Ir para conteúdo

Foto

Transfira Seus App Para O Cartão De Memória

• Por favor, faça o login para responder
50 respostas neste tópico

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 15 Nov 2011 - 15:01

Olá pessoal, testado e aprovado esse tutorial foi feito por um usuário do sony x10 mini (michelsampa), e testado por mim no I1 Titanium, e funcionou.

Você terá que:

1- Ter o Celular rooteado (aqui no fórum tem um tutorial)
2- Ter um cartão de memória (óbvio)
3- Ter o MiniTool Partition Wizard 5.2 baixe a versão Free
4- Ter o Link2SD instalado (você o encontra facilmente no 4shared)
5- Ter conciencia sobre os riscos do procedimento (se bem que não danifica nada no seu celular)

O que o Link2SD faz ?

Como o próprio nome sugere, o aplicativo transfere os app para o cartão de memória criando um Link no sistema android. Assim o android apenas guardará no seu sistema uma referência ao app e não o próprio app, consumindo assim um espaço infinitamente menor na sua memória interna.

O procedimento é arriscado ?

De forma alguma, basta um aparelho rooteado. Não envolve conhecimentos avançados, nem instalação de novas ROM's

Qual o ganho de memória esperado ?

Vamos a configuração

1) Primeiramente faça Backup de todo conteúdo do seu cartão SD. Este procedimento é bem símples, basta conectar o celular via USB selecionar "montar cartão SD" no aparelho. Abra o drive do cartão pelo explorer do windos. Vá em "ferramentas" "opções de pastas" "modo de exibição" e selecione "mostrar pastas e arquivos ocultos" agora crie uma pasta no seu Desktop e copie todo conteúdo do cartão de memória para a mesma. Feito isso, pode desmontar o cartão SD e desconectar o Cel.

2)Formatando e particionando o cartão de memória.

A) Precisamos agora criar uma nova partição em nosso cartão SD e para isso utilizaremos o programa MiniTool Partition Wizard 5.2. Baixe o programa e instale no seu PC / Notebbok.

B-) No seu celular vc deve entrar em "configurações" "usb" selecione a opção "Depuração USB" agora vá em "aplicativos", "desenvolvimento" selecione a opção "Permitir locais Fictícios" Agora pode conectar o cel. novamente no pc e montar o cartão SD. (Não testei, mais possa ser que com um adaptador de cartão de memória não precise fazer essa configuração no celular)

C) Feito isso vamos agora trabalhar com o MiniTool Partition Wizard (você pede encontrar o programa "free" facilmente pela net)

Abra o MiniTool, deve aparecer a imagem seguinte:

C1) Disk 2 representa o seu cartão de memória, nós vamos deletar esta partição e criar duas novas. (desconsidere o tamanho das partições mostradas nas imagens pois servem apenas a título de exemplo)

C2) Agora clique com o botao direito do mouse na parte cinza "unallocated" e crie uma nova partição

C3) Escolha as opções Primary e FAT32, com o mouse escolha o tamanho da partição. o que sobrar irá ser a partição do Link2SD. Ou sejá, neste passo o tamanho da partição vai variar de acordo com o tamanho do seu cartão de memória. Notem na minha primeira imagem (qual o ganho de memória esperado ? )que como possuo o cartão original que acompanha o cel. 8Gb formatei da seguinte maneira. SD Card 6.18Gb deixando o restante para a segunta partição, no meu caso, Sd card 2nd pat 1024Mb.

C4) Agora vamos criar outra nova partição, no caso uma partição FAT32. Clique com o direito novamente em "Unallocated" e clique em create.

C5) Agora escolha Primary e FAT32, essa será a partição do Link2Sd. No meu caso criei uma partição com 1024Mb que foi o espaço sobrado no meu cartão SD.

C6) Por fim clique em Aplly no canto esquerdo superior.

C7) Agora desmonte o cartão SD desconecte o celular e reinicie o mesmo. ( não esqueça, tem que reiniciar o cel.)

2) Trabalhando com o Link2SD
2-1) Na tela inicial do aplicativo entre nas configurações e selecione "Filter"

Imagem Postada

2-2) Selecionando como na imagem a seguir o app apresentará uma lista de todos app instalados no seu cel com exceção dos app de sistema.

Imagem Postada

2-3)Clicando em qualquer app listado deve aparecer a imagem seguinte. vc deve clicar em "Create Link" e a partir daí, caso apareçam outras mensagens é só ir dando ok.

Imagem Postada

2-4) Refaça novamente o procedimento para ir passando outros app para o cartão de memória.

2-5) Depois de terminado o procedimento vc deve clicar em "Storage Info" para vizualizar como ficaram distribuidos os seus app dentro do cartão e memória interna do Cel.

Imagem Postada

2-6) Agora vc tem que reiniciar o Cel. caso contrário os seus app não vão aparecer na sua lista de app padrão do seu android. Caso vc esteja usando app que utilizam Widget, provavelmente(Deve) vc terá que adicioná-las novamente na sua tela inicial.

Está pronto !!! Agora vc tem bastante espaço livre para instalar o que quiser. Lembre-se que a medida que for instalando novos app vc tera que fazer o procedimento novamente para direcionar o novo app para o cartão de memória, (obs. dentro do link2sd, aperte menu>configurações marque linkar automaticamente, assim não precisará reiniciar toda hora).
Espero que tenha ajudado a todos. Qualquer duvida é só perguntar.

Obs: Screens tiradas de um aparelho X10 mini. Créditos a michelsampa autor do tutorial original, MateusxD pelas imagens do MiniTool Partition Wizard.

RAPAZIADA PRESTA A ATENÇÃO NO LINK2SD, NAS OPÇÕES TEM QUE DESMARCAR LINKAR AUTOMATICAMENTE E RELINKAR BIBLIOTECA NA HORA DA INICIALIZAÇÃO, POR ISSO ESTÁ TRAVANDO OS CELULARES, POIS ELE NA HORA DE INICIAR TENTA LINKAR OS APLICATIVOS QUE VEM NO CELULAR, ORIGINAIS DE FABRICA. NÃO ESQUEÇAM !

Hip Hop™

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.717 posts

Postado 15 Nov 2011 - 22:09

Otimo tutorial, obrigado por compartilhar.

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 16 Nov 2011 - 11:54

Obrigado,
mais vc já conhece o tutorial? Testou ou algo assim?
se sim dá um up para poderem fixar o post.

Thanks pelo elogio

Hip Hop™

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7.717 posts

Postado 16 Nov 2011 - 16:53

Ja sim, usava no milestone 1 e dava certo.

CronusStrife

Membro Platinum PluS

• Supervisor
  • 2.410 posts

Postado 16 Nov 2011 - 19:39

Eu também conhecia esse tutorial e funcionava comigo. Parabéns por compartilhar.

"O conselho é uma dádiva perigosa, mesmo dos sábios para os sábios, e tudo pode dar errado." - Gildor

fontany

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 21 Nov 2011 - 07:14

qual tutorial para rotear o celular vcs usaram?

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 21 Nov 2011 - 20:50

Utilizamos o mesmo que está aqui no fórum, logo na pagina inicial da seção Titanium, está fixo lá em cima, pode usar que funciona

AkUbA

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 32 posts

Postado 21 Nov 2011 - 22:28

Link2SD tem no market gratuito

AkUbA

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 32 posts

Postado 21 Nov 2011 - 22:51

qdo remonto o cartão de memoria dá erro e ele pede para formatar ou não... não estou usando o telefone para particionar, estou com o cartão direto no computador, deve ser por isso q dá erro.... fala q o cartao esta danificado...

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 22 Nov 2011 - 20:30

Foi oque eu disse no tutorial, na teoria funcionaria sem precisar tdo telefone, experimente fazer pelo telefone mesmo vlw?

qualquer duvida apita vlw.

walterbruno

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 2 posts

Postado 30 Nov 2011 - 09:31

segui tudo certinho só que quando reinicio o telefone o diz o o cartao foi danificado e com isso pede para formatar novamente com isso ele não divide em duas partes!!!!

aconteceu isso com mais alguem como devo proceder?

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 30 Nov 2011 - 19:09

Refaz todo o processo, cria as duas particções pelo telefone mesmo, não use adaptador micro-sd para fazer o processo que não funciona

Bucchile

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Postado 28 Dez 2011 - 19:49

Tudo funcionando perfeitamente.
Depois de tudo instalado (linkado no sd), retirei o root do meu I1 Titanium.
Os aplicativos funcionaram, ao menos os que testei.
Gostaria de saber:
- Posso instalar todos os aplicativos e depois retirar o Root do meu I1 Titanium ?
- Os aplicativos podem vir a não funcionar ?

Fico com o pé atrás em deixar o root direto no aparelho.

Abraços.

lucianoss1

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Postado 14 Jan 2012 - 19:27

Nao consegui...

Bem efetuei todo o processo... Roteei o meu motorola titanium , mas nao consigo enxergar o cartao em modo de depuração.... quando coloco em modo leitor de cartao e efetuo todo o processo de particionamento, depois que reinicio o aparelho diz cartao danificado....
Usei pra rotear o super one click 2.3.3, tive de baixar os drivers usb do androi e da motorola pra conseguir rotear, e pra particionar usei o programa indicado versao 7.0 ...
Alguem ai testou num motorola titanium e conseguiu, gostaria de ajuda e se possivel me enviar os arquivos usados, incluindo drivers necessarios...

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 21 Jan 2012 - 11:53

Se vc já fez o root, não tem problema nenhum, esse tutorial está mais explicado doque nunca, faça a partição no cartão de memória usando o aparelho e não o adaptador.

O Corsario

Membro Júnior

• Membros
  • PipPipPip
  • 104 posts

Postado 28 Jan 2012 - 09:26

Tudo funcionando perfeitamente.
Depois de tudo instalado (linkado no sd), retirei o root do meu I1 Titanium.
Os aplicativos funcionaram, ao menos os que testei.
Gostaria de saber:
- Posso instalar todos os aplicativos e depois retirar o Root do meu I1 Titanium ?
- Os aplicativos podem vir a não funcionar ?

Fico com o pé atrás em deixar o root direto no aparelho.

Abraços.

Cara não há problema nenhum em deixar o root no aparelho, se vc deixar sem o root, novos aplicativos que vc instalar não irão pro SD, ele precisa do root para linkar

marcellodeejay

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 26 Mar 2012 - 04:30

Me tira uma divuda... no caso, vc diz pra formatar a segunda partição no formato FAT32, mas sua imagem mostra "EXT2".. o que faço?
Quando monto o cartao SD aparece danificado!!!
Aguardo e obrigado!
iPhone 3Gs - 16 Gb - Unlocked
iPhone 4G - 32Gb - Gevey ( por enquanto )

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 26 Mar 2012 - 08:42

O tipo de partição é EXT2 , o texto foi corrigido .

Sobre aparecer corrompido ao montar , pode ter mais de uma causa e só pela informação que deu não tem como deduzir o que exatamente tenha feito errado para sugerir forma de correção .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

ferreiraaaa

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 48 posts

Postado 30 Mar 2012 - 18:33

No meu não rolou... fiz tudo certinho mais o cel fala que tem que formatar o cartão, depois que fiz todo o procedimento e ele perde o compartilhamento !snif
Da o mesmo erro do colega ai de cima !

marcellodeejay

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 30 Mar 2012 - 21:47

O tipo de partição é EXT2 , o texto foi corrigido .

Sobre aparecer corrompido ao montar , pode ter mais de uma causa e só pela informação que deu não tem como deduzir o que exatamente tenha feito errado para sugerir forma de correção .

O cartao não aparece em modo de DEPURAÇÃO, coloco o USB como leitor pra poder utilizar, o restante eh seguido fielmente... A Nextel informou que meu aparelho ja tem ROOT, entao , resumindo... to mais perdido que cego em tiroteio... Alguma sugestão? Obrigado!!!
PS: Caso seja necessario fazer o ROOT novamente, onde consigo os programas? Os links dos tutoriais estao desatualizados...
iPhone 3Gs - 16 Gb - Unlocked
iPhone 4G - 32Gb - Gevey ( por enquanto )