Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Aprenda o que é ROMs e MODs nos sistemas Android

• Por favor, faça o login para responder
27 respostas neste tópico

wmonoo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 03 Set 2012 - 09:02

Alguem pode me ajudar. Tenho um Blu Studio 5.3 e o sistema esta corrompido. Alguem tem ideia de alguma ROM generica que eu posso instalar nele?

David

Alone In The Blue!

• Supervisor
  • 16.620 posts

Postado 03 Set 2012 - 09:13

wmonoo, eu vi o pessoal de um fórum gringo falando desse aparelho. Não há registro oficial de ROM pra ele. Existe algumas ROMS Custom criadas pelos usuários do XDA, mas não sei se elas foram disponibilizadas.

Shits Happen All the Time!

wmonoo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 03 Set 2012 - 13:12

Muito obrigado amigo!!
Vou pesquisar neste forum pra ver se consigo alguma coisa.

:edit

Alguem sabe se com o ADB eu consigo acessar os dados do meu aparelho e restaurar os arquivos de sistema do meu Blu Studio 5.3 com os arquivos de outro aparelho?
O aparelho esta ligando, porém, a unica tela que aparece é a de lock screen. Quando vou desbloquear o aparelho a tela fica preta.

David

Alone In The Blue!

• Supervisor
  • 16.620 posts

Postado 03 Set 2012 - 13:56

De outro aparelho? Não amigo. Não é assim que funciona.
Voce precisa da restauração do seu aparelho. Ja tentou algo no site do desenvolvedor?

wmonoo

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Postado 03 Set 2012 - 14:07

No site do fabricante não tem nada pra download, somente manual. Enviei um e-mail para o suporte e estou no aguardo pra ver se alguem me responde. Segui a sua dica e estou pesquisando no "forum.xda". Vi que algumas pessoas tem o mesmo problema, mas até o momento nada..
Muito obrigado!

David

Alone In The Blue!

• Supervisor
  • 16.620 posts

Postado 03 Set 2012 - 14:08

Caso encontre a solução, gentileza postar aqui pra quem tiver o mesmo problema ;)

TONY30

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Postado 09 Jan 2013 - 09:22

Seiken e galera queria tirar umas dúvidas.
Quando agente faz o root a ROM do aparelho é alterada não é?
A ROM tem alguma coisa a ver com a versão do firmware do aparelho?
Qual a diferença entre a ROM, firmware e a versão do android do aparelho?
Galera desculpe a minha ignorância mas estas coisas ainda me confundem hoje.
Obrigado a todos!

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 09 Jan 2013 - 19:07

A definição de firmware de forma geral é o nome do software que o fabricante coloca de fábrica .

O exemplo mais conhecido de firmware é Bios do PC , porém qualquer periférico que tenha processador embutido tem firmware, como drive de DVD, placa de vídeo, HD e etc , bem como o WiFi, GPS, a baseband processor, a GPU entre outros microcontroladores que estão embutidos no smartphone.

Por isso mesmo a firmware em geral descreve somente o que veio de fábrica, e não inclui as personalizações que a operadora inclui na sua ROM personalizada.

A ROM é o nome apelidado para todo software do smartphone Android, ou seja a firmware de cada periférico ( firmware da Baseband Processor, firmware da WiFi, firmware do GPS ) , a versão de compilação do Android ( a build-version do Android ) e de todos arquivos embutidos nele, como sons, imagens, vídeos, etc .

A firmware do aparelho é o código do fabricante ( part number, sales item ) que é único e descreve o conjunto de todo software da ROM .

Quando faz o root a ROM é alterada, específicamente é substituído um comando chamado su que deveria pedir senha ( que só o fabricante conhece ) para dar comandos como superuser ( root ), por outro su que ao ser chamado abre uma janela e pergunta ao usuário ( superuser.apk ou supersu.apk ) sem pedir senha, além de um interpretador shell chamado busybox porque os fabricantes não colocam todos comandos no aparelho .

.
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.