Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial - Atrix] Desbloqueando Bootloader Atrix AT&T

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

Cadinnn

Membro Pleno

• Membro Prime
  • PipPipPipPip
  • 315 posts

Postado 04 Jan 2012 - 22:44

NEM EU NEM O FORUM NOS RESPONSABILIZAMOS POR EVENTUAIS DANOS CAUSADOS EM SEU APARELHO, FAÇA ESSE PROCEDIMENTO EM SEU APARELHO POR SUA CONTA E RISCO.

Atendendo o pedido de um integrante do forum, este tutorial é de desbloqueio de bootloader dos aparelhos americanos AT&T, não faça esse processo no Atrix nacional.

O processo em si é rápido, porém não é tão simples.

Para isso você precisará dos seguintes arquivos (links para download):

Com estes arquivos em mãos, podemos começar a pensar em fazer o desbloqueio do bootloader.

Para desbloquear, precisamos fazer, EM ORDEM EXATA, os seguintes passos:

• Instale o RSD Lite, termine a instalação antes de ir para o próximo passo;
  • Instale o driver para que o Windows reconheça o seu Atrix;
  • Descompacte o SBF para C:\, não pode ser dentro de pasta alguma (veja imagem abaixo);
  • Descompacte o fastboot para a pasta C:\, ele irá criar a pasta ‘fastboot’ também.

[ATTACH]26582.vB[/ATTACH]

Ok, próximo passo: executar o RSD Lite. Para isso, você precisará executá-lo em modo Administrador. Como? Procure a pasta onde você instalou o RSD Lite (no meu caso: C:\Program Files (x86)\Motorola\RSD Lite ) e procure o arquivo chamado SDL.exe (ou apenas SDL, do tipo Aplicativo), clique com o botão direito de seu mouse em cima do SDL e selecione “Executar como Adminstrador” (o meu Windows é em inglês, por isso vocês verão tudo em inglês).

[ATTACH]26583.vB[/ATTACH]

Agora, no RSD, precisamos selecionar o arquivo SBF que descompactamos antes para o C:\. Clique em “…” (buscar) e escolha o arquivo.

[ATTACH]26584.vB[/ATTACH]

Em seu Atrix, vá em “Menu – Configurações – Aplicativos – Desenvolvimento” e ative a opção Depuração USB. Conecte o seu Atrix ao seu PC no modo “Armazenamento USB”.

Voltando ao RSD, procure pelo seu celular na lista de celulares. Irá aparecer como MB860. Clique em START e reze. Aqui é a parte onde é mais importante a sua reza do que qualquer outra parte deste tutorial.

Agora é só aguardar a finalização do programa. NÃO RETIRE o celular do computador de maneira alguma!! Não mexa nele, deixe o programa mostrar a seguinte tela:

[ATTACH]26585.vB[/ATTACH]

Quando você ver o escrito “PASS”, pode começar a respirar novamente. Imagem Postada Provavelmente (99,9% das vezes) você já verá seu celular finalizado, já na tela inicial dele, esperando apenas para você desbloquear a tela.

Pronto. Primeira parte está feita.

Ainda não temos o bootloader destravado. Para isso você precisa se utilizar do “prompt de comando”, ou, como nós, mais antigos na informática, conhecíamos como DOS.

Independente do que você estiver vendo (uma tela preta, com alguma coisa escrita e um ‘underline’ piscando), digite: “cd\fastboot” (sem as aspas).

Você deverá ver agora a mudança para a pasta ‘fastboot’ no lugar do que estava escrito antes. Você verá algo como “C:\fastboot>“. Aqui é que vamos começar a fazer o desbloqueio do bootloader mesmo.

Vamos preparar o celular para o fastboot então:

• Desligue o celular retirando a bateria (deixe conectado na USB ainda) e reconecte a bateria;
  • Aperte o botão de volume para baixo e deixe apertado;
  • Aperte o botão para ligar o celular (mantendo apertado o de volume);
  • Na tela que vai aparecer, em cima irá estar escrito apenas ‘Fastboot’. Se não aparecer em, no máximo 10 segundos, recomece do primeiro item;

[ATTACH]26586.vB[/ATTACH]

Nesta tela você está vendo já o que aconteceu com o celular quando o mesmo foi desbloqueado. Para executar o Fastboot, aperte o botão de volume para cima. Isto te dará a mensagem “Starting Fastboot protocol support” e irá instalar outro driver no seu computador. Caso você tenha apertado o botão de volume para baixo, continue apertando para baixo até o ‘Fastboot’ aparecer novamente.

Vamos agora executar o fastboot no computador. Voltando à tela do prompt de comando, digite:

• “fastboot oem unlock” (sem as aspas). Isto te dará o seu “device ID”.
  • Digite agora “fastboot oem unlock seudeviceIDaqui” (sem as aspas). Não queira usar o velho conhecido “ctrl-c”, “ctrl-v”, o prompt de comando não reconhece estes comandos. Você terá que digitar seu device ID.
  • Para finalizar: “fastboot reboot”. Isto irá reiniciar o seu telefone.

[ATTACH]26587.vB[/ATTACH]

Agora sua tela, no celular, irá apresentar as informações que estavam na imagem anterior. O processo demora de 2 a 6 segundos para completar.
Pronto, seu celular agora está com o bootloader destravado!
Como saber? Na hora que você der um boot em seu celular irá aparecer na tela de boot (na tela do escrito “dual core”) o texto “Unlocked”.

Creditos by Ricardo_Wateva
blog: Android Urbano

Arquivo(s) anexado(s)

Motorola Atrix 4g BR -> Loading ...

Fui útil? Então curte ai ;)

edson.alanis

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 10 posts

Postado 13 Jan 2012 - 07:24

E os passos para a instalação do CWM recovery?

Cadinnn

Membro Pleno

• Membro Prime
  • PipPipPipPip
  • 315 posts

Postado 13 Jan 2012 - 09:05

Da uma olhada nesse tutorial, ele ensina desbloqueio de bootloader do atrix nacional, em seguida ele faz a instalação do CWM, da uma olhada, espero ter ajudado.

Motorola Atrix 4g BR -> Loading ...

Fui útil? Então curte ai ;)

kungi888

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 10 posts

Postado 25 Ago 2012 - 00:47

Caso você tenha apertado o botão de volume para baixo, continue apertando para baixo até o ‘Fastboot’ aparecer novamente.Imagem Postada

LucianoCosta

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 03 Dez 2012 - 23:12

Da uma olhada nesse tutorial, ele ensina desbloqueio de bootloader do atrix nacional, em seguida ele faz a instalação do CWM, da uma olhada, espero ter ajudado.

Cara adorei seu post, tudo que eu estava precisando, mas eu to precisando do fastboot, não to coseguindo baixar, vc poderia colocar dinovo? obrigado

PMFreire

• Supervisor
  • 2.248 posts

Postado 03 Dez 2012 - 23:45

ola de uma olhada neste anexo que tem o fastbooot

Arquivo(s) anexado(s)

LucianoCosta

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 12 Dez 2012 - 17:23

Valeu... mt obrigado mesmo

cesar.digitalway

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 20 posts

Postado 19 Dez 2012 - 07:45

como retornar o atrix para ORIGINAL tipo se possivel bootloader bloqueado e tal ? tem como ?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 19 Dez 2012 - 09:36

Não tem como rebloquear o bootloader no Atrix MB860 , no máximo tem como não mostrar no boot que o bootloader está desbloqueado , porém o técnico da autorizada tem como detectar que está desbloqueado de outras formas, não lembro como mas tipo no log do dmesg ou do logcat .
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

PMFreire

• Supervisor
  • 2.248 posts

Postado 19 Dez 2012 - 19:20

seiken embora quando voce passa a firmware original novamente o bootloader permanece desbloqueado embora sem aquela mensagem de unlocked na tela de boot, mas aqui no brasil a at nao leva em conta muito isso nao eu ja tive problema com meu atrix e levei na at com loader desbloqueado inclusive com a mensagem na tela de boot e passou de boa

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 19 Dez 2012 - 19:49

Você deu sorte que não está em BH .

Aqui tem 3 autorizadas Motorola, em uma dela , a da AV. Contorno , se estiver com a mensagem é certeza que não passa , e a atendende mostra no balcão o motivo pelo qual vai colocar no sistema online da Motorola porque perdeu a garantia em definitivo.
Não respondo dúvidas via email, caixa de entrada ou mensagem privada. Procure o fórum sobre seu aparelho e crie um tópico novo com a dúvida, assim não somente eu mas qualquer membro poderá ajudá-lo.

PMFreire

• Supervisor
  • 2.248 posts

Postado 19 Dez 2012 - 20:08

Aqui em sampa eles não tão,nem aí para isso e eu tinha esquecido de passar a firmware para tirar a mensagem

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

kaosx

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 22 Dez 2012 - 01:08

serve para o xt 682 ?

seiken

Membro Platinum PluS

• Membro Prime
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 24.925 posts

Postado 22 Dez 2012 - 01:17

Não .

Atrix TV XT682/XT687 no momento ( data de hoje ) não tem desbloqueio do bootloader.

PMFreire

• Supervisor
  • 2.248 posts

Postado 22 Dez 2012 - 19:39

se nao me engano esses dois modelos o xt682/xt687 foram lancandos apenas para o mercado brasilieiro e devido a isso nao tem desbloqueio de loader e nem rom personalizada

LucianoCosta

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 05 Jan 2013 - 21:20

Cara, me desculpe a ignorância, depois de um tempo tomei coragem pra fazer desbloqueio, segui passo a passo minuciosamente, baxei todos arquivos meu atrix é at&t e tal, mas quando chegou naquela parte que tinha que esperar aparecer PASS (e rezar muito rs), no meu de 98% e depois deu FAIL, e agora meu atrix ta com tela preta e aparece logo no começo "SVF: 105:1:2 Failed to boot 0x1000 No OS detected" e outras coisas mais depois. Tentei tirar a bateria e ligar apertando o volume pra baixo e pra cima e nada, pesquisei na internet e chequei a ver em sites em Inglês se caso meu cel fosse com sistema 2.3.6 poderia acontecer um hard brick e tal, mas não lembro se o meu era 2.3.4 ou 2.3.6... Cara, peço sua ajuda pra saber o que posso tentar fazer pro cel voltar.... desde já agradeço abraço

PMFreire

• Supervisor
  • 2.248 posts

Postado 05 Jan 2013 - 21:45

o que voce pode tentar fazer e passar a room do atrix at e t novamente nao custa tentar