ROMs with Google: são aquelas que são distribuídas normalmente nos Developer Phones e mais recentemente no Nexus One. Estas ROMs são caracterizadas por terem somente o código proveniente do AOSP, como todas as ROMs, e as aplicações da Google como é o caso do Google Maps, Google Mail, etc.

2. ROMs OEM: são as que são alteradas pelo fabricante e/ou pela operadora de telefonia móvel. Neste tipo, infelizmente, temos muitas variantes: ROMs da HTC com SenseUI, da Vodafone com o tema da Vodafone, da Acer com aplicações próprias da Acer, dentre outras. De uma forma simples, é uma camada extra de software que o fabricante/operadora adiciona, quer por uma questão de branding, quer para adicionar alguma funcionalidade/aspecto diferenciador ao aparelho.

3. Community-driven ROMs: são aquelas em que o criador é o usuário comum da plataforma. Ele decidiu criar uma ROM com algumas alterações que lhe pareciam convenientes para um determinado aparelho Android. Estas ROMs podem conter alterações diversas, desde simples modificações a nível de desempenho até a uma grande alteração ao nível da interface e da experiência do usuário. Não há grandes limites ao que se pode fazer, embora, em rigor jurídico, apenas se devesse incluir código proveniente do AOSP e disponibilizado pelos fabricantes para esse intuito.

A Questão da Fragmentação:

Acontece que os fabricantes e as operadoras de telefonia acabam por alterar de tal forma o código base das ROMs, que depois é difícil para eles acompanharem o desenvolvimento do AOSP. O resultado disto é conhecido como fragmentação.

O resultado disto é que os usuários dos smartphones ficam um pouco desamparados na hora de atualizar seu sistema operacional, pois cabe ao fabricante (e não à Google) a integração do novo código na sua plataforma proprietária, o que pode dar a idéia errada de que foi a Google quem deixou de suportar aquele aparelho.

A Google só disponibiliza o AOSP, os programas Google Experience (GMaps, Googles, YouTube, GMail, GCalendar, etc.) e o Market (serviço que disponibiliza o acesso e instalação de aplicações). Por isso é que smartphones com “ROMs with Google”, como é o caso do ADP (Android Developer Phone) 1 e 2, e do Nexus One, estão mais livres para seguir o código base da plataforma e nunca ficarem desatualizados. O problema está mais uma vez com fabricante que, por vezes, não disponibiliza o código fonte de drivers necessários ao funcionamento do sistema.

Isto posto, torna-se agora mais evidente o porquê da existência de ROMs feitas por desenvolvedores independentes. A grande maioria destas ROMs trás novas funcionalidades aos smartphones, integrando as recentes alterações no AOSP naquele aparelho. Adicionam também algumas funcionalidades não existentes em qualquer ROM OEM para melhorar a experiência do utilizador, ou inclusive funcionalidades provenientes de fabricantes diferentes do celular de destino. Alguns exemplos mais conhecidos destas ROMs incluem a famosa CyanogenMod e outras como a MyHero, Pays, Alex e Desire2Nexus (estas últimas implementando a interface proprietária da HTC, o Sense UI).

Conheça as ROMs mais famosas:

As ROMs CyanogenMod são conhecidas pelo seu desempenho acrescido e pelas funcionalidades adicionais em relação à ROM OEM do dispositivo de origem. Existem muitas características alteradas, o que pode certamente agradar a muitos. O limite é a imaginação de quem coopera no projeto.

No caso da ROM MyHero, esta trás a SenseUI para o smartphone HTC Magic, interface já conhecida de todos os utilizadores de smartphones HTC Hero e que agora surge também oficialmente na versão mais recente da ROM para os HTC Magic.

A ROM Desire2Nexus é uma ROM que é baseada na ROM do HTC Desire, mas “portada” para o Nexus One. Basicamente o que trás de novo é a SenseUI, mas trás também FM Radio, dentre outras funcionalidades.

A Pays ROM e a Alex ROM são versões modificadas do sitema operacional para o smartphone HTC Desire. Elas acompanham o conhecido Sense UI da HTC, e outras funcionalidades, como layout diferenciado e aumento da partição do sistema (o que elimina o problema de espaço para aplicativos, característico do Desire).

Por fim, a ROM ShadowMOD-BR é uma modificação sempre atualizada com diversas melhorias para o nosso smartphone nacional mais conhecido, o Motorola Milestone. Ela faz o que, inclusive, a própria empresa não dá conta de fazer: atualizar o aparelho para as versões mais recentes do sistema Android.

Conclusão

Independência e Escolha. Estas são as palavras fundamentais associadas ao sistema Android. As potencialidades do nosso smartphone não acabam no momento da compra, podendo ser expandidas enquanto a comunidade e o hardware o permitir. Esta é a grande diferença de um aparelho Android, para um modelo de iPhone da Apple, por exemplo.

A comunidade e a diversidade de ROMs que esta produz e/ou melhora todos os dias nos garantem inúmeras possibilidades.

Arquivo(s) anexado(s)

"Antes de me Criticar .... Tente me Superar!!!"

CronusStrife

Membro Platinum PluS

• Supervisor
  • 2.410 posts

Postado 11 Mai 2011 - 00:28

Nossa!! Post Super Completo!! Pena que não citou minha ROM prefirida.. a MIUI, que da uma "IPhonizada" no android. Na minha opinião, a Rom mais bela que já experimentei no meu Milestone!

"O conselho é uma dádiva perigosa, mesmo dos sábios para os sábios, e tudo pode dar errado." - Gildor

andersonventurabifu

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 12 Mai 2011 - 19:17

ta e como rooteia a o aparelho??

Andrea77

Super Administradora

• S. Administradores
  • 4.269 posts

Postado 13 Mai 2011 - 02:22

Vc pode seguir esse tuto CLIQUE AQUI... mas aqui no PluS vc encontra outros exemplos.

"Antes de me Criticar .... Tente me Superar!!!"

3d3r

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 15 posts

Postado 22 Jun 2011 - 22:02

Posso usar uma room custom no meu Xperia X8 da tim?

fabricionline

Membro Prime

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.075 posts

Postado 23 Jun 2011 - 00:36

Pode sim 3d3r!
Aqui tem uma lista com as ROMS disponíveis para o X8: ROMs X8

E aqui, vc aprende como aplicar a Rom: [TUTORIAL] [XPERIA X8] - Atualizando firmware, baseband e instalando custom ROM

Imagem Postada

PSP/PS VITA/PS2/PS3/PS4/Wii

Nexus 4/Galaxy S4

3d3r

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 15 posts

Postado 23 Jun 2011 - 21:02

vaaleu amigo.

hugolfreitas

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 18 posts

Postado 15 Jul 2011 - 12:03

Será que alguém poderia me ajudar a "desvincular" meu X10 da Vivo? Queria muito colocar a 2.3 nele.
Grato.
Hugo Leonardo

Samsung Galaxy Note Retail 4.0.3
Sony Ericsson Xperia X10i 2.3.3

CronusStrife

Membro Platinum PluS

• Supervisor
  • 2.410 posts

Postado 15 Jul 2011 - 12:29

Você pode encontrar muita coisa para o seu X10 nessa parte do fórum:http://www.plusgsm.c...xperia-x10.578/
O que você deseja em especial, creio que esteja neste link a seguir:http://www.plusgsm.c...ber-o-2.104176/

"O conselho é uma dádiva perigosa, mesmo dos sábios para os sábios, e tudo pode dar errado." - Gildor

csc

Membro Platinum PluS

• Usuário VIP
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5.217 posts

Postado 12 Out 2011 - 13:00

Pessoal,

Vcs que são da área, onde encontro as rom´s custom para o Dext?

Baheaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!

mmantelato

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 58 posts

Postado 03 Nov 2011 - 16:04

Alguem ja conseguiu alterar do FOSTON FS-188Tw ?

ele vem com a versão 2.2.1 Froyo e eu gostaria de colocar a 2.3.3 ou 2.3.4.

Balbibraga

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 03 Nov 2011 - 18:20

Gente, este é meu primeiro post de vários com certeza, conheci o sistema android há 3 meses, quando adquiri um Lg p 350F, não me arrependo nem um pouco, além de ter pagado baratinho devido ao meu trabalho.

Gostei deste sistema e quero começar a fuçar e experimentar outras room , gostaria de instalar a firmware 10F seguindo o procedimento que li aqui no fórum.Só tem um problema, gostaria de saber se há a possibilidade de reverter para a atual firmware a 10 b caso não queira mais, ou melhor, dá para atualizar novamente no site da LG para a 10b?

Poço mudar a firmware quantas vezes quiser e depois voltar a usar a da Vivo que no caso é a 10 b?

Desde já muito obrigado.

maxwicz

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Postado 08 Nov 2011 - 11:41

Olá. Tenho um Samsung Galaxy Fit. Ele veio com os logos e programas da CLARO. Gostaria de remover para usar em qualquer outra operadora, ou trocar pelo da OI. Onde posso obter um tutorial que me permita efetuar essa troca com segurança?
Obrigado.

msespindola

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 06 Fev 2012 - 10:01

Amigos,muito bom o post,porém,tenho uma duvida,e sei q vcs vão falar a respeito desse aparelho,recentemente adquiri um H7300,aqueles smartphones "Xing-Lings",na verdade estou esperando ele chegar,nao espero muita coisa com ele,só mais pelo sistema operacional android msm,e por ser um celular relativamente rápido(pelo q vi em videos,roda bem rapido o OS,estava com iphone 3g antes,mas akele telefone me estressava de tão lento q rodava o whatsapp)resolvi pegar ele!
Minha duvida é se,existe alguma maneira de usar essas Roms Alternativas nele?
desde jah,agradeço a resposta e estou gostando muito deste fórum!

Hip Hop™

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.717 posts

Postado 06 Fev 2012 - 10:10

Infelizmente não amigo, pois essas roms alternativas são criadas por hackers que possuem um determinado aparelho e sempre s~~ao aparelhos originais no caso, motorola, samsung, LG, SE, HTC e por ai vai, acho praticamente impossivel alguem criar uma rom customizada para um ching ling.

msespindola

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 06 Fev 2012 - 10:15

perguntei isso,pq vi em um forum gringo esse post aki: http://www.eten-user...support-thread/

Como sou usuário final de Android no momento(hehe,muito tempo no iOS,perdi costume com android) e nunca instalei ROMs em android,gostaria de saber se alguem tem uma luz.

edit:achei aki tb
http://forum.xda-dev...423489#20949299

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 08 Fev 2012 - 06:29

msespindola a idéia dessa área do fórum é sobre assuntos do Sistema Operacional Android em geral , com temas que abrangem todos Androids , como parâmetros do ADB, comandos do shell no aparelho, programação shell script, análise de logs do logcat / dmesg , terminologia usada , etc .

Para detalhes especificos sobre determinado modelo , como procedimentos para flasheio de ROMs, Custom Recovery, desbloqueio de bootloader, Custom ROMs disponíveis, tudo que não se aplica ao Android de forma geral e sim dependem da implementação do fabricante, devem fazer as perguntas na área destinada ao fabricante e modelo, no seu caso com H7300 faça a pergunta na seção destinada ao seu aparelho:

Fórum > Marcas de Celulares > iChinas > MP13 / MP14 / MP15 / MP16 /MP17 / MP18 / MP19 / MP20

Sob o ponto de vista geral do Android , provavelmente o Hip Hop não explicou exatamente o que ele quis dizer .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

piterog

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Postado 18 Fev 2012 - 14:17

Tem alguma Rom interessante com tutorial pra o Galaxy Y ?
TO procurando mas não achei nada interessante ainda :/ Abraços

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 18 Fev 2012 - 14:40

piterog A Smartphone > Android é para questões genéricas do sistema operacional Android .

Assuntos específicos de modelos não são tratados aqui, procure diretamente na área reservada ao fabricante e modelo:

Fórum > Marcas de Celulares > Samsung > Smartphones > Linha Samsung Galaxy

Inclusive estou traduzindo informação sobre rooteamento do Galaxy Y da sua outra pergunta e será postado lá .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

Thalita JKB

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Postado 27 Mar 2012 - 19:27

*_* Tia Andrea, quando crescer quero ser inteligente como voce, excelente tutorial, até eu aprendi !!!