Ir para conteúdo

Foto

EX112 - Pasta do sistema com FLEX e todos as CONFIGs.

• Por favor, faça o login para responder
25 respostas neste tópico

luizlazoti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 03 Jun 2011 - 19:29

Então pessoal nesse fim de semana descobri como acessar a area que possibilita a modificação do sistema desse celular não sei sei se alguem já sabe disso mas o EX112 tem uma partição com 24MB onde está todo o sistema dividido em pastas até os aplicativos JAVA que vem de fabrica.

Não tentei mexer em nada pois não estava em casa, mas casa interesse posso fazer um tutorial mostrando como acessar a pasta do sistema e claro casso já não exista.

Att +.

:edit

Tutorial acessando partição de configuração EX112
Antes de explicar como fazer vou dizer como descobri, foi totalmente por acaso estava eu usando o UBUNTO via LIVE CD quando resolvi conectar meu Ex no pc só que por para minha surpresa ao contrario do normal em que aparecem dois discos removíveis apareceram três e percebi que o esse terceiro era a área secreta que por enquanto só consigo abrir no ubunto, mas vou deixar de Bla bla e explicar.
Material
UBUNTO (tanto faz a versão ou estar rodando pelo hd ou CD)
Cabo USB
EX112 (Claro)

Esquema

1. Como eu disse acima para ter acesso à partição secreta você tem que ter pelo menos o CD do UBUNTO para rodar via LIVE CD, recomendo que instalem é fácil e economiza o tempo de dar BOOT no CD.
2. Não vou criar um tuto e não vou ensinar como se faz para instalar o ubunto, mas pra quem não tem pratica é só entrar aqui e seguir os passos de instalação e pronto.
3. Após a instalação ou execução via CD o que acho que deve ser o grande truque para a parecer a partição secreta e que é o passo mais simples, desligue o celular e conecte na USB, e pronto o ubunto já mostra a partição como outra qualquer.

OBS. O Windows 7 reconhece a partição mas não tem acesso a ela pelo que percebi essa partição é em VFAT, mas oque é VFAT está aqui a explicação, ainda estou tentnado descobrir o porque o Windows não tem acesso deve ser uma maneira que a Motorola acho para que não descobrissem essa partição, o estranho é que esse sistema veio com WIN95, outra coisa que percebi é que alguns arquivos como as imagens só da pra abrir no ubunto como se o celular fosse baseado em Linux.
Espero que isso seja útil até mais.

Tutorial criado por luizlazoti.

erisson25

Membro Master

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPip
  • 810 posts

Postado 06 Jun 2011 - 19:34

Bela Contribuição Continue assim.
A Criação do mito presume o demonio.

luizlazoti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 06 Jun 2011 - 21:07

Valeu.

rafael.avg

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 108 posts

Postado 24 Jun 2011 - 04:40

Minha irmã tem um desbloqueado da TIM, e ela quer tirar aquela tela chata de boas vindas de celulares de operadora.
Será que da pra excluir ou trocar a tela de boas vindas através dessa partição do sistema?

(Uma dúvida supérfula: É impressão minha, ou o SO dele é o mesmo dos MP'S "Ching Ling" da vida? Eu já configurei a internet de vários mp's [inclusive "iPhones" hehe] dos meus amigos, e o desse motorola é a mesma coisa...)

Post by Nokia N8

FW 111.30.609 Belle/Opera Mini 6.5

luizlazoti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 03 Jul 2011 - 02:13

Mal por não responder antes, pelo que me lembro sim, dá pra mudar até os toques de mensagem que são bloqueados, não mexi em nada do meu mas tem uma pasta com essa abetura sim mas o WIndows não abre só comsegui visualizar pelo ubunto.
Eu tb acho que sejá algo proximo desses XingLing dá vida só que pior, já que hoje eles hoje em dia vem até com Android.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 03 Jul 2011 - 02:29

luizlazoti por favor, seria possível abrir um terminal root pelo ubunto, entrar no início dessa pasta e dar esse comando:

ls -alR > ~/listagem.txt  && cd ~ && gzip listagem.txt

Na home do root vai ter o arquivo listagem.txt.gz , se anexar no fórum , ou hospedar em um servidor de arquivos , todos podemos analizar os nomes , tamanhos e permissões dos arquivos para ter uma idéia sobre o que tem e que pode ser modificado .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

luizlazoti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 03 Jul 2011 - 10:52

Vou tentar fazer eu não entendo muito de ubunto!

luizlazoti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 03 Jul 2011 - 12:19

eu tentei mas não consegui, ele lista tudo menos os arquivos das partição do CELL, ou eu que não achei.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 03 Jul 2011 - 12:54

Ou então uma ou duas imagens da janela que vê a partição.

Tem várias formas de tirar um screenshot, por exemplo as dicas deste link:

http://tips.webdesig...th-ubuntu-linux
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

drmoleza

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 04 Jul 2011 - 21:46

Olá utilizo o sistema Jolicloud, que é bem parecido com o ubuntu, só que não me recordo como mudo de pastas no modo Root, por exemplo como navego para dar este comando, se você der uma luz posso fazer isso.

acho que o google docs não da certo aqui portanto copie e cole, é um printsc da tela.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 04 Jul 2011 - 23:10

cd <nome_da_pasta>

O nome da pasta depende de onde foi montado o sistema de arquivos, normalmente em algum diretório de /mnt .

Com o comando mount sem nenhum argumento ele irá mostrar todos dispositivos montados, inclusive o filesystem do EX112 .

drmoleza

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 05 Jul 2011 - 21:32

tela com o comando mount:

desculpe a ignorância no linux, mas não consegui identificar qual é o dispositivo do celular.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 05 Jul 2011 - 23:47

root@ellite:/home/drmoleza# mount
[U]/dev/sdc[/U] on [B]/media/3C21-0002[/B] type vfat (rw,nosuid,nodev,uhelper=udisks,uid=1000,gid=1000,shortname=mixed,dmask=0077,utf8=1,flush)
[U]/dev/sdb1[/U] on [B]/media/3062-3332[/B] type vfat (rw,nosuid,nodev,uhelper=udisks,uid=1000,gid=1000,shortname=mixed,dmask=0077,utf8=1,flush)
root@ellite:/home/drmoleza# 

Sublinhado estão os devices ( dispositivos ), indicam a unidade ( sda , sdb, sdc ) como se fossem HDs diferentes. O número depois da unidade é a partição, ou seja /dev/sdb1 ( primeira partição da unidade B) e /dev/sdc ( toda unidade c ).

Em negrito os pontos de montagem, onde a partição está espelhada. Então faria isso:

cd /media/3C21-0002
ls -alR > ~/listagem1.txt  && cd ~ && gzip listagem1.txt
cd /media/3C21-0002
ls -alR > ~/listagem2.txt  && cd ~ && gzip listagem2.txt

Vai aparecer em /home/drmoleza os arquivos listagem1.txt.gz e listagem2.txt.gz com a listagem dos arquivos .

drmoleza

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 06 Jul 2011 - 17:41

Deu tudo certo só que não consigo localizar o destino onde foi salvado, as listagens, sendo que ao repetir o comando ele pergunta se pretendo substituir o arquivo, portanto o mesmo ja foi criado.

Consegui segue link com as listagens: https://docs.google....EyYTlj&hl=pt_BR

https://docs.google....I0NDJl&hl=pt_BR

Se tiver alguma novidade posta ai pra gente, fiz tudo que estava ao meu alcance, agora passo a bola para os expert, se precisarem de algo fico online a noite toda é só dar um toque.

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 06 Jul 2011 - 23:06

drmoleza Peço desculpas a ti, por um erro meu ao copiar e colar a pasta 3C21-0002 apareceu como fonte de ambas listagens.

O erro foi meu, se puder fazer como root os comandos abaixo:

cd /media/3062-3332
ls -alR > ~/listagem3.txt  && cd ~ && gzip listagem3.txt

E hospedar o /home/drmoleza/listagem3.txt.gz .

A listagem da 3C21-0002 é interessante para saber onde algumas coisas são salvas, por exemplo em /Audio/Temp as gravações enquanto estão sendo feitas, ou em @media_player_internal/media_lib_V04.db configurações de codecs, por exemplo o ganho de volume se achar o programa certo para editá-lo .

Adianto que pelos arquivos o EX112 não é feito pela Motorola, e sim por um fabricante chinês chamado oppo, a estrutura de diretórios é muito semelhante a do oppo A105K e oppo A115 . Vou procurar nos sites em chinês se existe ferramentas para moddings desses modelos .

[]s

drmoleza

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 07 Jul 2011 - 19:19

Ta na mão : https://docs.google....NlMGJm&hl=pt_BR

Espero que consigamos progressos.

rafael.avg

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 108 posts

Postado 25 Jul 2011 - 03:41

Galera, o celular da minha irma toca uma musiquinha bizarra quando vc liga ele ( depois do "tututu" bonitinho da motorola, acho que quando ele entra na rede.
Eh um barulinho tipo corneta meio macabro. Minha irma morre de vorgonha...

Da pra excluir essa pixorra?

Post by Nokia N8

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 25 Jul 2011 - 03:52

rafael.avg se você usa linux pode conectar como descrito no primeiro post do tópico e testar , procurando por essa musiquinha na pasta /toques . Eu não tenho como testar pois não possuo o aparelho.

luizlazoti

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Postado 25 Jul 2011 - 20:20

Mal por ter sumido, estava sem tempo, mas sobre a duvida do amigo rafael.avg não me lembro de ter visto esse toque infernal na pasta onde estão os toques.

Descobri um defeito escroto desse celular quando se instala um aplicativo JAVA e desliga o celular simplesmente o aplicativo desaparece.

---

Não sei se já sabem deste comando que achei em um site gringo que entra nas cfgs de teste do aparelho *#66*#.

rafael.avg

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 108 posts

Postado 26 Jul 2011 - 02:27

Também não achei o tal barulhinho infernal na pasta de toques... =$

( Eu falei pra ela escolher um Nokia... hehe :D
mas ela não me escuta... XD )

O dela é desbloqueado da Tim. Tem os icones, animações e tals...
Se eu copiar esses arquivos de um da Vivo, será que da pra substituir?

Post by Nokia N8